Eu gostaria de algumas dicas!

Bom sei que aqui talvez não seja o local mais apropiado mais eu gostaria que me ajudassem .

A questao é que daqui a algum tempo eu irei prestar vestibular e eu estou em duvida sobre o que escolher.Eu andei dando uma pesquisada e achei que era muito interessante mas eu gostaria de saber a opniao de alguem que esteja fazendo essa faculdade. E saber se agente ve muita matematica.

Grato.

Ola Roberto Jr,

Eu sou de Fortaleza, estou fazendo faculdade de Ciência da Computação, estou mais ou menos no 4º semestre, e até agora vi umas 3 a 4 cadeiras relacionadas a matemática :? :

Cálculo 1;
Cálculo 2;
Algebra Aplicada a Computação;
Algebra Linear e Gemetria Analitica;

Mas não tenha dúvidas que se entrar em qualquer uma do governo, você verá muito mais cadeiras de cálculo e até cadeiras de física ( pelo menos a universidade federal aqui é assim no curso de informática ).

Quanto as cadeiras de programação, todas elas eu estou vendo java, é a linguagem que a Universidade escolheu como principal, já vi java para web, interface gráfica, lógica…

O que posso dizer é que estou adorando meu curso a cada semestre, muito bom mesmo, ainda mais que pode ter contato com as últimas novidades a respeito da profissão!

Na Universidade você verá de tudo um pouco: cadeiras sobre programação para desktop, para web, redes, Inteligência Artificial, Segurança, Sistemas Operacionais, Compiladores, e depois o trabalho de conclusão de curso ( que é uma aplicação completa obedecendo tudo que foi visto durante o curso ).

Na grade esta especificado para fazer 5 cadeiras por semestre, mas para quem trabalha isso fica muito difícil, pois o nivel de dificuldade aumenta muito a cada semestre, no máximo eu faço 4 cadeiras por semestre, mas isso varia de cada um.

Bom é mais ou menos isso, se entrar saiba que tem que gostar de programar pois é dificil fazer os trabalhos se tiver preguiça ou não gostar do que faz, caso não goste de programação pode optar por cursos como Rede de computadores, Processamento de dados e outros que não são focados diretamente na programação!

Espero que tenha ajudado e tenha lhe mostrado algo de útil!

Boa sorte!

Faço Sistemas de Informação no UNIPAM (Patos de Minas - MG) e tive 4 períodos de Cálculo Integral, porém a grade foi modificada e agora serão apenas 2 períodos. O curso é muito bom, mas tem que estudar bastante porque o curso é puxado.
Quanto a programação o curso adota Java para desenvolvimento desktop e PHP e .NET para web.

Estudo numa federal… não faço ciência da computação, mas o curso aqui tem:

• Cálculo I
  • Cálculo II
  • EDO (equações diferenciais)
  • Álgebra linear I
  • Álgebra linear II
  • Física p/ computação
  • Matemática discreta
  • Probabiliade e estatística
    Tudo nos 3 primeiros períodos…

Algumas universidades disponibilizam as grades dos cursos em seus sites…Vc já deu uma olhada no site da universidade que vc vai prestar vesibular?!

[quote=Roberto Jr] … e achei que era muito interessante mas eu gostaria de saber a opniao de alguem que esteja fazendo essa faculdade. E saber se agente ve muita matematica.
[/quote]
Agora que vi que vc não citou curso nenhum né! :lol:
Como opção vc tem tbm engenharia da computação, maaaaas se vc tá preocupado com matemática, esquece, pq além de estudar cálculo, álgebra e física até a morte , vc segue usando isso durante todo o curso, ou seja, matemática toda vida!

Que tal advocacia ou quem sabe economia…talvez Medicina ou quem sabe Enfermagem, talvez Psicologia ou quem sabe Administração…geralmente em uma faculdade ou universidade existem bastante opções… :smiley:

[quote=Roberto Jr] Bom sei que aqui talvez não seja o local mais apropiado mais eu gostaria que me ajudassem .

A questao é que daqui a algum tempo eu irei prestar vestibular e eu estou em duvida sobre o que escolher.Eu andei dando uma pesquisada e achei que era muito interessante mas eu gostaria de saber a opniao de alguem que esteja fazendo essa faculdade. E saber se agente ve muita matematica.

Grato. [/quote]

Hum, cuidado com seu português - se você vai entrar em uma universidade federal ou estadual, é bom estudar bastante para conseguir uma boa classificação.
Você gosta ou não de matemática?
É que em universidades federais e estaduais normalmente os cursos da área de tecnologia de informação, informática etc. têm bastante matemática, física, mesmo que você não a use “explicitamente” depois, para treinar sua cabeça. E isso é muito importante, por incrível que pareça.
Se você não gosta nem um pouco de matemática, vá fazer um curso daqueles de 2 anos de tecnólogo; você pode até aprender mais Java e Web num curso desses, mas vai ser conhecimento que fica obsoleto rapidinho, rapidinho.