Eu travei com esse negócio de evento! help-me!

2 respostas
_

bem... tenho um problema. tou fazendo um trabalho (implementar quicksort com interface grafica). está quase tudo pronto.falta apenas corrigir um defeito nos botões. tem um botao que o usuario entra uma sequencia de numeros desordenados, ou um numero que indica a quantidade de termos da sequencia pra ser gerado uma sequencia aleatoria(isso controlado por um JRadioButton). e tem o botao que aplica o algoritmo quicksort. o algoritmo que implementei no actionPerformed(ActionEvent e) gera um objeto quando clico no botao A, mas preciso desse objeto para ser usado quando clicar no botao B. mas não consigo!
Dá varios erros! (sou iniciante viu, ignorem se o codigo tah muito mal feito)
o codigo eh mais ou menos isso:

public void actionPerformed(ActionEvent e){

int [] lista;
  Imprime imp;
  QuickSort qs;	

if (e.getSource()==botaoIN){

if (radio1.isSelected()){

Entrada input = new Entrada();
      lista = input.Sequencia(); 
      qs =  new QuickSort(lista, lista[0]); //essa linha eh //importante, aki gerei o objeto qs!
      imp = new Imprime(lista, lista[0]); 
      texto.setText(imp.listaDesordenada()); 
    } 

else  if (radio2.isSelected()){

Entrada input = new Entrada();

int size = input.Size(); 
      qs = new QuickSort(size); //aki tambem!
      lista = qs.desordLista();
      imp = new Imprime(lista, lista[0]); //lista[0] contem o tamanho da lista.
      texto.setText(imp.listaDesordenada());
    }
  }

if(e.getSource()==botaoQS){

//AKI NAO CONSIGO USAR O OBJETO qs GERADO antes! esse codigo tah realmente mal feito! mas nao tenho outra ideia!

lista = qs.qSort(1,lista[0]);
    imp = new Imprime(lista, lista[0]);
    texto.setText(imp.listaOrdenada());
  }
}

dá esse erro: variable qs might not have been initialized
lista = qs.qSort(1,lista[0]);
agradeço quem ajudar!