ehehhe… Brincadeira.
Mas então, bom dia a todos, queria dar mais uma estudada no padrão DAO, pra eu ter todos os conceitos certos sobre o uso dele.
Alguém tem ai algum tutorial bacana?
ps.: Se possível em português, pq o da sun
eu não entendi mta coisa.
O tutorial da Sun é um ótima referência de implementação. O DAO é um design pattern muito importante, pois ele te ajuda a manter o acesso a dados separado das outras camadas de uma aplicação.
Geralmete quando iniciamos em JAVA, não ligamos muito para essa divisão porque não conseguimos ver a sua real vantagem. Mas com passar do tempo, notamos que em sistemas de verdade, precisamos ter camadas bem definidas para que a manutenção seja feita da forma mais simples possível.
Aqui no fórum mesmo, tem muito iniciante na linguagem que mistura código JDBC com JSP sem saber o mal cheiro que isso causa. Se você está desenvolvendo apenas uma telinha de cadastro pode até ter algum sucesso. mas como eu disse, em sistemas reais precisamos ter camadas bem definidas e saber qual o papel de cada uma.
O DAO é bastante útil porque encapsula todo acesso aos dados, ao invez de ter código (JDBC por exemplo) espalhado por todas as camadas dos sistema.
F
fabiozoroastroPJ
Oi Guilherme, obrigado pela explicação e eu sei da importância do uso do DAO. Eu trabalho usando-o, só que eu tenho que dar um “treinamento” do uso desse pattern, e queria ter todos os conceitos possíveis para eventuais dúvidas.
Se você tiver um tutorial será de grande ajuda.
Abraços.
G
Guilherme_MelloPJ
Um bom material é o livro Head First Design Pattern.