Eu vou surtar nessa consultoria!

39 respostas
M

Fala rapaziada :slight_smile:

Alguém já sentiu que está prestes a mandar alguém tomar no cu? Pois é, me encontro nesta situação. Entrei em uma dessas consultorias da vida que todos falam que é uma merda, vc é teimoso e paga pra ver.

Fui parar em um cliente que é outra grande merda: contratam terceitos e nem máquinas eles tem - recentemente tiraram os bebedouros de aguá e trocaram as máquina de café por garrafas térmicas. Além de não ter máquinas, oferecem máquinas virtuais precárias que atrapalham sua vida. A última VM que recebi, possuia 1gb de memória ram. Agora imaginem rodar eclipse, cliente de BD, jboss e tomcat ao mesmo tempo…

Apesar de ser um cliente com várias empresas terceiras, não possuem uma arquitetura homôgenea entre as aplicações e tem o péssimo hábito de sobrescreverem diversos componentes da api do java apenas pra dizer que possuem um framework ‘próprio’ - é tão próprio e único que é quase impossível vc entender o que essa bosta faz. Documentação é quase nula e é programação orientada a “if”.

A consultoria que é contratada ( esta consultoria é a responsável de TI diretamente ) deste terceiro tem uns profissionais com uns 4 ou 5 anos de casa que além de serem arrogantes por estarem com um terninho, são um bando de incompetentes e uns filhos da puta que só sabem seguir a receitinha de bolo e quando dá problema em uma coisa que é deles, não mexem a bunda da cadeira pra resolver e, quando tentam, não conseguem resolver o problema - fazem vc apagar tudo que já fez, baixar novamente pra dar o mesmo problema e ficarem com cara de bananas.

Muitas vezes eu me pergunto se o problema é a consultoria ou o cliente mas creio que seja a consultoria por que é outra bagunça e tem a forma de contratação mais tosca que eu encontrei nessa minha vida de PJ. Aceitei a proposta por ser um valor alto.

Tem alguém procurando emprego e pode me dizer se o mercado está aquecido? É muito provável que eu chegue na segunda-feira e peça demissão por que minha paciência foi pro saco e creio que minha saúde irá em breve tb.

Abs

mendigão!

39 Respostas

Roger75

Não vale a pena sacrificar sua saúde ficando num emprego de que não gosta… acho que o melhor, quando ocorre este tipo de situação, é sair e procurar outra coisa mesmo.
Boa sorte em sua nova empreitada.

leandronsp

Quando o lugar é bagunçado, realmente é difícil manter o protocolo.
Trabalhei 2 anos com Java, vinha buscando outra oportunidade e soltei currículo no NetCarreiras e OndeTrabalhar durante dois fins de semana.

Te digo que o mercado está sim aquecido, recebi ligações para fazer as entrevistas e consegui entrar em outra empresa há duas semanas, trabalhando agora com Rails.
A maioria das vagas era PJ, mas esta que entrei estou como CLT.

Dependendo da tua experiência, acho que terá bastante oportunidade para fazer entrevistas.

M

Sou java sr…tenho 6 anos de experiência, indo para o 7º!

Po, é foda…eu ainda me aventurei a pegar um freela desse cliente e o negócio só me deu dor de cabeça…não consigo testar absolutamente nada do que eu fiz…sinto que meu trabalho está mto ruim!

Eu já quis sair 2 vezes e essa é a terceira em menos de 6 meses…

Andre_Rosa

Também estou farto de programação e informática. Estou pensando em ir pra área de ciências humanas, Sociologia, para ser mais específico.

rafaelviny

eu tenho 2 opçoes

1- informatica
2- voltar para o EB

estou considerando voltar para o Exercito Brasileiro

rafaelbortoletto

Das duas uma

Ou você tenta conversar com o responsável pela área da empresa e tenta ver se eles resolvem o problema ou parte para outra empresa.

luxu

com o q vc tem de experiência e conhecimento por que naum tentar ser empreendedor e fazer da sua maneira?

Tchello

Cara, isso ai é caso perdido.
Cai fora, nem perde seu tempo tentando arrumar. É jogar pérolas aos porcos.
Os péssimos hábitos já são intrínsecos em todas as camadas dessa empresa, da gerência ao desenvolvimento.

É o típico caso onde a empresa não tem o perfil que a gente exige…

Anime

Nossa… Juro que pensei que isso só acontecia comigo, apesar de adorar informática, estou abandonando o barco…

getAdicted

Nossa… Juro que pensei que isso só acontecia comigo, apesar de adorar informática, estou abandonando o barco…

Sim,

Aparentemente é um sentimento coletivo, adoro o que eu faço, entretanto, são me passadas tarefas ridículas com o objetivo, aparentemente, de me colocarem uma tapa fazendo com que eu não desenvolva todo o meu potencial.

[]'s

Tchello

Sim,

Aparentemente é um sentimento coletivo, adoro o que eu faço, entretanto, são me passadas tarefas ridículas com o objetivo, aparentemente, de me colocarem uma tapa fazendo com que eu não desenvolva todo o meu potencial.

[]'s

Onde eu trabalhava antes me sentia exatamente assim.
Com o agravante do gerente ser um babaca estúpido e insuportável.

Onde estou hoje tem projetos bem mais desafiadores, que fogem do trivial, fazer crud ninguém merece.
Claro que meu potencial poderia ser muito mais explorado, mas um passo de cada vez.

ArtesaoDeSoftware

Olha, vou analisar esse tópico e mostrar que as coisas podem estar um pouco distorcidas pelo nosso amigo frustrado:

1. Não cita nomes. Dessas consultorias e desses clientes: qual desses ?

2. Você é PJ então ganha a hora. Se não tem máquina ou tem só 1GB e o trabalho vai ser bem lento, não importa vai ganhar as suas horas do mesmo jeito. E se o cliente paga horas improdutivas e não reclama então ele está satisfeito mesmo assim.

3. Se não tem água, vá fora da empresa pegar água. Se eles pagam suas horas para ir longe pegar água e não se importam, então isso também não é um problema para eles.

4. Se tem uns profissionais com 4 e 5 anos que só fazem besteira ou não fazem nada e estão lá a tantos anos quer dizer que esse é justamente o trabalho que querem e não se importam com isso. Talvez vc devesse fazer o mesmo.

5. Se a forma de contratação é a mais tosca que já viu, então aceitou por que ?

6. “o problema é a consultoria ou o cliente”. Inclua você também.

7. Se não tem documentação e a programação é a base de if, não importa. O Cliente deve estar ganhando milhões com seu negócio mesmo assim, por que iria mudar ?

Tchello

Desculpe-me mas esse último item vai totalmente contra o seu próprio nick e o manifesto de software craftsmanship:
http://manifesto.softwarecraftsmanship.org/

É um problema inclusive que enfrento em todo lugar que trabalho, o código ta a maior porqueira e vem aqueles funcionários públicos com o discurso “mas sempre foi assim, pra que mudar?”. Faça-me o favor…

johnny_quest

Sinceramente, procure outro emprego, e não precisa baixar seu nível para demonstrar a sua insatisfação com a sua situação.
Boa sorte.

M

ArtesaoDeSoftware:
Olha, vou analisar esse tópico e mostrar que as coisas podem estar um pouco distorcidas pelo nosso amigo frustrado:

1. Não cita nomes. Dessas consultorias e desses clientes: qual desses ?

2. Você é PJ então ganha a hora. Se não tem máquina ou tem só 1GB e o trabalho vai ser bem lento, não importa vai ganhar as suas horas do mesmo jeito. E se o cliente paga horas improdutivas e não reclama então ele está satisfeito mesmo assim.

3. Se não tem água, vá fora da empresa pegar água. Se eles pagam suas horas para ir longe pegar água e não se importam, então isso também não é um problema para eles.

4. Se tem uns profissionais com 4 e 5 anos que só fazem besteira ou não fazem nada e estão lá a tantos anos quer dizer que esse é justamente o trabalho que querem e não se importam com isso. Talvez vc devesse fazer o mesmo.

5. Se a forma de contratação é a mais tosca que já viu, então aceitou por que ?

6. “o problema é a consultoria ou o cliente”. Inclua você também.

7. Se não tem documentação e a programação é a base de if, não importa. O Cliente deve estar ganhando milhões com seu negócio mesmo assim, por que iria mudar ?

1 - Não cito nomes por motivos éticos. É uma das maiores consultorias no nosso país. Não sei até que parte ele tem alguma culpa pois vejo outras consultorias aqui e não tem a metade dos problemas que encontramos.

2/3 - Eu perco muito tempo de ida e vinda ao trabalho para ‘brincar’ de trabalhar. Se for p/ trabalhar de maneira precária, prefiro ficar na minha casa do que fingir que estou trabalhando ou dar um alt+tab e esperar 2 ou 3 minutos pra terminar a renderização das janelas.

4 - Esses profissionais são profissionais do cliente. Se eu fizer o mesmo, vem o cliente e minha consultoria falar sobre a incompetência - fato que eles não estariam errados caso acontecesse, sou pago pra resolver os problemas daqui.

5 - Caro amigo, no momento que eu fui entrar, deixei claro que não me interessava o modelo clt flex e fui informado que não haveria essa mudança. Passaram 2 meses após minha contratação e fui comunicado que todos iriam virar clt flex. Ainda continuo como PJ.

6/7 - Concordo totalmente!

M

Tchello:
Os péssimos hábitos já são intrínsecos em todas as camadas dessa empresa, da gerência ao desenvolvimento.

Exato. Eu já tentei conversar e tudo continua igual!

M

Se você tiver capacidade de comunicação e liderança, é uma oportunidade de modificar a empresa e ser valorizado. Se ver que não vai conseguir mudar, troque de emprego. Mas deixe claro o motivo que está saindo.

Tchello

mendigosujo:
Tchello:

E vai continuar.
A menos que haja interesse e ações de verdade (lê-se mais efetivas que políticas) vindos de cima (a.k.a. gerência) um lugar desses esta fadado a permanecer na mediocridade por muito tempo.

Anime

Quando é assim, eles formam uma panelinha, um se apóia no outro e quem não concorda vira vilão… Já vi esse filme… Não muda mesmo…

johnny_quest

Se você é desenvolvedor java senior, então tu está perdendo tempo no seu atual emprego.
Mude de serviço, e largue essa consultoria na mão. Existem tantas empresas hoje em Sao Paulo
que querem contratar seniors.

A mudança de empresa vae te fazer muito bem, tanto no sentido financeiro, de ter um projeto mais interessante,
de estar em um ambiente melhor, como também na qualidade de vida. Falo isso de experiência própria.
O jeito é você tomar uma atitude e procurar o que é melhor para você.

fantomas

Já vi este filme tambem rsrsrsr, e muitas vezes quando surge alguem cheio de boas idéias corre o risco de virar vilão tambem. Foi me dito que para alterar um contexto para melhor é necessario boas idéias, poder e senso de justiça. Caso contrario só lágrimas.

Já mudei de lugares para trabalhar várias vezes a procura de melhores condições, antes de mudar eu ficava / fico uns 2 a 3 anos pra ver se a situação se modificava. Como as coisas não se alteravam eu trocava de empresa; saia sem causar transtornos nem para mim e nem para a empresa.

Atualmente penso que nós, principalmente os PJ, na maioria das vezes somos contratados baseado na incopetencia e insegurança dos contratantes (NÃO DE TODOS, MAS DE VÁRIOS POR AI). Observei tambem que é comum os lugares mais desorganizados e com infraestrutura mais precaria pagar um pouco mais pelo valor hora. Fácil de explicar…a rotatividade faz com que o gerentão se utilize da grana para tentar manter o caboclo no local, esta é uma solução que só funciona bem no começo mas aos poucos a situação chega na mesma descrita pelo criador do tópico.

Resumindo…ou troca de lugar para trabalhar ou, como já foi dito de forma diferente, perceba que a burrice (dos outros claro) pode ser uma ótima fonte de renda e comece a utilizar a criatividade para tirar vantagem disto.

flws

M

PJ tem que se fuder mesmo já que ele fode com todo o mercado.

Marcio_Nogueira

Também me aborreci no emprego anterior. Agora estou começando em outra empresa e vou ver no que vai dar.

J

Explique a razão desse pensamento. Se todos fossem CLTs estaríamos no paraíso?

M

Tchello:
mendigosujo:
Tchello:

E vai continuar.
A menos que haja interesse e ações de verdade (lê-se mais efetivas que políticas) vindos de cima (a.k.a. gerência) um lugar desses esta fadado a permanecer na mediocridade por muito tempo.

Não existe interesse. Existe uma alta rotatividade de funcionários aqui e o cliente não ve isso com bons olhos. Peguei uns projetos críticos e, literalmente, resolvi o problema deles e da consultoria com o cliente.

Aqui não muda nada, eu estava em um projeto que passaram 3 desenvolvedores em 4 meses e todos sairam pelo mesmo motivo - eu me mantive no projeto. O problema é ficar esse pinga-pinga em projetos por que parece que seu trabalho não rende.

Fato. Está duro achar algum que me paguem o valor/hora daqui e é simplesmente por isso que não sai. Qual a média que um java sr. PJ é pago em SP?

Pelo negócio ser bagunçado e estar cheio de programadores ruins, eu acabo pegando uns freelas pra fazer por fora mas estou virando o vilão por isso. Você olha a documentação, conversa com outros terceiros e parece que é algo simples mas quando vc começa a fazer, o buraco é tão fundo que as horas que vc negociou não são suficientes e vc fica com o prejuizo financeiro e de paciencia. Seus gestores sabem que o problema não é com vc mas vc é o primeiro a ser taxado de incompetente ao invés de cutucar a feriada e apontar onde está o problema. Eu não sou o tipo de profissional de fazer serviços por fora por que eu gosto muito do meu lazer e trabalho é de segunda a sexta, 40h semanais - apenas pego algo pra fazer se eu ver que a relação ganho x trabalho é lucrativa.

Kanin_Dragon

mendigosujo:
Fala rapaziada :slight_smile:

Alguém já sentiu que está prestes a mandar alguém tomar no cu? Pois é, me encontro nesta situação. Entrei em uma dessas consultorias da vida que todos falam que é uma merda, vc é teimoso e paga pra ver.

Fui parar em um cliente que é outra grande merda: contratam terceitos e nem máquinas eles tem - recentemente tiraram os bebedouros de aguá e trocaram as máquina de café por garrafas térmicas. Além de não ter máquinas, oferecem máquinas virtuais precárias que atrapalham sua vida. A última VM que recebi, possuia 1gb de memória ram. Agora imaginem rodar eclipse, cliente de BD, jboss e tomcat ao mesmo tempo…

Apesar de ser um cliente com várias empresas terceiras, não possuem uma arquitetura homôgenea entre as aplicações e tem o péssimo hábito de sobrescreverem diversos componentes da api do java apenas pra dizer que possuem um framework ‘próprio’ - é tão próprio e único que é quase impossível vc entender o que essa bosta faz. Documentação é quase nula e é programação orientada a “if”.

A consultoria que é contratada ( esta consultoria é a responsável de TI diretamente ) deste terceiro tem uns profissionais com uns 4 ou 5 anos de casa que além de serem arrogantes por estarem com um terninho, são um bando de incompetentes e uns filhos da puta que só sabem seguir a receitinha de bolo e quando dá problema em uma coisa que é deles, não mexem a bunda da cadeira pra resolver e, quando tentam, não conseguem resolver o problema - fazem vc apagar tudo que já fez, baixar novamente pra dar o mesmo problema e ficarem com cara de bananas.

Muitas vezes eu me pergunto se o problema é a consultoria ou o cliente mas creio que seja a consultoria por que é outra bagunça e tem a forma de contratação mais tosca que eu encontrei nessa minha vida de PJ. Aceitei a proposta por ser um valor alto.

Tem alguém procurando emprego e pode me dizer se o mercado está aquecido? É muito provável que eu chegue na segunda-feira e peça demissão por que minha paciência foi pro saco e creio que minha saúde irá em breve tb.

Abs

mendigão!

Jovem,

Pelo seu relato vejo que as condições de trabalho é complicadissimo antes de tomar qualquer atitude como mandar alguem para aquele lugar… Procure outro emprego e seja feliz… Tem consultorias que deveriam fechar as portas por não respeitarem os funcionários e enrolaram os clientes.

Mas até o presente momento só temos um lado da história, agora temos que analisar o que a consultoria acha de você.

abs,

M

Triste ler um comentário infeliz. Se bobiar é clt flex ou clt full com um salário que mal paga o meu gasto mensal com meu carro.

Já tive a experiência de ser CLT Full e achei uma porcaria. O valor líquido era muito abaixo do meu PJ, o FGTS em 1 ano foi menor do que eu poupava como PJ e a única vantagem que vi como CLT, era o 13º. Se o PJ souber administrar seu dinheiro e, dependendo do valor anual, vai estar na vantagem.

Explique-nos por que “PJ tem que se fuder mesmo”. Creio que eu e o pessoal que é PJ está curioso para saber o pq.

M

A minha é uma delas, acredite rs

ArtesaoDeSoftware

kkkk. Mas o cara falou que mudaram as regras no meio do caminho virando clt flex, ai também é foda.

joede.fadel

E ainda tem jornalistas que falam que a área de TI não é estressante… http://guj.com.br/java/241112-profissoes-estressantes

J

Puta merda, vcs pensando em abandonar o barco e eu querendo entrar…onde posso arrumar um trampo com java. Detalhe: não tenho experiência profissional com isso, apenas tenho um pequeno projeto de emissão de boletos de cobrança em PDF (faz parte de um TCC que estamos fazendo), possui cadastro e tudo mais além de o mesmo enviar para emails os arquivos gerados. Não to a procura de salários, mas pelo menos um reconhecimento para adquirir experiência pra fazer nas horas vagas e finais de semana.
Abraços…

Tchello

Puta merda, vcs pensando em abandonar o barco e eu querendo entrar…onde posso arrumar um trampo com java. Detalhe: não tenho experiência profissional com isso, apenas tenho um pequeno projeto de emissão de boletos de cobrança em PDF (faz parte de um TCC que estamos fazendo), possui cadastro e tudo mais além de o mesmo enviar para emails os arquivos gerados. Não to a procura de salários, mas pelo menos um reconhecimento para adquirir experiência pra fazer nas horas vagas e finais de semana.
Abraços…

Monta seu currículo e sai distribuindo. Já fez isso?
Se conseguir um estágio talvez seja melhor ainda nesse caso.

J

Monta seu currículo e sai distribuindo. Já fez isso?
Se conseguir um estágio talvez seja melhor ainda nesse caso.[/quote]

Mas nesse sentido, da pra trabalhar nas horas vagas? Afinal de contas, largar um trabalho que rende pouco mas rende e partir para o desconhecido é meio complicado na minha atual situação. Além do mais preciso terminar meu Ensino Médio, pois descobri recentemente que meu diploma é fake hehehehehhe e terei meu certificado do ensino técnico “travado” por causa disso.
Abraços

luistiagos

Chega uma hora ou outra que todos pensam em abandonar o barco…

fredferrao

Eu nunca pensei.

O unico barco que sempre penso e planejo abandonar, é o barco de trabalhar para encher o bolso dos outros. E começar a trabalhar pra mim mesmo.

J

Eu nunca pensei.

O unico barco que sempre penso e planejo abandonar, é o barco de trabalhar para encher o bolso dos outros. E começar a trabalhar pra mim mesmo.

Cara acho que vc tem razão…o negócio é dar valor em si mesmo…poxa, se vc tem o conhecimento em desenvolver soluções por que não arriscar e assumir a bronca. Apesar de ainda não ter experiência profissional, apenas um projeto de TCC, ja me apresentaram um projeto pra uma empresa ao qual um outro profissional havia pedido 10 mil para fazer, eu na minha situação cobraria 3 mil, um trabalho que eu concluiria em pouco mais de 1 semana se pegasse do zero…será que o medo de fazer nos impedem de entrar nessa mercado? Qual o valor de um software? O que esta agregado neles?

adriano_si

fredferrao:

Estou fazendo isso aos poucos com outros 2 sócios… Gente, é difícil, tem que suar sangue pra conseguir manter emprego atual e partir pra uma empreitada dessa, mas acreditem, vale muito a pena… Se Deus assim me permitir, esse será meu último ano prestando consultoria para terceiros e respondendo tarefas para um “superior”…

Vai lá Fred… o que tá faltando cara ??? Uma idéia ??? Tempo ??? Grana ???

A idéia ?? nós já tínhamos em um cliente encaminhado, ou seja, um de nossos PFs estão sendo incorporados pela empresa, podes começar por aí…

O tempo ?? Bom, aí vai depender da organização, mas falta de tempo não é fator aceito…

Grana ??? Faz o que fazemos hoje, continua trabalhando pra capitalizar o negócio… Vais ficar falido por um tempo, mas depois organiza e vale o esforço.

Abs [] e sucesso…

maior_abandonado

o mercado está aquecidíssimo sim…

apenas se cadastra na netcarreiras e apinfo mantem seu cv atualizado semanalmente… experiência própria.

quanto a APINFO as empresas vão te procurar se você tiver um curriculum razoável e atualiza ai toda semana, quanto a netcarreiras você vai ter que da uma olhada, mas eles mandam as vagas no seu e-mail…

M

Nova pérola que foi dita aqui enquanto eu modelava as entidades do banco: “Não é pra criar VO por que não é uma representação de uma entidade.”. :slight_smile:

Criado 7 de maio de 2011
Ultima resposta 10 de mai. de 2011
Respostas 39
Participantes 24