Evento Botão Enter

Opa tudo bem pessoal então eu tenho uma tela feita com swing onde ha um botão que eu gostaria de disparar um evento apertando o botão “Enter” e com o mouser … como eu faria isto? alguem tem algum exemplo ?

Procure por Listeners…

use ActionListener ele fara vc implementar o metodo actionPerformed(ActionEvent e)

vai ficar mais ou menos assim.

[code]public SuaClass implements ActionListener{
JButton oBotao = new JButton();

public SuaClass(){
oBotao.addActionListener(this);
}

public void actionPerformed(ActionEvent e){
if( e.getSource() == oBotao )
{
// seria seu evento do botao
JOptionPane.showMessageDialog(null, “uma msg”);
}

}
}

[/code]

hum entendi so mais uma coisa como é que eu sei o nome do botão pra colocar tipo

oBotao seria o meu enter né ? e como eu coloco ?

hum entendi mais como eu sei qual é o nome do botão enter para colocar no lugar do “oBotao”?

alguem pode me falar ?

rsrs mal to meio lerdo hoje né !! rsrs mais então isto ai é para o click do mouse :S que eu ja sabia por sinal !!

E para a tecla enter como eu devo fazer ? o ActionListener funciona com as teclas do teclado ?

[quote]rsrs mal to meio lerdo hoje né !! rsrs mais então isto ai é para o click do mouse :S que eu ja sabia por sinal !!

E para a tecla enter como eu devo fazer ? o ActionListener funciona com as teclas do teclado ?[/quote]

Veja se resolve o teu problema.

[code]import java.awt.event.KeyAdapter;
import java.awt.event.KeyEvent;

public class TestandoTeclas{

 private void TeclasFuncao() {
    KeyAdapter keyAdapter = new KeyAdapter() {
        public void keyPressed(KeyEvent evt) {
            if (evt.getKeyCode() == evt.VK_ENTER) {                    
                //Ação gerada pelo ENTER
            }
        }
    };

}[/code]

opa então eu acabei fazendo uma classe com implements KeyListener para tratar o evento porem apareceu um novo problema o meu evento no ENTER so funciona quando o meu focus esta no botão “Entrar” da minha aplicação, só que eu queria que n importa-se onde o meu cursor esteja quando eu aperta-se enter ele entraria no evento… como eu posso fazer isto ?

Para fechar o topico :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Então achei uma solução n sei se é a melhor possivel mais funciona :stuck_out_tongue:

eu so adicionei o evento a todos os meus componentes :stuck_out_tongue: se alguem tiver uma melhor ou mais bonitinha estou a ouvidos :stuck_out_tongue:

Valeu ai o pessoal que ajudou

Você pode fazer o seguinte, na janela voce coloca um evento de tecla e escreve mais ou menos assim

if (evt.getKeyEvent()==KeyEvent.VK_ENTER) botao.doClick();

aí quando voê disparar o evento do ENTER esse, por sua vez, dispara o evento do botão.

http://www.guj.com.br/posts/list/47289.java

Procura a resposta do ViniGodoy