Eu consigo desenvolver sistemas em Java como no Delphi?

23 respostas
Alexprog

Saudações.

sou programador Delphi e desenvolvo sistemas para pequenas e medias empresas e o delphi me dá uma serie de ferramentas que ajudam e tornam esta tarefa mas fácil e gerar muitas funcionalidade para o usuário.

Já algum tempo percebo que o Java está mais voltado para o desenvolvimento de aplicações com interfece Web e são feitos pequenos sistemas com swing.

Quero trabalhar Java de forma efetiva, é viavel desenvolver estes tipos de sistemas q faço em Delphi em Java com uma interface swing ? Eu li meio por alto que Java tem algum problemas com impressoras?

23 Respostas

J

Caro colega
Não tenho a resposta para a sua pergunta, porém ela me fez refletir um pouquinho. Eu passei por outras linguagens antes de cair no desenvolvimento web com Java. Não costumo fazer aplicações não web com Java, não estou dizendo que é melhor, talvez seja uma questão de costume apenas. Na verdade, swing ainda não me convenceu. Espero sim ouvir argumentos de uma opinião contrária, ou seja, que justifique o uso de swing em detrimento de qualquer outra.
Nós, desenvolvedores, temos que saber optar pela tecnologia que mais se adequa ao problema. É como o marceneiro que quer resolver o problema sempre com o prego e martelo sendo que muitas vezes um alfinete resolve.

Eduardo_Bregaida

Alexprog:
Saudações.

sou programador Delphi e desenvolvo sistemas para pequenas e medias empresas e o delphi me dá uma serie de ferramentas que ajudam e tornam esta tarefa mas fácil e gerar muitas funcionalidade para o usuário.

Já algum tempo percebo que o Java está mais voltado para o desenvolvimento de aplicações com interfece Web e são feitos pequenos sistemas com swing.

Quero trabalhar Java de forma efetiva, é viavel desenvolver estes tipos de sistemas q faço em Delphi em Java com uma interface swing ? Eu li meio por alto que Java tem algum problemas com impressoras?

Olha Delphi tem uma pá de coisinhas igual vc q vc clica arrasta e cola, no Java vc tem alguns plugins (se for Desktop tem o Visual Editor Por ex) que ajudam a vc desenvolver bem rapido uma aplicação.
Pra Web os IDES tbm possuem plugins p/ o “clica, posiciona e solta”, mas tem mta coisa que vc vai ter q ralar p/ aprender.
Nunca tive problemas em Java com impressoras… aqui sempre funfou…
Mais uma coisa, migrar sistemas prontos pra Java tem que fazer uma analize para ver se compensa msm, se compensar, entao vc migra pra J2EE e nao J2SE, pra que trocar uma aplicação desktop por outra desktop? Nao tem motivo, se for assim deixa em Delphi msm, mas o foco hj em dia pra Java é Web.

Espero ter ajudado :smiley:

[]s

fsquadro

Alexprog,

O Swing é um pouco pesado realmente, o que temos usado para gerar nossas aplicações gráficas é o Thinlet ( http://sourceforge.net/projects/thinlet )
É uma ferramenta bem interessante, de uma olhada.

“Thinlet é uma ferramenta para criação de GUIs, uma simples classe Java, o qual faz a interpretação da hierarquia e propriedades da GUI, dispara eventos da interaçao com o usuário e chama regras de negocios. Ele separa a apresentacao gráfica (descrita em XML) e os métodos da aplicação (escritos em códigos Java). Esta poderosa ferramenta contém apenas 39kb”

Espero ter ajudado.

I
Eu já desenvolvi vários aplicativos utilizando java swing. No meu caso utilizo o NetBeans, pela facilidade de se desenhar telas nele (semelhante ao Delphi). Eu antes desenvolvia todas minhas aplicações em Delphi, mudei para java e não me arrependi. 
  Agora não espere que uma aplicação java seja mais rápida que uma feita em Delphi, até porque Delphi gera código nativo para windows, enquanto que java não.
  Mas pela experiência que tive, vale a pena o investimento.
J2Alex

Comece a pensar com mais carinho nas aplicações Web, elas estão se tornando cada vez mais interativas e quase já não deixam nada a desejar para aplicações desktop convencionais - acredite, estou lidando com este tipo de questão diariamente.

Um detalhe: uma aplicação web não precisa obrigatoriamente ser acessada pela internet, pode rodar apenas dentro do ambiente da empresa - tenha isso em mente.

Outra questão, se você trabalhar em camadas de forma bem definida, fica mais fácil você portar uma aplicação sua de uma view web para uma view desktop. Então, coloque cada coisa em seu devido lugar, não misture responsabilidades.

Por fim, é óbvio que vale o investimento. E não demore muito, porque nada garante que a plataforma Java já não fique ultrapassada daqui há alguns anos.

Eduardo_Bregaida

J2Alex:
Comece a pensar com mais carinho nas aplicações Web, elas estão se tornando cada vez mais interativas e quase já não deixam nada a desejar para aplicações desktop convencionais - acredite, estou lidando com este tipo de questão diariamente.

Um detalhe: uma aplicação web não precisa obrigatoriamente ser acessada pela internet, pode rodar apenas dentro do ambiente da empresa - tenha isso em mente.

Outra questão, se você trabalhar em camadas de forma bem definida, fica mais fácil você portar uma aplicação sua de uma view web para uma view desktop. Então, coloque cada coisa em seu devido lugar, não misture responsabilidades.

Por fim, é óbvio que vale o investimento. E não demore muito, porque nada garante que a plataforma Java já não fique ultrapassada daqui há alguns anos.

É como eu disse a cima, se for passar p/ Web vale a pena, mas se for trocar de desktop Delphi pra Swing por exemplo, só p/ falar q é Java n vejo mta vantagem…

keller

WORA te lembra algma coisa ? :wink:

Eduardo_Bregaida

WORA te lembra algma coisa ? :wink:

WORA???
Write Once, Run Anywhere?

Bom eu já fiz mto disso de migrar sistemas em VB, Delphi, Clipper pra Swing só pra falar q é Java hahahaha, mas hj em dia eu… tbm faço isso huahuahua mas eu passo pra Web é vantagem++; huahuahua 8)

É se ele roda só no Windows e quer agora Linux é msm mta vantagem… WORA 4Ever :smiley:

keller

WORA:
http://en.wikipedia.org/wiki/Write_once,_run_anywhere

Cara fazer um sistema em Swing é bom sim.
Você nao amarra seu cliente em um S.O especifico.

Se hoje ele esta com Windows tudo bem,
amanha esta em um *UNIX tranquilo,
e depois se ele estiver em um BSD tambem nao tem problema.

O mesmo vale para os sistemas WEB e alguns perdem
no sentido de compatibilidade entre browsers.

E o Swing perde no sentido de peso. Precisa-se de uma
maquina rasoavelmente boa pra rodar a App.

Até… :wink:

Eduardo_Bregaida

gui:
WORA:
http://en.wikipedia.org/wiki/Write_once,_run_anywhere

Cara fazer um sistema em Swing é bom sim.
Você nao amarra seu cliente em um S.O especifico.

Se hoje ele esta com Windows tudo bem,
amanha esta em um *UNIX tranquilo,
e depois se ele estiver em um BSD tambem nao tem problema.

O mesmo vale para os sistemas WEB e alguns perdem
no sentido de compatibilidade entre browsers.

E o Swing perde no sentido de peso. Precisa-se de uma
maquina rasoavelmente boa pra rodar a App.

Até… :wink:

Hahaha não era pra levar a sério a pergunta do WORA heheheh

Bom vc tem razão pra portabilidade só Java, mas oq eu quis dizer é o seguinte, Meu sisteminha vai só rodar no Windows e nunca vai sair disso, pra que criar o sistema de novo em Swing? ainda mais pra rodar no Windows? Mas se ele for rodar em Linux blz, logico q Java é a melhor LP, alem disso se fosse Web vc não acha q seria mais vantagem? Web não necessariamente seria externo, uma intranet ou extranet com o sistema… coisas assim… alem de vc conseguir ver em qq lugar (caso internet ou extranet) vc não precisa ter lá uma maquina excelente tbm, mas é apenas umaopinião, nda contra reescrever p/ Java 8)

keller

Cara acredite se quiser eu nao levei a sério a pergunta.
Mas aproveitei pra responder ( caso alguem nao soubesse )
e dei continuidade ao nosso papo fica tranquilo… :wink:

Web tem esse “problema” de compatibilidade entre browsers.
Swing tem o “problema” de precisar de uma maquina mais parruda.

Resumindo, nenhum dos dois será sua ‘silver bullet’.
Bom essa é minha opniao. :wink:
Até :thumbup:

Eduardo_Bregaida

gui:
Cara acredite se quiser eu nao levei a sério a pergunta.
Mas aproveitei pra responder ( caso alguem nao soubesse )
e dei continuidade ao nosso papo fica tranquilo… :wink:

Web tem esse “problema” de compatibilidade entre browsers.
Swing tem o “problema” de precisar de uma maquina mais parruda.

Resumindo, nenhum dos dois será sua ‘silver bullet’.
Bom essa é minha opniao. :wink:
Até :thumbup:

é verdade, mta coisa q nós fazemos aki p/ rodar no FireFox nao funfa no IE…
:frowning:
Podia ter um padrão pra Browser… :cry:

J2Alex

O que por exemplo? Com um pouco (nem sempre tão pouco assim) de trabalho extra você consegue uma aplicação compatível pelo menos com IE e Firefox… e precisa mais que isso?

Eduardo_Bregaida

O que por exemplo? Com um pouco (nem sempre tão pouco assim) de trabalho extra você consegue uma aplicação compatível pelo menos com IE e Firefox… e precisa mais que isso?

Menu… o combo no IE fica por cima do menu…
JS, alguns funcionam no Firefox e nao no IE…
coisinhas bestas como essas…
Mas nao nos preocupamos com o IE pq nosso cliente odeia a MS e nao quer nem saber de colocar em windows… e meu chefe tbm nem quer pensar nisso… :frowning:

dudaskank

Bem, não esqueçam também do java web start, vc distribui a aplicação pela rede e os clientes rodam programas java, com swing e tudo mais… isso pra atualizar os sistemas dos clientes é uma mão na roda hehehe

Eduardo_Bregaida

Pode crer JWS com aplicações locais é mto bom, a proposito a pessoa que criou o topico será q ta lendo??? :shock:

keller

Opa , apenas pra aplicações locais não.
JWS é bom pra aplicações remotas tambem. :thumbup:

Eduardo_Bregaida

gui:
Opa , apenas pra aplicações locais não.
JWS é bom pra aplicações remotas tambem. :thumbup:

É msm, errei, vlw por consertar :smiley:

Heheh essa discussão tá interessante… :smiley:

A

Quando se fala em 3 Camadas, alguem ai poderia dar uma explicaçao sobre camadas, o q sao , pra q serve, cada camada seria uma clase(arquivo)?

Valeu !

J

Colega,

Reforço o que os colegas falaram e caso você queira migrar para Java veja a possibilidade de trabalhar desenvolvendo aplicações para WEB. Evite problemas com aplicações desktop, centralize a manutenção em servidores. Hoje você pode tirar bom proveito das novas tecnologias para ficar livre de plataforma e manutenções especificas nas estações, assim como precisar instalar clients, etc.

Alexprog

Gostei muito das resposta, mas quando surge uma resposta vem mais perguntar…

Acho que fazer outro post com uma pergunta relaciona…

Obrigado a todos…

pcalcado

alessandre:
Quando se fala em 3 Camadas, alguem ai poderia dar uma explicaçao sobre camadas, o q sao , pra q serve, cada camada seria uma clase(arquivo)?

Valeu !

Oi,

Procure a Revista Mundo Java #15

luis.txt

pessoal, alguem sabe de algum tutorial para usar o thinlet…

agradeço quem puder me ajudar…

Criado 15 de setembro de 2006
Ultima resposta 23 de jul. de 2008
Respostas 23
Participantes 12