Ultimamente é muito grande a quantidade de “evangelistas” que surgem no mercado, ou que se auto-denominam e/ou intitulam serem evangelistas. É muito fácil você encontrar em blogs ou artigos de revistas a descrição do autor como:
“Fulano de tal, evangelista Java, com X anos de experiências, já atuou como isso, isso e aquilo. Atualmente trabalha com Strubbles e Sbrigs, na empresa Ziriguidun”.
A minha pergunta é:
Como alguém se torna evangelista? E qual os critérios para chegar a esta conclusão?
Na verdade um evangelista é alguem que prega algo, no caso uma linguagem de programação. Defende seu uso e mostra o por que usar essa linguagem, e o futuro da linguagem, como novas funcionalidades e tendencias.
Ultimamente realmente virou moda se auto intitular evangelista, mas enfim, pelo menos essa é a minha visão de evangelista.
[quote=marcosalex]Mas esses caras é que são os formadores de opinião. A MS inclusive tem treinamentos e certificações pra esse tipo de pessoa, já pagou gente pra “corrigir” artigos na wikipedia, frequentar fórums oferecendo “ajuda” ou então ela chega a pagar pra neguinho entrar nos fórums e pregar: “gente, tem uma enquete perguntando qual é melhor, Java ou .NET! Vamos lá detonar esses javeiros e mostrar quem está do lado certo!!”
Graças a esse tipo de gente você pode ter uma porcaria de tecnologia mas que todo mundo acredita que tem mais mercado.
Citei a MS mas Oracle e outros também fazem isso.[/quote]
hehehehe… Não sei onde josenaldo arrumou esse conceito doido, rs, mas o o conceito de evangelista vem da palavra evangelho. O que o evangelista fazia era simplificar a palavras dos apóstolos (na Bíblia veja 2 Timóteo 4.1-5 e Atos 8.40).
Hoje esse conceito é totalmente distorcido, e infelizmente o nome de evangelista na nossa área é sinal de cara muito chato, que não consegue entender que no final das contas, o que a grande parte dos clientes quer é o software pronto.
Todas as coisas que evangelistas na área de desenvolvimento de softwares dizem são para persuasão a qualquer custo, mas algumas podem ser úteis.