ETL Pentaho com XML vs Java SAX

Alguém ai trabalha bem com ETL, pode me dar uma dica de ferramenta (Pentaho, …) … tenho o seguinte problema: preciso carregar um banco de dados com arquivos XML com bastante volume de dados. Se for fazer isso em Java, por exemplo, usando o SAX vai dar um grande trabalho (braçal). Acredito que as ferramentas de ETL podem me ajudar neste aspecto, ou seja, reduzir o trabalho braçal. De qualquer forma gostaria de receber uma indicação de uma ferramenta fácil, gratuita e bem documentada, ou até mesmo uma orientação dizendo se vale a pena investir o meu tempo aprendendo uma ferramenta de ETL ou é melhor partir para o desenvolvimento com Java SAX.

Um pequeno exemplo da estrutura do XML seria abaixo:

[quote] <titpublico>
<isin>BRSTNCLF1QU8</isin>
<codativo>56456</codativo>
<cusip></cusip>
<dtemissao>20090703</dtemissao>
<dtoperacao>20110519</dtoperacao>
<dtvencimento>20150907</dtvencimento>
<qtdisponivel>672</qtdisponivel>
<qtgarantia>0</qtgarantia>
<depgar>0</depgar>
<pucompra>4684.797401</pucompra>
<puvencimento>0</puvencimento>
<puposicao>5573.190936</puposicao>
<puemissao>3931.308271</puemissao>
<principal>2641839.15</principal>
<tributos>0</tributos>
<valorfindisp>3745184.31</valorfindisp>
<valorfinemgar>0</valorfinemgar>
<coupom>0</coupom>
<indexador>SEL</indexador>
<percindex>100</percindex>
<caracteristica>N</caracteristica>
<percprovcred>0</percprovcred>
<classeoperacao>C</classeoperacao>
<idinternoativo>3763788 </idinternoativo>
<nivelrsc>BB</nivelrsc>
</titpublico>[/quote]

O caso é que existem diversos conjuntos como este acima, e variados. Para fazer isso em Java SAX teria que codificar conjunto por conjunto e ir colocando os dados em um objeto. É um grande trabalho braçal.

Os diversos bancos de dados já possuem ferramentas pra importações de diversos tipos e uma delas é no formato XML mas o uso de ETL também é valido e é uma ferramenta que le qualquer coisa e grava em um banco.

da uma olhada no link abaixo :