Eu acho que entendi o que é Cloud Computing! Me ajudem saber se estou certo?

Pessoal,

Pelo que observei o Cloud Computing é uma VM (Virtual Machine) instalada em um servidor e disponibilizada para determinado cliente. Cada servidor pode ter 1 ou mais VM.
Posso afirmar de um modo grosso que cloud computing seja isso?

Pelo que sei sobre cloud computing seria vc utilizar serviços como softwares(aplicativos) diretamente dos servidores via web sem a necessidade de ter esses recursos instalados em sua máquina, bem como armazenamento de dados remotos, vi que essa semana a IBM lançou um dos maiores serviços nesta área até o momento, acho que se tornando a 3ª empresa em volume de cloud computing do mercado.

Att

O meu entendimento sobre cloud computing é que a grosso modo seria não precisar instalar os aplicativos na tua maquina tudo seria executado em um servidor via web como o ManoJava comentou muito tem se falado em adotar esses serviços mas também existe uma grande preocupação em relação a segurança… Mas ja é uma realidade.

Cloud computing o que os americanos chamam de “a fancy name”. Ou seja, um nome bonito para uma coisa que já existe há anos: sistemas distribuídos.

A diferença é que esses sistemas estão atrás da Internet. O usuário pode ter pouco conhecimento sobre exatamente a infraestrutura criada para instala-los, ou mesmo sua localização geográfica. Embora seja possível que um ou outro serviço rode na rede ou sob o domínio do usuário, isso nem sempre acontece. Muitas vezes, pagamos por um provedor externo, que chega até nós através “da nuvem” (a malha de computadores que forma a web).

Bem, em resumo, cloud computing é só um nome que soa moderno para dizer que você está usando aplicações na internet. Claro, envolve organizar as aplicações para que possam ser usadas assim.

Olá 4planos,

Basicamente, Cloud Computing é um conceito, um modelo de computação; onde tudo está na internet e você acessa isso remotamente (softwares, processamento, etc).

Acho que você está vendo esse conceito com foco no hardware, na estrutura que a Computação em Nuvem precisa pra funcionar. É um modelo que vai além disso.

Existem outros termos e conceitos que podem nos fazer confundir, como Storage, Virtualização, Software as a Service, Grid Computing, etc

Se fosse pensar num exemplo, pensaria no Google, com toda aquela infinidade de serviços que acesso de qualquer local (Google Docs, Maps, etc)

Ele deve estar confundindo por causa da propaganda pra lá de indutora da Locaweb, que faz as pessoas acharem que cloud é uma máquina virtual que se expande e que isso neles é diferente. Induz, mas não engana.
O que a locaweb oferece é um VPS, só isso. Como qualquer VPS, você pode expandir suas configurações, até um limite. Na Locaweb, quando você começa a usar muito da Infra deles, eles te põe pra correr, alegando que, do jeito que usa, é melhor contratar um dedicado. Resumindo, eles vendem uma coisa, dizem ser ilimitados porque é cloud e tal, mas se usar pra caramba, te dão um passa fora.
O que o ViniGodoy informou está certíssimo. É mais um nome bonito para algo que já existia a tempos. É mais uma vez o marketing começando a falar mais alto.

Primeira coisa: existem diferentes tipos de cloud computing.

Cloud é na realidade um mecanismo de infraestrutura que nasce do mecanismo de Virtualização. Ele pode ser apenas de hardware ou se software tb, mas sempre terá um componente de hardware. A cloud (nuvem) é formada por várias máquinas.

Numa nuvem puramente de hardware a ideia é ter sua aplicação partilhada em diferentes máquinas,mas à diferença do que se fazia antes, vc pode remover ou adicionar máquinas em “runtime”. Vc pode adicionar mais memoria ou mais máquinas. Máquina aqui não se refere à JVM e sim à máquina onde a JVM roda. Esta máquina tem um OS.

Em serviços de cloud como na amazon monta a sua máquina , escolhe OS e tudo que vai lá dentro. Vc é responsável por todas as configurações para que sua aplicação corra destribuida. Este é um serviço de cloud de hardware. Vc pode colocar mais máquinas ou menos conforme a sua carga precisar.

Em serviços como o Google App Engine existe uma virtualização do software. Vc escreve uma aplicação e as máquinas necessárias para ela são controladas automáticamente conforme a carga. O sistema distribuir e balanceia a aplicação automáticamente. Em contra partida vc não pode pedir mais recursos on demand. Além disso, vc tem que usar apis especiais (como o BigTable) já que vc está dentro de um ambiente controlado. Este é um serviço de cloud de sfotware. Vc não controla quantas máquinasestão fazendo o trabalho, vc só faz o deploy e deixa o ambiente se gerenciar sozinho.

Dependendo do seu objetivo um tipo de nuvem é mais vantajoso que o outro.

Tem um artigo na Financial Web que pode ajudar a entender:

ABC da computação em nuvem

.

Então vcs. querem saber o que é Cloud computing.:


sds.