Eu quero programar Java! ;/

23 respostas
K

Bom, eu sempre fui um bisbilhoteiro, fazia programas em Delphi, fazia programas em Visual Basic, programas de medio porte… A única linguagem que eu quase consegui falar que: “É essa que eu vou programar” foi a do Visual Basic.

Porém eu já tinha ouvido e visto Java já… Mas comecei a me interessar a uns dias, mas estou enfrentando serias dificuldades, por exemplo, não tem um conteúdo Direto para um cara que queira iniciar. Não tem tutoriais de iniciantes na internet, sempre que eu pergunto eles me jogao para um livro, mas eu estou excluido do pais, eu moro em Roraima ;( ai já viu ne, Anos para chegar e se for 100 reais o livro, chega 150… Algo em torno disso…

E eu não sei a diferença entre o J2SE, A micro Edition etc… Não sei qual é a versão que um iniciante tem que ir. Não sei qual IDE usar.

Eu gostaria de pedir a ajuda de vocês, já experientes, programadores, que estão trabalhando, porque o que eu vi do Java, mostra que você projeta muito mais do que programa, e isso é legal. Gostaria mesmo de aprender Java.

Espero que alguem me ajude :slight_smile: Vlw!

23 Respostas

K

obs: eu já tenho aqui instalado o JSDK 5.0 update 2, que era pra vir com o NetBeans, porém o NetBeans simplesmente não roda e eu botei o eclipse por cima, um pouco complicado…

:slight_smile: Obs do titulo tbm, Eu quero aprender a programar em JAVA! :slight_smile:

Grato.

rodrigo_gomes

eita, na internet o que mais tem são tutorias!
um bom começo são os tutorias aqui do GUJ mesmo
http://www.guj.com.br/user.article.list.chain

tem material legal aqui tbm

Rafael_Steil

Oi,

comece dando uma lida nos artigos desse link:

http://www.guj.com.br/user.article.list.chain#Aprendendo%20java

e depois esse:

http://www.guj.com.br/posts/list/15777.java

Rafael

K

fico grato pela ajuda :slight_smile: eu to baixando agora o NetBeans separado pra ver se consigo fazer ele rodar.

Obrigado.

obs: mas eu já conhecia os Tutoriais da GUJ, e eles não são algo do tipo, comece agora :slight_smile: somente mostra como é um codigo java.

Mas valeu, vou dar uma pesquisada em todos os links! :wink: Grato!

Rafael_Steil

O que, na sua opiniao, eh algo “Comeca Agora”?

Rafael

K

seria um tutorial como um Livro. Nas outras linguagens eu não tive problemas por que os tutoriais ao iniciar a pessoa dava uma base bem profunda :slight_smile:

e outra coisa é que java é totalmente diferente aos parametros que eu estava acustumado, é muita coisa pra ler e saber. isso acho eu claro…

mas um tutorial “Comece agora” é um que ensine a o esquelo, e ja encaminhe ele para uma base profunda mais simples :smiley: se vc conhece alguma outra linguagem deve saber do que estou fazendo, mas se nao pegue um tutorial de Aprenda VB :wink: ke ele mostra o que kero falar.

Grato! :smiley:

thiagossantos

eu nunca programei nada… mas resolvi começar e escolhi logo de cara Java, pra mim o que achei de melhor e que eu estou entendendo foi o livro do Deitel - “Java how to program”, jah vai na 6 edição se não me engano. A que eu tenho é a 4rta, é muito completo e tá me servindo muito!
OBS: a base dele é muito boa!!! Foi feito pra programadores e não programadores.

E tutoriais se acha aos montes na net, no proprio site da sun tem: java.sun.com é só procurar por la com “java tutorial”.

Recomendo mesmo esse livro, se você puder obtê-lo, tem em portugues a 4rta edição, mas se você sacar de inglês pode pegar qualquer uma que dá pra entender.

E se você já programa mais fácil ainda!

Ironlynx

Olha, para uem tah começando agora, os tutoriais do guj são mto bons!
A caelum uniu os vários tutorias em um só, e ficou quase como um livro!
http://www.caelum.com.br/download/fj11.pdf (5,81MB muito bem explicados )

e se o inglês não for nenhuma grande barreira esse aqui é ótimo tb:
http://www.particle.kth.se/~lindsey/JavaCourse/Book/courseMap.html

K

Bom obrigado :slight_smile: era isso que eu queria, quase um livro… Valeu!

abraços.

Grinvon

O que não falta é tutorial e material para estudo sobre Java, alias Java é a linguagem que mais cresce no mundo e o próprio Brasil está tendo muitas organizações e centros Java, são várias empresas que já adotaram Java como sendo a sua principal ferramenta.

Livros?

• “Como programar em Java” de Deitel é o mais recomendado para você, é um livro simples, explica desde um System.out.println(“Hello”); até temas relacionados a EJB, xml e WebService, e você entederá de uma forma bem descontraída. E por incrível que pareça, a tradução não é ruim.

Aqui no GUJ tem bons tutoriais, inclusive para iniciantes.

Você também poderá tirar suas dúvidas em tempo real no canal #Java no servidor IRC da Brasnet. Poderá falar comigo ou com outros OPs.

K

Bixo, era o que que precisava mesmo! :wink: esse PDF da Caelum é muito bom… dai sim eu parto pra livros…

Mas outra coisa, o que ser “OO”? eu vi alguem perguntando se começava com OO ou diretamente no java… 0.o alguem sabe explicar?

plentz

KolT:
Bixo, era o que que precisava mesmo! :wink: esse PDF da Caelum é muito bom… dai sim eu parto pra livros…

Mas outra coisa, o que ser “OO”? eu vi alguem perguntando se começava com OO ou diretamente no java… 0.o alguem sabe explicar?

Object-Oriented.

Grinvon

É um estilo de se programar, digamos assim, as linguagens mais antigas, (até o próprio VB6), só aceitavam programação estruturada, do qual você segue apenas uma um linha de raciocínio. POO (Programação Orientada a Objetos), faz com que tudo ou quase tudo em seu programa seja tradado como objetos, sendo assim você terá certos benefícios, como maior reaproveitamento do código, maior flexibilidade e se os conceitos forém bem aplicados, melhor qualidade e facilidade na manutenção do código.

renatosilva

A JavaMagazine nº 23 (http://www.javamagazine.com.br/edicoes/jm23/index.jsp) deste mês tá com um atrigo muito bom, é um roteiro de estudo do Java. Aliás, muito show o outro artigo sobre o Eclipse!!!

K

vou dar uma olhada :smiley: vlw!

apocalipse

Ola!!!
To iniciando em também e gostaria de contar com a ajuda de vocês.
As duvidas apresentadas pelo KolT são as que eu tenho…
Vou ler os os artigos mas caso tenha mais alguma coisa para indicar…
Bom galera e isso ae.
Valeu.

Diogenes

Mais alguns links sobre Orientação por Objetos:

:arrow: Wikipedia: Orientação por Objetos (pt-BR)
:arrow: Wikipedia: Object Oriented Programming (English)
:arrow: WikiWikiWeb: Object Oriented Programming

apocalipse

Salve Diogenes

Obrigado, …, os liks são legais.

Até mais.

Edison

Te uns tutoriais no site da GlobalCpde que é uma escola de Java, vc poe baixara as aulas de java básico é muito interessante…

Edison

www.globalcode.com.br

apocalipse

Salve Edison

Valeu pela informação.

ystaile

Reparando no papel de parede do KolT…é de outro portal de java…ironico! 8)

N

Tem bastantes sites com dicas legais para você aprender Java bem.

http://houseofjava.blogspot.com/

Acessa lá que tem dicas interessantes sobre Orientação a Objetos.

Criado 16 de abril de 2005
Ultima resposta 26 de jan. de 2009
Respostas 23
Participantes 13