Eu ouvir falar que era horrivel!

“Eu ouvir falar que era horrivel, e por isso não vou utilizar!” essa foi uma afirmação de um cliente sobre EJB. ou seja nunca utilizou mas quer a morte dos EJB. sem ao mesmo saber para que serve!

Pessoal queria que todos postassem suas opiniões sobre a tecnologia EJB, pois muitas pessoas falam bem e muitas outras falam mal. Muita gente fala mal dos Entity Bean mas EJB não é só a camada de persistencia. Podemos usar SessionBean com por exemplo uma camada de persistencia como Hibernate,OJB ou JDO. por que não? usando toda a robustez nas transações gerenciadas pelo container, ciclo de vida dos objetos no servidor e etc. ou seja aquela logica complexa que vc tem irá ser executada mais rapidamente pois temos um pool de objetos no servidor e não precisamos criar a cada solicitação ou destruir os objetos o proprio container cuidará disso. Se nossa aplicação que hj tem acesso de 200 usuarios e amanhã nosso sistema ficou tão famoso que agora recebemos 1000 ou 5000 requisições simultaneas…usando SessionBean só precisarei mudar o hardware e não precisarei mexer em nada em minha aplicação. Poderei colocar a aplicação em cluster, poderei permitir o failover e etc.

Cada sistema é diferente dos outros, temos que avaliar qual arquitetura devemos usar para cada projeto…e não pensar que no projeto anterior aquela arquitetura X funcionou e no projeto tal que precisamos de escalabilidade vamos usar a mesma arquitetura do projeto anterior que tinha 100 requisiçoes no maximo. A tecnologia está ai para ser usado corretamente e não por puro modismo.

queria que todos postassem suas opiniões…pois varias pessoas pensando chegamos em um denominador comum mais rapido…

abraços a todos

Tudo que vc falou ai em cima é plenamente possível sem EJB…

Esse assunto é polêmico e abre espaço para muita discussão… Tô fora… :frowning:

Cara quando vc precisa de um sistema escalavel o EJB trata isso transparente para vc. como vc consegue tratar essa escalabilidade sem EJB? não sou a favor nem contra…o que é correto é que depende do projeto que vc está fazendo…e sim avaliar qual tecnologia deverá utilizar…

queria sua opinião…como vc consegue isso sem EJB, pois queria conhecer outras soluções…não sou modista…e por isso queria conhecer outras soluções…

um grande abraço,