Trabalhamos, na maioria das vezes, em equipe numa empresa. As vezes, não gostamos das próprias especificações do sistema, que somos as vezes obrigados a desenvolver. Muitos de nós desenvolvemos software em casa ao nosso estilo. Entra aí, a ética e os pontos de vista.
Você acha anti ético trabalhar em um sistema, por exemplo, um ERP para sua empresa, chegar em casa e programar outro ERP ao seu jeito e estilo se ele for open-source? E se ele for comercial?
Se tiverem mais questões a respeito de Nós x Empresas, seria legal levantar.
Nesse caso, eu nem ficaria tão preocupado com a ética e sim com o aspecto jurídico desse seu ato. No último emprego que eu trabalhei, assinei um documento que deixava bem explícito que se houvesse algum indício que houve vazamento de informação interna, mesmo que processos e não código, sofreria as sanções administrativas e jurídicas convenientes.
Caso a empresa venha a saber que você contribui ou faz um produto concorrente, elas vão remexer até a última linha de código para poder processá-lo por vazar informação sigilosa.
Sobre o aspecto ético, não vejo muito problema, já que eu sou uma pessoa dentro da empresa e outra fora. Desde que o que fiz não fira a propriedade da empresa a qual trabalho, continuaria feliz em fazer o projeto.
Até!
cv1
Da ultima vez que eu olhei, nao tinha ninguem apontando uma arma pra minha cabeca e me mandando programar o ERP do jeito que Beltrano mandou. Voce sempre pode mudar de emprego se tiver de saco cheio a esse ponto.
Marcio_Nogueira
Também fui obrigado a assinar um termo de responsabiliidade em caso de vasamento de informações na ultima empresa em que trabalhei. Nesta desenvolvi vários projetos diferentes, cada qual com especificações determinadas pelo gerente de projeto.
O principal problema estava em um documento que determinava como, e que padrão adotar na codificação de aplicações(só que este padrão simplesmente não existia). Era fruto da imaginação de uma gerencia que não entendia nada de desenvolvimento.
louds
Exigir um termo de não concorrência é normal. Não competir com seu empregador é também uma questão de ética profissional.
rodrigoallemand
Continuando o tópico, até mesmo sobre o contrato de confidencialidade, se vc recebe uma ideia pra “implementar” na empresa, seguindo os padrões da empres e depois, em casa, vc desenvolve a ideia somada de outras funcionalidades é falta de ética?!?!?
maquiavelbona
A idéia veio de alguma pessoa dentro do ambiente da empresa? Você usa a mesma idéia em algum sistema da empresa? Se sim, eu acho anti-ético.
Até!
rodrigoallemand
Imagine o seguinte: um cliente pede especificação de um Simulador de vendas adequado para um mercado pouco coberto por ferramentas web, ai vc projeta um “Vectra” e ele, por causa do tempo e do orçamento, transforma-o num “Prisma”… vc acha ético deixar o “vectra” morrer porque o cliente não tem tempo e dinheiro??? E mesmo assim, a “ideia” é dele, mas todo o raciocinio é seu, concorda?!? Acho que anti-ético ai é vc pegar as regras de negocio dele, ou pegar detalhes de funcionamento de um cliente e incorporar em um produto para outro cliente…
Não existe, ao meu ver, confidencialidade de desenvolvimento de uma ideia…
Giulliano
Pq é falta de ética pegar uma idéia e implementa-la num projeto seu ?? Se não foi patenteado e nem tem direitos autorais sobre a mesma, então, ela é livre de processos jurídicos…
Mesmo pq a maioria das idéias focadas em projetos java são open source ou ainda partiram de uma idéia anterior e foi apenas melhorada para se adequar ao escopo da sua empresa…
ddduran
Eu tambem acho que competir com seu empregador é anti-etico.
O ideal seria você conseguir contribuir com sua empresa e ser reconhecido por isso.
Se você trabalha numa empresa que não permite que seus representantes contribuam com o seu crescimento, talvez você possa ver uma empresa que valorize mais suas ideias.
F
flaleite
Na minha opinião, se o produto for commodity, ERP, CMS, etc… não tem tanto problema. Agora se o seu sistema usa de alguma sacada que a empresa. ou até mesmo vc dentro da empresa, teve e é um diferencial ou um nicho de mercado descoberto pela empresa, isso é anti-ético.
Vamos pensar o contrário, imagina se vc comenta ou mostra para um amigo uma idéia de um sistema muito interessante mas vc no momento não tem grana ou tempo para investir no projeto. Daí alguns meses depois vc descobre que a empresa de seu amigo, que ele é dono ou trabalha, esta lançando um produto parecido ou igual ao que vc tinha comentado. Como vc vai se sentir?
Giulliano:
Pq é falta de ética pegar uma idéia e implementa-la num projeto seu ?? Se não foi patenteado e nem tem direitos autorais sobre a mesma, então, ela é livre de processos jurídicos…
Mesmo pq a maioria das idéias focadas em projetos java são open source ou ainda partiram de uma idéia anterior e foi apenas melhorada para se adequar ao escopo da sua empresa…
Ética não tem nenhuma relação com leis, ética é um valor subjetivo e que tem relação com o caratér.
clodoaldoaleixo
Eu tenho uma curiosidade em relação às pessoas que além do trabalho normal ainda desenvolvem outras coisas, em que hora do dia vocês vivem?..Porque trabalhar 8 horas por dia já é muito tempo na minha opinião, sobra muito pouco tempo para vivermos efetivamente, e ainda vejo gente falar de projetos pessoais e tal, não tem família, namoradas esposas amantes, filhos, enfim, nda?
Giulliano
Então mas eu já sei a diferença entre ética e leis, obrigado.
voltando ao assunto eu estou abordando tanto as pessoas que se referiram à ética quanto às leis e contratos…
E outra nós estamos discutindo opniões…e na minha opnião se vc constroe um sistema muito bom e mostra para outras pessoa que com certeza vão usar a sua idéia, vc é quem foi babaca. Não concorda ?
F
flaleite
Giulliano:
E outra nós estamos discutindo opniões…e na minha opnião se vc constroe um sistema muito bom e mostra para outras pessoa que com certeza vão usar a sua idéia, vc é quem foi babaca. Não concorda ?
Não concordo, pois isso é uma inversão de valor…
Não sou ingênuo o bastante para acreditar que se eu contar uma idéia para alguem não corro o risco de perder a idéia para a outra pessoa.
Mas o seu AMIGO (amizade requer um grau maior de confiança e respeito mútuo, senão diria colega) está sendo um FDP, canalha e anti-ético.
louds
O problema chama-se conflito de interesses. Não é ético, e na maioria das vezes legal, utilizar o conhecimento adquirido com seu emprego para competir com seu empregador ou os clientes e parceiros dele.
Todo conhecimento que você adquire por conta do seu trabalho é seu, porém é exclusividade do empregador explorá-lo comercialmente. O contrato de trabalho da maioria das empresas possuem cláusulas sobre isso, mas de qualquer forma é uma questão de ética.
Fora que é o tipo de cenário em que o empregador pode cobrar legalmente, e ganha facil, a posse daquilo que você fez, afinal, vai ser muito dificil você mostrar que aquilo não é derivado de algo feito para ele.
O empregador tem todo direito de jogar fora 100% do seu trabalho, porém você não tem direito de roubar aquilo que fez para ele.
Giulliano
Então Louds…mas isso é relativo cara. Aqui onde trabalho desenvolvemos softwares para uso interno. Não vendemos nenhum tipo de trabalho de desenvolvimento e por isso não existem clausulas q digam que o software é propriedade da empresa, aliás, o software final é da empresa. Mas o código dentro dele é open source se eu pegar e mudar 70% tenho certeza que ganharia fácil na justiça qq processo.
Tudo bem que a discussão inicial era sobre ética… Mas quando se trata de negócios a única ética que existe é a lei.
e a ética fica pro nosso ego.
maquiavelbona
Eu também trabalhava com software interno da empresa e mesmo assim o contrato de confidencialidade valia. Dê uma olhada no seu.
Até!
F
flaleite
Giulliano:
Então Louds…mas isso é relativo cara. Aqui onde trabalho desenvolvemos softwares para uso interno. Não vendemos nenhum tipo de trabalho de desenvolvimento e por isso não existem clausulas q digam que o software é propriedade da empresa, aliás, o software final é da empresa. Mas o código dentro dele é open source se eu pegar e mudar 70% tenho certeza que ganharia fácil na justiça qq processo.
Tudo bem que a discussão inicial era sobre ética… Mas quando se trata de negócios a única ética que existe é a lei.
Se o código do projeto é open-source e todo código que vc gera dentro do seu trabalho é open-source, o que vale é a licença do projeto open-source. Agora se vc trabalha com customização de um projeto open-source e o código final é da empresa, vc pode usar para outros fins somente a parte do código open-source original, sempre de acordo com a licença de uso do projeto open-source.
Agora ética é ética, mas cada um tem seu caratér e vai de cada um respeita-la. E pode ter certeza, muitos acham que isso é besteira, mas eu já exclui muitos de possíveis contratações e indicações por certos desvios de caratér. Pode até ser que eles não saibam e acham que são “espertos” mas podem ter perdido muito com suas “espertezas” sem que saibam.
louds
Giulliano:
Você nunca se envolveu com esse tipo processo pelo visto. Ninguém sai comparando as linhas de código ou as telas ou qualquer outra coisa facil de manipular. Quando envolve um insider, basta provar que a pessoa adquiriu esse conhecimento no empregador e aplicou no produto. Se o software é open source, bom, ainda assim existe uma coisa chamada ética.
Giulliano:
Se você pensa assim, boa sorte, reputação hoje em dia continua sendo muito importante. Poucas são as pessoas que vão querer fazer negócios ou contratar pessoas de má indole, desonestas ou anti-éticas.
O mercado de TI em São Paulo é um ovo, então é inevitavel que a má fama de alguém se espalhe. Imagine-se um dia concorrendo a uma vaga legal de trabalho e a empresa resolve consultar justamente aquele antigo empregador que você sacaneou.
Giulliano
Realmente nunca me envolvi com esse tipo de situação…mesmo pq eu honro meu nome mais do que tudo. Obviamente que eu seria incapaz de pegar um código pronto e tentar vendê-lo…
Quando digo que isso pode acontecer não estou referindo à minha pessoa, tenho muito mais ética que muitos aqui dentro, apenas não estou sendo ingênuo como vc mesmo disse a ponto de acreditar que todo mundo tem esse mesmo ponto de vista em comum.
esb
E desenvolver DEPOIS de sair da empresa, é anti-ético?
maquiavelbona
Levando consigo partes sensíveis ou de diferenciais da tecnologia? É extremamente anti-ético! Para quem gosta de F1, é só o caso recente MacLaren-Ferrari.
Se for para desenvolver outra coisa ou para fazer a mesma coisa mas sem usar essas sacadas, ainda assim me sentiria um pouco incomodado.
Até!
esb
maquiavelbona:
Levando consigo partes sensíveis ou de diferenciais da tecnologia? É extremamente anti-ético! Para quem gosta de F1, é só o caso recente MacLaren-Ferrari.
Se for para desenvolver outra coisa ou para fazer a mesma coisa mas sem usar essas sacadas, ainda assim me sentiria um pouco incomodado.
Até!
Não, não… sem levar códigos, componentes, documentação nada. Apenas conhecimento adquirido, o que está na mente. É anti-ético assim mesmo?
bandrade
Eu tenho uma clausula aqui dizendo que nao posso trabalhar em outra empresa da area sem comunicar a minha antiga empregadora… acho q por 6 meses desde que sai da empresa. É um bocado complicado. Nesse caso, se eu fizer qualquer coisa eu levo ferro, porque a empresa iria processar e eu prefiro manter as portas abertas para quem ja me deu emprego, nunca se sabe quando vai precisar.
Mas nosso mercado é assim, o conhecimento esta com as pessoas, por mais bem documentado que os sistemas sejam.
Rubem_Azenha
Poxa clodoaldo, de novo esse papinho? Tem gente que curte fazer projetos por fora, se diverte com isso, qual o problema nisso?
louds
Poxa clodoaldo, de novo esse papinho? Tem gente que curte fazer projetos por fora, se diverte com isso, qual o problema nisso?
microfilo, o problema é se você pensa diferente dele, necessáriamente está errado. Só um idiota age de maneira que não está de acordo com a definição de vida boa segundo o clodoaldo.
Fora isso eu acho uma puta sacanagem você questionar o cara, não tá vendo que ele escreve essas mensagens para conseguir alguma forma de auto-afirmação? Você deveria deixar de ser um mala que fica escrevendo coisa inúteis no forum, microfilo, e começar a dar apoio para ele.
Clodoaldo, respondendo sua pergunta, eu tenho projetos paralelos pois moro em uma choupana no meio do Mato Grosso, a uns 150km de Sinop. Logo não existem mulheres aqui perto para eu poder ter mulher, namorada, amante ou mesmo filhos. Amigos eu até tenho, mas todos moram na cidade grande (Sinop) e levo 6 horas para chegar lá, não rola aquele happy hour no final da tarde.
gomesrod
Isso sim é que é vida… varanda, viola e distância das multidões !!!
Tem uma vaguinha aí ?
fabim
Eu concordo com vc, tb nao me imagino deixando de viver pra trabalhar. Mas aí ja é questão de gosto, e do que o cara quer pra vida.
Tenho 1 conhecido que na época me lembro bem ele só dormia umas 5h por dia e o resto era Trabalho. só trabalho,
projetos, etc… sempre achei aquilo meio exagerado ( na epoca ele ja tinha uma renda em torno de uns 40 salarios minimos, aqui no ES isso é muita coisa )…
Hoje ele tem em torno de R$ 500.000,00 na conta, isso tende a crescer ainda mais visto que os clientes dele sao 3 das maiores empresas do Brasil…
ele tem 42 anos… De repente ele desistiu dos primeiros 25 anos da vida, pra poder aproveitar agora como quase nignuem aqui do forum nem do Brasil pode… mas sei lá, de repente vc trabalhe tanto qto ele e nao consiga…
Coisas da vida…
rodrigoallemand
microfilo, o problema é se você pensa diferente dele, necessáriamente está errado. Só um idiota age de maneira que não está de acordo com a definição de vida boa segundo o clodoaldo.
Debate quente… mas vou apimentar um pouco mais…
Eu trabalho 8hs por dia, volto pra casa e quando não tem onda ou um futebol com a galera, fico programando em casa… Foi com esses projetos pessoais ou freelas que eu consegui comprar um ap de frente pra praia aqui no Rio…
Trabalhar em projetos pessoais eu considero como uma “espectativa de futuro”… eu trabalhei pra cirar uma ferramenta pra poder me sustentar no futuro, ou que me ajudasse financeiramente…
Agora, programar em casa só pra programar sem intuito de aprender ou ganhar dinheiro com o que está fazendo, ai sim é meio estranho…
Grinvon
Não é anti-ético o desenvolvedor que depois de anos desenvolvendo um certo tipo de sistema, com já formação e conhecimento nesse tipo de arquitetura aplicar isso em outras empresas quando já não estiver mais no projeto anterior.
Afinal, por quê será então que as empresas valorizam alguém que tenha experiência profissional em certas áreas? Justamente pelo background adquirido por essa pessoa na plataforma, ambiente e projeto desenvolvido.
Dessa forma uma empresa pode obter justamente o que ela quer… a experiência daquele desenvolver em algo que ela precisa desenvolver.
O limite da ética vai desde que você saiba como cooperar, uma coisa é você apresentar seu conhecimento nos projetos futuros, na ótica do seu conhecimento obtido anterior, outra coisa é você simplesmente copiar documentação, source e outras coisas e aplicar no projeto da outra empresa, nesse ponto o desenvolvedor passa a ser anti-ético.
duvidante
Já perguntaram meio que isso que eu ia perguntar: E se eu sair da empresa pra finalmente abrir a minha? Muita gente fez isso. Por ética, eu deveria me excluir dos ramos que a outra empresa seguia? Ou levaria tranquilo. Ficaria com a consciência pesada toda noite depois de ver meus empregados fazendo coisas que eu aprendi em anos em outra empresa? Ou levaria na boa? Enfim, na opinião pessoal de vocês. Não são poucos os empregados que viraram patrões. E aí?
duvidante
Gostei do clodoaldo disse. Eu não programo fora do trabalho. Eu saio, eu me divirto, menos programo fora do trabalho. Capaz. Mas, tem gente que gosta e é a opinião pessoal. Legal. Longe de mim. Hahaha. Mas, minha pergunta é mesmo focada em quem adquire conhecimento e deseja fazer o seu próprio pois sabe que o sistema poderia ser feito muito melhor por ele, e aí que pode se encaixar a história do EU QUERO ABRIR MINHA EMPRESA, que eu disse acima no post anterior.
Marcio_Nogueira
Pedi para sair da empresa onde estava por uma série de fatores:
Não havia uma política de cargos e salários.
Não havia plano de carreira.
Seu esforço não tinha valor.
A equipe era péssima, formada por uma bando de babacas que se achavam.
A remuneração não cobria o stress, nem a dor de cabeça que tinha em função de “apagar incêndio” o tempo todo.
L
luidhi
Ninguém faz mais isso, hoje é considerado assédio moral e previsto no código civil. Uma vez apareceu na mesa (faz tempo) um papel falando que não podia trabalhar para ninguém concorrente que atuasse na mesma área.
Eu falei que não ia assinar. Acho que os sócios da boca de porco consultaram um advogado e esse documento misteriosamente sumiu de todas as mesas.
[]'s
L
luidhi
Marcio_Nogueira:
Pedi para sair da empresa onde estava por uma série de fatores:
Não havia uma política de cargos e salários.
Não havia plano de carreira.
Seu esforço não tinha valor.
A equipe era péssima, formada por uma bando de babacas que se achavam.
A remuneração não cobria o stress, nem a dor de cabeça que tinha em função de “apagar incêndio” o tempo todo.
Melhor coisa que você faz…
O dia que eu encontrar uma empresa que me considere HUMANO e pague o correspondente ao meu conhecimento, eu visto a camisa e pinto minha casa com as cores da empresa.
Nunca achei e acho difícil achar essa empresa no futuro…
Quem conhecer, por favor, pegue me currículo e envie.
[]'s
L
luidhi
Eu tenho uma clausula aqui dizendo que nao posso trabalhar em outra empresa da area sem comunicar a minha antiga empregadora… acho q por 6 meses desde que sai da empresa. É um bocado complicado. Nesse caso, se eu fizer qualquer coisa eu levo ferro, porque a empresa iria processar e eu prefiro manter as portas abertas para quem ja me deu emprego, nunca se sabe quando vai precisar.
Mas nosso mercado é assim, o conhecimento esta com as pessoas, por mais bem documentado que os sistemas sejam.
Leva não… esse documento é leonino. Portanto nulo. Além de dar assédio moral previsto em código civil. O que vai te dar é uma boa grana se você entrar com processo de assédio moral…
bandrade
luidhi:
Leva não… esse documento é leonino. Portanto nulo. Além de dar assédio moral previsto em código civil. O que vai te dar é uma boa grana se você entrar com processo de assédio moral…
Cara, contrato é contrato. Assinou, tem que seguir. Se não assinar a empresa não renova seu contrato no mes seguinte… e ela pode alegar milhares de motivos para te colocar na rua.
Processar fecha as portas e queima o filme. Mercado de Desenvolvimento de Software é pequeno em tudo quanto é lugar, ainda mais aqui em BH.
Luiz_Aguiar
Quando uma empresa “phode” com agente, eles não tão nem ai se vamos deixar de ser clientes ou não, mas quando é o contrário, todo mundo fica com “medinho” da lenda urbana, ora bolas, se eles fazem coisas erradas e ninguém reclama, por que eles parariam de fazer?
Tu achas que o capitão Nascimento deixaria barato isso? então :twisted:
L
luidhi
bandrade:
luidhi:
Cara, contrato é contrato. Assinou, tem que seguir. Se não assinar a empresa não renova seu contrato no mes seguinte… e ela pode alegar milhares de motivos para te colocar na rua.
Processar fecha as portas e queima o filme. Mercado de Desenvolvimento de Software é pequeno em tudo quanto é lugar, ainda mais aqui em BH.
Tá bom… eu não vou começar a discutir sobre isso, minha paciência anda curta.
louds
bandrade:
luidhi:
Contrato é contrato, mas nenhum está acima da lei. Eles podem te processar quanto quiserem, só vão ganhar se você tiver um advogado mediocre.
Pessoas inocentes são processadas sim. É completamente errado e sem sentido achar que você sofrerá algum revez no mercado se uma empresa te processar e perder. Além disso, é muita BURRICE assinar um contrato com uma concorrente com medo disso e não exigir uma clausula de proteção legal.
Além disso, não tem a menor utilidade processar a pessoa, mas sim a empresa no qual ela se mudou para, pois esta estaria então a utilizar de segredo comercial da outra. Isso sim acontece, mas é BURRICE do novo empregador não ter antevisto essa possibilidade e se preparado.
Se existisse algum problema nisso não existiria esse enorme troca-troca de funcionários em todos os níveis, de peão a diretor, entre empresas do mesmo setor. Quem trabalha com portais e telecom sabe quanto isso é verdade.
L
luidhi
louds:
bandrade:
luidhi:
Contrato é contrato, mas nenhum está acima da lei. Eles podem te processar quanto quiserem, só vão ganhar se você tiver um advogado mediocre.
Pessoas inocentes são processadas sim. É completamente errado e sem sentido achar que você sofrerá algum revez no mercado se uma empresa te processar e perder. Além disso, é muita BURRICE assinar um contrato com uma concorrente com medo disso e não exigir uma clausula de proteção legal.
Além disso, não tem a menor utilidade processar a pessoa, mas sim a empresa no qual ela se mudou para, pois esta estaria então a utilizar de segredo comercial da outra. Isso sim acontece, mas é BURRICE do novo empregador não ter antevisto essa possibilidade e se preparado.
Se existisse algum problema nisso não existiria esse enorme troca-troca de funcionários em todos os níveis, de peão a diretor, entre empresas do mesmo setor. Quem trabalha com portais e telecom sabe quanto isso é verdade.
Não quero neeemmmmm saaabeerrrr…
Discutam entre vc’s to fora!
[]'s
bandrade
Então, sou PJ, portanto, sem proteções CLT e aquele paternalismo todo. (e não defendo a CLT)
luidhi . Existe contrato leonino e assédio moral quando não há relação de trabalho?
Luiz Aguiar: A empresa pode simplesmente arrumar outro fornecedor, e tá tudo bem. Processar empresas é correto quando elas fazem coisas erradas, não precisa ter dó. E para empresa é muito simples também. Não assinou NDA e coisas do tipo, não contratou sua empresa…
Louds, trabalho nesse meio de telecom, sei do troca-troca. Mas em alguns casos eu discordo de algumas atitudes. Trocar da empresa, sair de onde você está e ir para o concorrente não me parece a melhor solução, acho que deve ser negociado (principalmente CLT).
Não estou defendendo que empresas não devam ser processadas, só acho que uma conversa resolve a maioria desses problemas.
louds
bandrade:
Não estou defendendo que empresas não devam ser processadas, só acho que uma conversa resolve a maioria desses
problemas.
Concordo com você, principalmente porque é o tipo de exigencia que é imposta pelo jurídico e tem nenhuma utilidade prática.
Quanto a ser PJ, melhor ainda, pois nenhuma empresa é louca de processar alguém contratado como PJ. Ela tem que primeiro regularizar a situação de PJ para CLT antes de conseguir que qualquer juiz de ouvidos para causas trabalhistas ou civeis.
neofito
Não! não deixaria!
L
luidhi
bandrade:
Então, sou PJ, portanto, sem proteções CLT e aquele paternalismo todo. (e não defendo a CLT)
luidhi . Existe contrato leonino e assédio moral quando não há relação de trabalho?
[MODE BOPE ON]
Sim existe. Até com o atendende de alguma loja que está te atendendo.
Aliás já falei um trilhão de vezes… Por lei não existe trabalho PJ.
Danem-se se vc’s trabalham, emite nota, escrevem em papel de pão que recebeu…
Ou é clt ou é serviço sazonal. Cumpriu horário, responde a alguém, tem um computador fixo, é CLT. Isso é a lei.
Estou me traindo, falei que não ia entrar nessa discussão :oops:
[/MODE BOPE ON]
felipeguerra
Na lei diz que o ‘princípio da realidade’ se sobreopõe a contratos, ou seja, você cumpre horário, tem superior hierárquico, bate ponto e etc?
Então você é funcionário…o que fazemos é aceitar, por conveniência mútua, a flexibilização do contrato de trabalho.
O pessoal de TI conhece muito pouco de Direito Trabalhista (bem como de Administração, Economia, etc).
Procurem se informar e não apenas repetir o que houvem por aí!
bandrade
luidhi e felipeguerra… acha aí em cima aonde eu falei que eu cumpro horário, tenho máquina fornecida pelo contratante, tenho superior e bato ponto.
É, imaginei que não encontrariam.
L
luidhi
bandrade:
luidhi e felipeguerra… acha aí em cima aonde eu falei que eu cumpro horário, tenho máquina fornecida pelo contratante, tenho superior e bato ponto.
É, imaginei que não encontrariam.
bandrade,
Não to afim de bater boca… na boa esquece…