Evento Falando em Java 2008

53 respostas
maurenginaldo

Oi pessoal,

quero deixar meu depoimento sobre o evento Falando em Java 2008, promovido pela Caelum que aconteceu ontem (domingo) dia 18/05/2008.

Primeiramente, parabéns a Caelum pela iniciativa e promoção do evento com diversas palestras, com temas muito interessantes e ainda com a presença do Emmanuel Bernard, o responsável pelo Hibernate Search e pela implementação da JPA do Hibernate.

Além da qualidade dos pelestrantes e da organização, quero ressaltar mais dois tópicos:

1º) Valor
O valor do evento foi totalmente acessível, pela qualidade, pelo material que ganhamos, com camiseta e tudo, e pelos 2 cafés e o brunch.

2º) Dia do evento
O evento aconteceu em um domingo, isso possibilitou que pessoas como eu e meus colegas de equipe (6 ao todo), que moramos no interior de MG pudéssemos comparecer. Viajamos um bom caminho, mas valeu a pena. Se fosse dia de semana, com certeza 1 ou no máximo 2 colegas poderíamos comparecer.

Espero que novas iniciativas como essa ocorram com mais frequência.

Valeu e abraço a todos!

53 Respostas

Roger75

Participei do evento também e achei muito interessante o conteúdo das palestras. Realmente valeu a pena investir R$ 70,00, apesar de ser um valor maior que o do ano passado (se não me engano foi R$ 40,00 da outra vez).
Porém, acredito que, em alguns pontos, houve situações em que não pude aproveitar melhor.
Meu transmissor não estava funcionando direito, e não pude acompanhar a tradução da palestra do gringo. Achei melhor tentar acompanhar ouvindo ele diretamente.
Em termos de instalações preferi a do ano passado, pois o anfiteatro era melhor.
Também não ofereceram CD com o conteúdo do material, como ocorreu ano passado, mas pelo menos esse ano teve lanche na hora do almoço.
Mas apesar disso tudo estão de parabéns os organizadores do evento.

fabio.nascimento

Bom, não poderia passar pelo topico sem destacar o seguinte:

Palestras de alto nível.

Em especial a palestra do Emmanuel Bernard realmente abriu novos horizontes, pelo menos pra mim.

Na verdade já estou até encomendando o livro dele com a ajuda do desconto que ganhamos.

Abraços e parabéns Caelum pelo nivel do evento.

Fabio Nascimento

nbluis

Filmagem, Fotos ??

RaulCarlin

Eu só não gostei de uma coisa, não ter ganho o Wii… hehehehe

Curti muito a palestra que mostraram o ExtJS, sabe aquelas coisas que você só ouve falar e nunca viu? Pois é, essa era uma delas…

Achei show de bola o evento!

Luiz_Aguiar

Eu assiti todas as palestras, comi pouco, só sai uma vez pra ir ao banheiro, por merecimento técnico o Wii deveria ter sido dado pra mim!

Adolfo_Rodrigues

A palestra do Sérgio foi show de bola. As do Guilherme, do Emannuel sobre o Hibernate Search e a do Kung também foram de altissímo nível. Excelente o evento, muito bom mesmo :smiley:

rodrigoy

Epa… minha agenda não deixa muita margem para comparecer em eventos. Esse no domingo achei legal. Gostei muito das palestras do Guilherme, do Sergio (essa foi um show), do Emmanuel, do Kung e também as demonstrações Open Source do pessoal da Caelum feita pelo Paulo (estou baixando o Stella, já vou usar para NF eletrônica).

Parabéns pela iniciativa e pela organização!

Luca

Olá

Também gostei muito.

O Sérgio conseguiu mostrar DDD em poucos minutos, apesar do cliente dele ser bem cachorro. A palestra do Gulherme, tudo bem, também gostei, tudo bem…

Uma dúvida: o que tinha no suco de laranja do Fábio Kung? Aquela história do GUJ 3 em rails ser 7 vezes mais rápido…humm… 7 é número de mentiroso.

Coisas novas para mim: novidades do JPA, HibernateSearch, ExtJS, Stella, conhecer gente que só conhecia de GTalk ou de ler o blog e de saber que não há mais bala de prata. Poxa, era tão bom no tempo em que ainda haviam…

Ah, antes que eu me esqueça: a tela da palestra do Guilherme e do Tiago sobre ExtJS me lembrou do Maker pelo jeitão e pelas cores. Alguém teve esta mesma impressão ou meu suco também estava Tubainado?

[]s
Luca

Pedrosa

Cheguei na metade do evento, gostei das palestras que assisti, interessante o projeto Stella, Ruby só faltou um demo em 5 minutos para matar os desenvolvedores Java de Raiva, realmente EXT JS já conhecia, encontrei o Bregaida que conhece todo mundo deveria ser político, o Luiz Aguiar e o Pafuncio, evento de alto nível.

Alessandro_Lazarotti

O evento foi bem legal. Só acho que o pessoal poderia se mais discreto:

"Põe na frente mas não mexe atrás ", poderia ter sido falado fora do microfone :smiley:

Luiz_Aguiar

Continuo achando que o Wii deveria ser meu rs

RaulCarlin

O “põe na frente e não mexe atrás” foi a pior descrição(pelo lado irônico) de modal que eu já ouvi…hehehehhe

Uma coisa que eu não entendi foi que, o pessoal do JRuby, estava tentando convencer que é bom ou convencer que é complicado demais e não vale a pena?

Tipo, compra esse carro aqui, mas já se prepara que você vai ter muitos problemas com ele…

Fabio_Kung

Meu suco tava turbinado! hehehe

Luiz_Aguiar

Na verdade fiquei com algumas dúvidas, acho que vou criar um topico no forum de Ruby pro Fabio responder e outros também, acho que pode ser válido.
Acabei ficando com mais medo do que me motivando com Rails rsrs

Adolfo_Rodrigues

O Kung tentou passar a mensaem (e acho que ele passou) de que devemos nos preocupar em usar a ferramenta certa pra resolver os nossos problemas. E pra acabar com muitos argumentos daqueles que criticam o JRuby/Rails sem ao menos conhecer, deu uma bela aula de arquitetura e compartilhou com a gente um ótimo caso do mundo real. Formidável!!!

Luiz_Aguiar

Ta lá, pra quem interesar o assunto da palestra do Kung, espero que ele e outros feras participem.

http://www.guj.com.br/posts/list/0/91312.java

Alessandro_Lazarotti

Concordo, só acho que vale mencionar que o GUJ3 não esta cabalísticamente (uma palavra melhor para descrever o “7x”, rs) mais rápido do que sua versão em Java, e sim o GUJ3, com Cache, esta muuuuito mais rápido do que a versão atual.

Tanto faz se é JRuby ou Java, o problema de resposta foi otimizado graças a Cache.

Emerson_Macedo

O evento foi muito legal. A única coisa que não foi legal …

Foi eu não ter ganho o WII :frowning:

Paulo_Silveira

Lezinho:

Tanto faz se é JRuby ou Java, o problema de resposta foi otimizado graças a Cache.

exato!!! esse foi o proposito. voce tem de aprender profundamente a tecnologia para so entao poder culpa-a de que “nao funciona” e essas coisas!!!

thadeurc

Luca:
Olá

Também gostei muito.

Ah, antes que eu me esqueça: a tela da palestra do Guilherme e do Tiago sobre ExtJS me lembrou do Maker pelo jeitão e pelas cores. Alguém teve esta mesma impressão ou meu suco também estava Tubainado?

Luca, tiago nao, Thadeu :slight_smile:

henriquedamota

Boa tarde!

Gostei muito do evento, foi de alta qualidade mesmo!

A palestra que eu mais gostei foi a do Kung(jruby), por apresentar(pelo menos pra mim) uma das possíveis apostas pro futuro de TI.

Sem contar as do Emmanuel… muito fera ! Quando eu cresce quero ser bom que nem ele… hahaha :smiley:

Bom, espero que ano que vem tenha mais…

Abraços a todos e Parabéns pela organização !

Luca

Olá

Mil desculpas, acho que ainda estava sob os efeitos stellares e tubainados do suco de laranja do Fábio Kung.

[]s
Luca

Eduardo_Bregaida

A palestra do Sergião de DDD tava demais, pena que não deu pra passar mais coisas, a palestra do Moreira com o Thadeu tbm foi show de bola.
Quero ver o link do Stella, vai ser mto útil aqui no projeto.

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

leobessa

rodrigoy:
[…] as demonstrações Open Source do pessoal da Caelum feita pelo Paulo (estou baixando o Stella, já vou usar para NF eletrônica).

Oi Rodrigo,
obrigado pelo interesse no Stella.

A NF eletrônica está no roadmap do Stella.

Por enquanto as funcionalidades implementadas no Stella são validação de CPF, CNPJ e Inscrição Estadual de alguns estados, e geração de boletos do Banco do Brasil.

Abraços

Fabio_Kung

Obrigado pelos comentários gente. O outro tópico que o Luiz criou acho que vai exigir uma resposta maior, mais tarde respondo.

Oi Raul,

Não quis convencer ninguém nem de que é bom nem de que é ruim. É o que comentei no começo, algum tempo atrás tinhamos que explicar o “por que?”. Eu tentei focar no “como?”. Ser “bom” ou ser “ruim” vai sempre depender do contexto.

Foram exatamente essas as mensagens que eu queria passar!

bmentges

Galera,

O evento foi muito foda. Parabéns à Caelum por toda a organização, que foi perfeita, ou bem próxima da perfeição. Pouquíssimos atrasos, palestras excelentes de alto nível, comida bem servida, tinha até fone com tradução simultânea pra galera que não fala inglês ainda :stuck_out_tongue: (tem que aprender galera!!!)

Foi excelente conhecer uma galera nova, rever o pessoal de outros eventos, e ver que estamos caminhando pra um mercado de software mais digno no Brasil.

Mais uma vez, parabéns :slight_smile:

boaglio

Isso sem falar do Option e Command e + (plus) faz o zoom no Mac OSX :lol:

qmx

O falando em java '09 deveria ter uma palestra: Desmistificando MacOS (por fábio kung). :twisted:

thadeurc

Fala serio! o pior eh q o kung ja tinha me ensinado como dar o zoom… faz parte :slight_smile:

o emmanuel me disse depois q tinha um outro modo de fazer isso… O importante foi o kung estar presente.

So um comentario sobre a palestra de rails. Teve uma frase que o fabio falou que conseguir me convencer do motivo pelo qual as pessoas estao apostando em ruby: “Tempo de maquina eh mais barato que tempo de programador”. O Caue me disse, durante a palestra do fabio, que a produtividade era muito boa… Uma unica coisa q me deixa com a pulga atras da orelha com relacao a usar ruby em um projeto extremamente grande seria que esta por tras do ruby. O caue, quando perguntado sobre isso me disse que existe uma empresa (nao me recordo do nome agora).

O kung tambem disse que, no comeco o java era rotulado de lento ( e realmente era) e, nem por isso foi abandonado (gracas a deus! imagine o vb dominando o mundo?!). Eu estou convencido de que ruby merece respeito e eh uma boa escolha como tecnologia. So tenho um pouco de duvidas em que tipo de projeto ele eh a melhor escolha.

Bom, isso serve para dar os parabens pela claridade da palestra do fabio (e pelas dicas de mac :D)

RaulCarlin

Eu sei, me expressei mal, é que fiquei com a sensação de “pô, mas pra quê então?”…

Aliás, achei ótimo seu conteúdo, me abriu mesmo os horizontes para este assunto, mas como disse, se eu fosse levantar os prós e contras do que você demonstrou, pra MIM, Ruby/JRuby/Any Ruby não vira no momento…

Mais ou menos isso que quis dizer! :slight_smile: e parabéns!

caueguerra

falava em relação a rails… e o nome da empresa é 37Signals

rafagil

Muito bom o evento,

Prós:

Palestras de ótima qualidate (particularmente gostei muito da do Sérgio)
Bastante qualidade (lanche, infra-estrutura, tinha até camiseta) mesmo tendo custo baixo.
Várias dicas de MacOSX :twisted: (aliás, todo mundo usando mac, he he he, DIE Windows!!!)

Contras:

Não ganhei o Wii :frowning:

No geral, estão de parabéns, e tenho certeza de que o proximo será melhor ainda :slight_smile:

rdantas
Talvez, mas se adotarmos outro critério, tipo distância, ele seria meu....rsrsrsrs

Viajei 500km +/-…kkkkkkkk :stuck_out_tongue:

rdantas

RaulCarlin:
O “põe na frente e não mexe atrás” foi a pior descrição(pelo lado irônico) de modal que eu já ouvi…hehehehhe

Uma coisa que eu não entendi foi que, o pessoal do JRuby, estava tentando convencer que é bom ou convencer que é complicado demais e não vale a pena?

Tipo, compra esse carro aqui, mas já se prepara que você vai ter muitos problemas com ele…

Cara, tive a mesma impressão que vc, sinceramente, fiquei até com medo de usar. Mas o evento foi mto bom.

Parabéns Caelum e equipe… Espero que continuem nesta trajetória de sucesso

Guilherme_Moreira

Opa pessoal, blz?

Minha explicacão do modal não foi proposital, vocês tem a mente muito poluída :smiley: !!!
Sobre o JRuby, realmente a estrutura de como ele funciona por dentro pode até ter ficado complicada mesmo, porém quando programamos em Ruby, ele se torna uma linguagem muito poderosa pela facilidade de escrever códigos e por suas ferramentas já existentes! Então a principal mensagem que a palestra de JRuby quis trasmitir é que os problemas que supostamente ou verdadeiramente o Ruby tem, a comunidade tem se esforcado para corrigir e melhorar!

Não se esquecam que Java também não era a melhor coisa do mundo na versão 1.0, mas pela suas idéia e melhorias, hoje ela se tornou uma linguagem fundamental para muitas empresas e creio que para a maioria de nós GUJeiros!!! :smiley:

sergiolopes

Obrigado pelos elogios pessoal! (ao evento e em particular à minha palestra)

Realmente faltaram uns ~10min no final para eu concluir com mais calma hehehe
A idéia principal da palestra eu consegui passar, mas na conclusão eu ia falar mais do Domain Model, modelos Anêmicos e comentar um pouco das brigas de Repository que dão aqui no GUJ :slight_smile:

Claro que a palestra era introdutoria (pra quem pouco ouviu falar de DDD), entao nao dava pra ir tão fundo. Mas eu queria ter concluido melhor… o tempo foi mais curto do que eu imaginava hehehe (ou eu que falo demais hauhauh)

Enfim, vou escrever um artigo no Blog da Caelum sobre a palestra e pretendo concluir melhor lá :slight_smile: Recomendo depois a leitura a todos os interessados na palestra.

E lá na hora faltaram os agradecimentos! :wink:
A voz do cachorro foi feita pela minha amada noiva Thalyta e os fantoches foram emprestados do meu caro irmão Pedro (que é prof de educação infantil) :stuck_out_tongue:

Luiz_Aguiar

Alias, como vc fez aqueles fantoches lá Sérgio? rs
ichat? rs

maurenginaldo

O Kung comentou sobre o GUJ3 em Rails e depois fiquei pensando:

O maior site de discursão de java em língua portuguesa não ser feito em Java! Não seria ruim em termos de crescimento e “marketing” para a linguagem?
Imaginem os novos adeptos da computação que estão escolhendo o caminho para seguir, a linguagem que vão utilizar, se especializar, entrar no GUJ e ver que ele não é feito em Java. Será que não vão se perguntar: se o Java é bom, porque o GUJ (baseado em todas suas grandezas) não é feito em Java?

Concordo com a palestra do Gulherme que não existe “Bala de Prata”, que não devemos ficar focados em uma só tecnologia, mas que o GUJ fosse reescrito, melhorando a utilização de cache, mas em Java, tendo o Java defeitos ou não, e…
…que fosse criado um novo portal de discursões voltado para Rails.

O que vcs acham? :?:

maurenginaldo

Complementando o post anterior com um velho ditado:

“Casa de ferreiro, espeto de pau.”

Luiz_Aguiar

Só para lembrarmos, o GUJ e o JForum são coisas diferentes hein… não vamos confundir as coisas.
:wink:

Fabio_Kung

Ótima questão maurenginaldo.

O GUJ continua sendo em Java! Esse é o charme da coisa toda. Nós queremos sim que as pessoas que estão começando agora tenham essa visão. A ferramenta certa, na hora certa!

E mais Java que isso quase impossível, já que estamos seguindo até a evolução do Java, que não deve ser visto mais como linguagem, e sim como plataforma.

Levando a sua preocupação ao extremo eu poderia retrucar com “mas como vocês usam xml, html, javascript, css, velocity, json, … no Grupo de Usuários Java? Façamos tudo em Java poô!”.

Alessandro_Lazarotti

… sorte que não deu tempo Sergio. Só iria ter desenvolvedor tirando tchaco da jaqueta, zarabatana, serra-elétrica, três-oitão emprestado do tiozinho que olha o carro na rua…

sergiolopes

Luiz Aguiar:
Alias, como vc fez aqueles fantoches lá Sérgio? rs
ichat? rs

Photo Booth! Tem os mesmos efeitos toscos do iChat hehehe
Só que permite gravar os vídeos ou tirar fotos…

Fiz as gravações no Photo Booth, editei os vídeos no iMovie, as imagens no Gimp e montei a palestra no Keynote :slight_smile:

sergiolopes

hahaha eu sei… o kung ate falou que ia ficar la pra ver a porrada hauhauhau

qdo eu fiz o DAO implements Repository fiquei olhando pra umas caras tortas la heheeh
mas eu nao ia chegar em nada muito polemico nao
o meu objetivo era apresentar a ideia do ddd e fazer o cara ir atras

e claro: qdo pensamos em ddd o fundamental é lembrar que nao existe uma unica solucao, um unico tipo de solucao padrao. pode ser q em algum outro lugar (ou outra mente desenvolvedora), o dao nao implemente repository por exemplo… sem problemas… só lembrar que o que conta é o Domain, e que seu Model deve refletir o Domain e não adicionar dificuldades pertecentes a detalhes de implementacao

Eduardo_Bregaida

Sergio Lopes:
Lezinho:

… sorte que não deu tempo Sergio. Só iria ter desenvolvedor tirando tchaco da jaqueta, zarabatana, serra-elétrica, três-oitão emprestado do tiozinho que olha o carro na rua…

hahaha eu sei… o kung ate falou que ia ficar la pra ver a porrada hauhauhau

qdo eu fiz o DAO implements Repository fiquei olhando pra umas caras tortas la heheeh
mas eu nao ia chegar em nada muito polemico nao
o meu objetivo era apresentar a ideia do ddd e fazer o cara ir atras

e claro: qdo pensamos em ddd o fundamental é lembrar que nao existe uma unica solucao, um unico tipo de solucao padrao. pode ser q em algum outro lugar (ou outra mente desenvolvedora), o dao nao implemente repository por exemplo… sem problemas… só lembrar que o que conta é o Domain, e que seu Model deve refletir o Domain e não adicionar dificuldades pertecentes a detalhes de implementacao

Hahaha Sergio, o pessoal da empresa adorou a palestra de DDD, só q eles tão putos com o Gui pq flw do Wicket, o pessoal lá é apaixonado por isso como sou pelo JSF hehehehehe :lol:

Moreira o Modal foi fogo “Coloca na frente q atrás ninguém mexe” ainda q o pessoal tentou se segurar mas n deu nao uhauhauhuah :lol:

maurenginaldo

O que exatamente vc quis dizer com isso?

Em partes posso concordar com vc, é que o html, css está tão imbutido em nossa história que nós nem levamos eles em consideração.

Abraços, :wink:

Fabio_Kung

O que exatamente vc quis dizer com isso?
Um pouco do que o próprio James Gosling já disse! :wink:

pellegrino

Kung, Sérgio, Paulo, Guilherme e toda a galera da Caelum.

Parabéns pelo evento, suas respectivas palestras foram realmente muito boas e a organização impecável.

@sergio: eu achei muito maneiro mesmo o fato de você ter utilizado o Struts como framework da sua aplicação pois tem muita gente por aí que não utiliza DDD e outras metodologias que valorizam a questão da expressividade do código por acharem que “com struts não dá pra fazer isso”. Achei muito maneiro mesmo.

@kung: muito foda sua palestra, cara! Deu pra mostrar, em detalhes, os pros e os contras de cada abordagem que você apresentou. Show de bola!

O resto, acho que já foi falado; você estão de parabéns mesmo!

Foi muito bom estar nesse evento. Ano que vem estaremos lá de novo, mas, dessa vez tem que rolar uma cerva no final! rs

sergiolopes

Oi Pellegrino!

Obrigado pelo elogio. Quis usar o Struts justo pelo que voce falou. Do ponto de vista do DDD, tanto faz o que voce usa na sua App Layer. Claro que, se usar algo mais avancado que Struts1, provavelmente muito daquele codigo (se nao todo) é inutil. Usando um framework com Injecao de Dependencias, movido a POJOs etc

Pessoal,

O Paulo postou um mini review no blog da Caelum, com fotos e tudo mais:

http://blog.caelum.com.br/2008/05/20/falando-em-java-2008-eu-fui/

PS. eu estou acabando de escrever meu post sobre a palestra de DDD (coming soon)

pablofaria

Viajei mais de 750 Km (mais ou menos 14 horas de ônibus).

E só tenho uma coisa a dizer…

O evento valeu a pena mesmo. Em todos os sentidos. Gostei muito das palestras, principalmente a do Guilherme…

Parabéns para o pessoal da Caelum…

boaglio

Não esqueça de colocar aquele diálogo:

Sérgio - “Será que eu devo criar um PeixeVO?”
Cachorro - “Hã?”

:mrgreen:

M

Bom, a todos, parabéns pelo evento. Achei excelente, palestras boas, comida boa, enfim, foi tudo muito bom.

Uma dúvida, sobre a palestra dos 7 hábitos (a melhor, na minha opinião): existe algum texto que trate do assunto de maneira tão concisa? Pelo menos algo que cite os 7 pontos?

sergiolopes

Conforme prometido, meu post de DDD:

http://blog.caelum.com.br/2008/05/26/domain-driven-design-no-falando-em-java-2008/

Como ficou meui grande, não abordei tudo da palestra. Vou escrever uma parte 2 em breve :slight_smile:

Criado 19 de maio de 2008
Ultima resposta 26 de mai. de 2008
Respostas 53
Participantes 29