Tenho vontade de ir a enventos Java como Just Java, Conexão Java, etc… Porém sempre que fico pensando: vou gastar um bom dinheiro para ir (com passagens, hotel, etc) e provavelmente vou aprender coisas que poderia aprender de outras formas, sem gastar muito dinheiro.
Por que ir a eventos, se posso aprender tudo de graça pela internet?
Acho que a coisa mais legal de ir em eventos, é conhecer pessoas!
Trocar ideias com o pessoal da área e até fazer amigos. (além de conhcer lugares diferentes, caso precise viajar)
Com certeza Networking e fazer novos amigos é o mais importante desses eventos. Pena que faz tempo que eu não participo dos mesmos, ultimamente tá dificil achar tempo livre.
Mas pra quem tem tempo e grana para participar vale muito a pena.
Se a quantidade de Googles, Microsofts, Oracles, IBMs fosse proporcional a quantidade de networking o Brasil já teria dominado o mundo da computação há décadas.
Bom, independentemente disso eu vejo networking como uma coisa praticamente exclusivamente positiva. E é uma coisa que os Brasileiros fazem muito bem (comparado, por exemplo, com os Finlandeses).
Uma vez li algum artigo escrito por um americano que dizia que os brasileiros esperavam muito do governo, ou acreditavam que tinham direito a tudo sem nem se esforçar, e que o governo lhes deve coisa melhor.
Sei lá, talvez aí esteja a diferença entre um país desenvolvido e um subdesenvolvido, muita gente desse país acha que o governo é um pai rico e que vai dar tudo que precisamos.
Você que está dizendo. O maior problema é que tenho a impressão que o pessoal daqui vai fazer “networking” e desenvolver sisteminhas de controle de estoque ad infinitum, ao invés de desenvolver tecnologia, que é o que dá dinheiro.
[quote=Thiagosc]Você que está dizendo. O maior problema é que tenho a impressão que o pessoal daqui vai fazer “networking” e desenvolver sisteminhas de controle de estoque ad infinitum, ao invés de desenvolver tecnologia, que é o que dá dinheiro.
Por isso que não temos Googles, Microsofts, etc.[/quote]
Agora você deixou claro que nunca foi a nenhum evento.
Participar de cursos, seminários, congressos e similares é uma das melhores maneiras de se aprender coisas novas. Eu geralmente vou a todos que tenho oportunidade. Hoje mesmo irei na palestra do Guilherme no SouJava. Trata-se de um ótimo palestrante e sei que será muito útil assistir.
Discordo totalmente disso. Não que os brasileiros sejam os mais esforçados do mundo, mas que o sistema tributário/fiscal do Brasil sufoca os pequenos empresários é inegável. Nós temos as maiores burocracias para abrir novas empresas, impostos muito altos, má distribuição de renda (o que prejudica e muito alguns tipos de negócio), leis fiscais complexas e inflexíveis e etc.
O brasileiro tá acostumado com o dinheiro que o governo tira dele.
Discordo totalmente disso. Não que os brasileiros sejam os mais esforçados do mundo, mas que o sistema tributário/fiscal do Brasil sufoca os pequenos empresários é inegável. Nós temos as maiores burocracias para abrir novas empresas, impostos muito altos, má distribuição de renda (o que prejudica e muito alguns tipos de negócio), leis fiscais complexas e inflexíveis e etc.
O brasileiro tá acostumado com o dinheiro que o governo tira dele.[/quote]
são dois assuntos que não tem nada a ver com o tópico atual e poderiamos procurar um lugar melhor, ou no minimo um outro tópico para continuar esta discução, o que vcs acham?
PS.: só pra deixar registrado, concordo que a maior parte dos brasileiros é preguiçoso demais pra trabalhar, e acha que o governo deveria dar tudo de mão beijada, e também concordo que os impostos são abusivos, uma coisa não anula a outra, mas não vamos continuar com esta discução aqui para não desvirtuar o tópico, ok?
só para deixar a minha opinião, mesmo que seja exatamente a mesma coisa que outros ja falaram.
vale muito a pena ir nestes eventos sim!
o networking é o motivo mais importante, mas também se aprende muito de tecnologias novas, novos metodos de trabalho, o que as outras empresas e pessoas estão usando e fazendo …
alem dos amigos que se faz, que vale muito mais do que o simples networking profissional.
Se você é ou se considera o melhor programador da sua sala/empresa, deveria ir a estes eventos. Se não é, também. =]
É bom pra cair a ficha e perceber que ainda há muito o que aprender, e que existem muitas pessoas que pensam e fazem as mesmas coisas que você.