1 - tenho um Jframe com alguns JTextFields e preciso que quando estaja for trocar de campo para preencher isso seja feito com um ENTER e nao um TAB
2 - nessa mesma tela , preciso fazer teclas de atalho … por ex: F2 para salvar … F3 para excluir … F9 para sair etc…!! os metodos para cada uma das açoes eu ja tenho . mas me falta os KeyListener para essas teclas…!!
pra passar para o proximo JTextField apertando enter, basta por um ActionListener q faca isso, eh soh usar o metodo getSource() de ActionEvent para ver o proximo campo, depois eh soh chamar o metodo requestFocus() do proximo JTextField q ele vai ganhar o foco…
para as teclas de atalho, primeiro vc vai ter q criar um KeyListener, adicionar o keylistener apenas para a janela n vai resolver pq os JTextField vao “roubar” o evento e o keylistener n vai ser executado, a solucao seria adicionar esse mesmo keylistener em todos os JTextFields.
aproveitando o tópico, como faço pra passar o foco pra outro jtextfield? Deixa eu ser mais claro, por exemplo uma textfield seria para preenchimento dos numeros do cpf antes do digito e na outra seria pra os outros dois números! Como faço pra fazer o foco mudar direto sem q o usuário aperte nenhum botão?
Se possível, mostrar o código agradeço!!! :lol:
F
FelipePJ
vc pode por um keylistener no jtextfield, e verificar o tamanho do jtextfield.
no exemplo jah botei q verifica se eh numero