Eu acho que entendi o que é Cloud Computing! Me ajudem saber se estou certo?

9 respostas
4planos

Pessoal,

Pelo que observei o Cloud Computing é uma VM (Virtual Machine) instalada em um servidor e disponibilizada para determinado cliente. Cada servidor pode ter 1 ou mais VM.
Posso afirmar de um modo grosso que cloud computing seja isso?

9 Respostas

ManoJava

Pelo que sei sobre cloud computing seria vc utilizar serviços como softwares(aplicativos) diretamente dos servidores via web sem a necessidade de ter esses recursos instalados em sua máquina, bem como armazenamento de dados remotos, vi que essa semana a IBM lançou um dos maiores serviços nesta área até o momento, acho que se tornando a 3ª empresa em volume de cloud computing do mercado.

Att

JAVADRIANO

O meu entendimento sobre cloud computing é que a grosso modo seria não precisar instalar os aplicativos na tua maquina tudo seria executado em um servidor via web como o ManoJava comentou muito tem se falado em adotar esses serviços mas também existe uma grande preocupação em relação a segurança… Mas ja é uma realidade.

ViniGodoy

Cloud computing o que os americanos chamam de “a fancy name”. Ou seja, um nome bonito para uma coisa que já existe há anos: sistemas distribuídos.

A diferença é que esses sistemas estão atrás da Internet. O usuário pode ter pouco conhecimento sobre exatamente a infraestrutura criada para instala-los, ou mesmo sua localização geográfica. Embora seja possível que um ou outro serviço rode na rede ou sob o domínio do usuário, isso nem sempre acontece. Muitas vezes, pagamos por um provedor externo, que chega até nós através “da nuvem” (a malha de computadores que forma a web).

Bem, em resumo, cloud computing é só um nome que soa moderno para dizer que você está usando aplicações na internet. Claro, envolve organizar as aplicações para que possam ser usadas assim.

J

Olá 4planos,

Basicamente, Cloud Computing é um conceito, um modelo de computação; onde tudo está na internet e você acessa isso remotamente (softwares, processamento, etc).

Acho que você está vendo esse conceito com foco no hardware, na estrutura que a Computação em Nuvem precisa pra funcionar. É um modelo que vai além disso.

Existem outros termos e conceitos que podem nos fazer confundir, como Storage, Virtualização, Software as a Service, Grid Computing, etc

Se fosse pensar num exemplo, pensaria no Google, com toda aquela infinidade de serviços que acesso de qualquer local (Google Docs, Maps, etc)

J

Ele deve estar confundindo por causa da propaganda pra lá de indutora da Locaweb, que faz as pessoas acharem que cloud é uma máquina virtual que se expande e que isso neles é diferente. Induz, mas não engana.
O que a locaweb oferece é um VPS, só isso. Como qualquer VPS, você pode expandir suas configurações, até um limite. Na Locaweb, quando você começa a usar muito da Infra deles, eles te põe pra correr, alegando que, do jeito que usa, é melhor contratar um dedicado. Resumindo, eles vendem uma coisa, dizem ser ilimitados porque é cloud e tal, mas se usar pra caramba, te dão um passa fora.
O que o ViniGodoy informou está certíssimo. É mais um nome bonito para algo que já existia a tempos. É mais uma vez o marketing começando a falar mais alto.

sergiotaborda

Primeira coisa: existem diferentes tipos de cloud computing.

Cloud é na realidade um mecanismo de infraestrutura que nasce do mecanismo de Virtualização. Ele pode ser apenas de hardware ou se software tb, mas sempre terá um componente de hardware. A cloud (nuvem) é formada por várias máquinas.

Numa nuvem puramente de hardware a ideia é ter sua aplicação partilhada em diferentes máquinas,mas à diferença do que se fazia antes, vc pode remover ou adicionar máquinas em “runtime”. Vc pode adicionar mais memoria ou mais máquinas. Máquina aqui não se refere à JVM e sim à máquina onde a JVM roda. Esta máquina tem um OS.

Em serviços de cloud como na amazon monta a sua máquina , escolhe OS e tudo que vai lá dentro. Vc é responsável por todas as configurações para que sua aplicação corra destribuida. Este é um serviço de cloud de hardware. Vc pode colocar mais máquinas ou menos conforme a sua carga precisar.

Em serviços como o Google App Engine existe uma virtualização do software. Vc escreve uma aplicação e as máquinas necessárias para ela são controladas automáticamente conforme a carga. O sistema distribuir e balanceia a aplicação automáticamente. Em contra partida vc não pode pedir mais recursos on demand. Além disso, vc tem que usar apis especiais (como o BigTable) já que vc está dentro de um ambiente controlado. Este é um serviço de cloud de sfotware. Vc não controla quantas máquinasestão fazendo o trabalho, vc só faz o deploy e deixa o ambiente se gerenciar sozinho.

Dependendo do seu objetivo um tipo de nuvem é mais vantajoso que o outro.

J

Tem um artigo na Financial Web que pode ajudar a entender:

ABC da computação em nuvem

chayimamaral

.

W

Então vcs. querem saber o que é Cloud computing.:

sds.

Criado 18 de novembro de 2009
Ultima resposta 21 de jan. de 2010
Respostas 9
Participantes 9