Bom pessoal, tinha q entregar qualquer coisa feito em JAVA na faculdade(UNIP-Araraquara) e como ja tinha algum conhecimento em java resolvi fazer um joguinho q gostava de jogar e o negocio ficou tão legal que resolvi mostrar a voces(comunidade q me ensinou os primeiros passos, e até hoje vem me ensinando a dar alguns pulos diferentes) e receber as devidas criticas, elogios e principalmente novas ideias…
É um joguinho baseado no antigo b-zero(provelmente desenvolvido em C/C++). Fiz diversas alterações no original (muitas mesmo: editor de tela e de traco, graficos e sons muito melhores, niveis, e outras coisas mais).
Quem quiser o fonte(bom para analisar tbm meu modo de programar) ou o b-zero a qual eu me baseie é só me passar o e-mail
O download coloquei no megaupload, pq foi o lugar mais facil de publicar q encontrei…
Livro especifico para fazer o jogo não.
Meu percurso em java tem sido:
1º Aprenda JAVA em 21 dias
2º Java como programar (Deitel) + Alguns de padrões de projeto
3º GUJ + um monte de padrões de projeto novamente
4º Preparatório para SCJP 5, (Kathy Sierra e Bert Bates - SE)
Tudo q tiver as palavras WEB e ONLINE não tenho muita idéia de como se faz… Se tiver algum link q saiba q tenha um material de apredizagem rapido (algo q me de uma noção de como começar) posso até fazer, achei uma idéia bem interessante o JWS.
Aproveitando o gancho, eu não gosto muito de produtos da Microsoft em geral, mas achei bem interessante a plataforma XNA que eles fizeram para desenvolvimento de games. É impressionante como fica fácil desenvolver movimentos que usam formulas complexas de física. Vale a pena dar uma conferida pra quem curte fazer jogos em geral…
Só tive dois probleminhas:
Alguns diretórios estão com letra maiúscula no código e minúscula no zip. Isso dá problema fora do Windows. Notei isso no sounds e no images.
Ás vezes, dá o seguinte erro:
javax.sound.sampled.LineUnavailableException: line with format PCM_SIGNED 44100.0 Hz, 16 bit, stereo, 4 bytes/frame, little-endian not supported.
Quanto ao problema nem tinha percebido. E realmente já ouvi dizer q em outros SOs da problema msm. Foi adicionado a minha lista de upgrades com prioridade numero 1. Obrigado.
Experiencia com jogo nunca tive. Com desenvolvimento, participei de dois projetos medios em swing(JSE)+jdom+jacob.
O aplicativo em:
1º thread dos swing (padrão)
2º uma thread com um semaforo(não monitor e sim semaforo) que controla a variavel horizontal (quando alguem aperta uma seta começo a incrementar ou decrementar devagar uma variavel q fala a velocidade horizontal)
3º uma thread q repinta a arena e coloca as coisas para funcionar(faz o traco se mexer verica status de algumas coisas e outras coisinhas)
Então desde que se crie apenas uma arena (editor ou inicio de jogo) só havera estas 3 threads.
Posta o teu jogo na UniDev e hospeda ele no UDGP. Como ele tem 2 megas (o limite do UDGP é 10 megas), você poderá ter um link direto para download (além de ter uma galeria de imagens pra você colocar imagens do jogo) e não precisar hospedar no MegaUpload e similares.
É sempre bom achar mais gente que curte desenvolver jogos!
Você já conhece o livro Killer Game Programming in Java? Está disponível para download no site do autor e tem várias técnicas legais. Muitas eu até mesmo usei no jogo que postei aqui no GUJ, o Vikanoid.
Eu comprei o Killer impresso e também o Developing Games in Java, do Dave Brackeen. Ele tem um capítulo muito bom sobre som e capítulos muito interessantes sobre a concepção e organização dos games em si, sobre como fazer scripting para jogos. O forte do Killer já é programação em 3D.
Quanto ao seu jogo:
Gostei muito da movimentação da bolinha, ficou realmente muito interessante. Você também caprichou nos detalhes e a jogabilidade ficou ótima.
O bacana é que o jogo já inclui o editor, que também é fácil de usar.
A única coisa que eu faria diferente seria incluir os arquivos de recurso (imagens, sons, etc) dentro do seu jar. Fica muito mais fácil de se obter o jogo, além de não dar problema se o usuário alterar a opção “executar em…” do atalho.
Não olhei o código. Depois vou dar uma estudada nele e te procuro no MSN para mais comentários. O tópico já está nos meus favoritos!
Não consigo baixar ¬¬… mesmo usando o addon do FireFox pra liberar o download. Não existe nenhum tutorial em português de fazer um joguinho em Java não?
RodrigoSol se vc poder fazer o favor de publicar para mim o fonte e executavel em algum lugar q funcione em Firefox seria um grande favor…
ViniGodoy eu até tentei colocar os arquivos dentro do JAR mas não consegui de maneira alguma e olhe q perdi muito tempo com isto… se vc baixar o fonte poderá ver dentro da classe com.caper.logic.Constante algo parecido com:
sf = "arenas/free.map";
for (int i = 0; i < pos.length; i++) {
medPath = pos[i];
tf = new File(medPath + sf);
if (tf.exists())
break;
else
tf = null;
}[/code]
e se os arquivos estão dentro do jar ele não encontra…
Este algoritmo procura o arquivo free.map(é um arquivo essencial para a execução do jogo) em todos os diretórios listados em pos[] + “arenas/free.map”. Se ver algum problema em meu algoritmo por favor me avise pq eu já desisti.
davidpadilha, por favor baixe o source do megaupload…
Bom pessoal, Obrigado a todos… e novamente me perdõem por minha lentidão…
[]s