Eventos em imagem

Olá a todos, esse é o meu primeiro post nesse forum entao caso faça algo fora do padrão peço que relevem…
Sou iniciante em programação Java, principalmente em Interface gráfica com o swing, awt e etc.
Quero fazer o seguinte: Colocar uma imagem no JFrame, tanto como um ícone do JLabel ou qualquer componente que seja, afinal de contas nao sei qual é o mais apropriado para o que quero… e quero trabalhar com eventos nessa imagem, de maneira que fosse possivel ter “areas especificas na imagem” e nessas areas os eventos, exemplificando, quero colocar a imagem de um MAPA, e nos pontos desse mapa poder clicar e assim tratar os eventos. Creio que seja algo bem simples de resolver, porém como nao tenho nenhuma experiencia com swing e awt nao sei como atuar, li mts tutoriais mas nao chei nada especifico sobre isso, de como criar “areas sensiveis” em uma imagem.

Peço que me ajudem o mais rapido possivel, obrigado :wink:

Aprenda a usar o MouseListener, no evento clique ele traz as posições do mouse

http://docs.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/java/awt/event/MouseListener.html

[]'s

Muito obrigado pela dica…
Tentarei resolver aqui, qualquer coisa volto a comunicar nesse topico, novamente muito obrigado!

Queria pedir novamente uma ajuda, nao consigo aplicar esses mouse events…
Poderiam me mostrar um exemplo de codigo para pegar mais ou menos a logica ?

Ou mais simples, colocar (via codigo, no braço hehe) uma imagem como icone de um JLabel que esta adicionado em um Container, e por cima dessa imagem, colocar botoes… e ai sim nesses botoes eu trato os eventos, como poderia fazer isso ? poderiam me dar exemplos de codigo ?