evolução Eclipse X NetBens

16 respostas
hvivox

Por que o NetBens evolui mais rápido q o eclipse.

Particularmente utilizo o eclipse para desenvolvimento, mas vejo que o netBens evolui mais rápido que o eclipse. Netbens já está na versão 6.8.1 quase todo mês o netbens muda de versão.

Parece que o eclipse é um ambiente fechado e sozinho. Acredito que os grandes desenvolvedores utilizam o eclipse, mas de nada adiante se o mesmo não contribuem para do desenvolvimento deste ambiente que vem ajudando mto desenvolvedores!

OBS: Acima afirmo que o eclipse PARECE um ambiente fechado e sozinho. Não estou afirmando nada apenas fazendo uma comparação.

sds

16 Respostas

UMC

as duas IDEs são excelente!!
nada a dizer!
vlw
abs

davidbuzatto

hvivox:

Particularmento utilizo o eclipse para desenvolvimento, mas vejo que o netBens evolui mais rápido que o eclipse. Netbens já está na versão 6.8.1 quase todo mês o netbens muda de versão.

Parece que o eclipse é um ambiente fechado e sozinho. Acredito que os grandes desenvolvedores utilizam o eclipse, mas de nada adiante se o mesmo não contribuem para do desenvolvimento deste ambiente que vem ajudando mto desenvolvedores!

sds

Ops… A versão é 6.8 e não 6.8.1
E não é a cada mês. Cada versão sai normalmente de 6 em 6 meses. O que acontece é que normalmente sai uma versão e um mês depois sai um grande pacote de atualizações para aquela versão. Isso aconteceu com a versão 6.7. As versões anteriores, os pacotes x.x.1 sairam por volta de 6 meses tbm. No release roadmap do netbeans.org (http://netbeans.org/community/releases/roadmap.html) ainda não tem previsão para a 6.8.1, mas é bem provável que saia. Ah, e sempre tem atualização disponível para os módulos dentro de um release.

Quanto ao tópico, não acredito que o Eclipse seja um ambiente “fechado e sozinho” pois tem muitos grandões que apoiam a IDE. Talvez o motivo pelo qual o Eclipse tenha menos atualizações seja porque ele não é uma IDE propriamente dita e sim uma grande plataforma para instalação de plugins. O que você usa no Eclipse são os plugins. Se eu estiver falando bobagem, peço que os mais experientes no Eclipse me corrijam.

[]´s

Mikhas

Gostei desse termo.

Como usuário do Eclipse, acho ele muito mais flexível e customizavel que o NetBeans. Já tentei Diversas vezes utilizar o Netbeans mas definitivamente acho muito melhor o Eclipse em questão de usabilidade e performance.

hvivox

Esse tópico não tem objetivo de criticar as ambientes citados! O objetivo é incentivar o desenvolvimento do eclipse.

É bem interessante seu conceito, não tinha visto o eclipse por esse lado. Posso ter me equivocado com algumas afirmações mas… é importante sobre isso!

sds.

davidbuzatto

Eu entendi isso. Tanto é que uso NetBeans e não falo mal do Eclipse.

Depende. Eu já acho que esse alto nível de customização acaba atrapalhando. O NetBeans permite que você crie plugins para ele. O NetBeans Platform é muito robusto, dá p/ fazer muita coisa.

Realmente gosto é gosto e não se discute. Concorco com você que a performance do Eclipse é maior que a do NetBeans, mas ultimamente o NetBeans tem ficado bem mais esperto. Enfim, ainda bem que tem os dois, melhor para nós. Quanto mais concorrência, mais eles vão evoluir :wink:

[]´s

K

As duas IDEs são muito boas, e acho que é questão de preferência. Quando eu comecei a trabalhar na área, era obrigatório o uso do Eclipse, e eu acabei me adaptando a ele (teclas de atalho, plugins, etc…). Já conheço bastante sobre Eclipse, e uso ele até hoje. Mas sei do potencial do NetBeans, e não descarto usa-lo futuramente. Conheço grandes desenvolvedores que usam NetBeans também.

O que eu vejo que acontece, é que, antigamente, o Eclipse era realmente melhor que o NetBeans, e muita gente daquela época se acostumou com o Eclipse e não o trocou mais. Mas hoje em dia o NetBeans ta junto, evoluiu muito e qualquer uma das duas IDEs é válida.

Abraços!

B

O Netbeans também é uma plataforma de software, e tudo que se roda nele também são plugins. Aliás isso acontece com várias IDEs, o Emacs tem até uma velha piada que ele é um ótimo sistema operacional, só faltando um editor de textos decente pra ele :wink:

M

Cara, bem legal a sua observação. E é totalmente coerente: se o Eclipse é uma plataforma para os plugins, porque ele sofreria constante atualizações? Quem sofre essas atualizações constantemente são justamente os plugins (esses sim, com alta atividade). Portanto o Eclipse como um todo não está abandonado, como dito lá no começo.

josenaldo

Tanto Eclipse quanto Netbeans são plataformas que aceitam plugins.

O netbeans evoluiu mais rápido porque a SUN resolveu investir no progresso dele como IDE mais do que a IBM no progresso do Eclipse.

As duas hoje são bem equivalentes. Eu uso as duas e muda mais como são feitas as coisas em cada um do que o que pode ou não ser feito.

O netbeans busca mias usabilidade. Pra isso, vem com tudo mais fáciol de usar e mais “pronto” pra uso.
O Ecluipse busca mais flexibilidade. Por isso, vem com uma instalação mais enxuta e tem mais plugins.

Só acho uma pena que elas não conversem mais entre si. Seria muito bom poder utilizar o que cada uma tem de melhor semtanta dificuldade pra fazer isso.

hvivox

Vc respondeu minhas dúvidas

Isso mesmo cara! ajudaria bastante. Uma idéia melhor ainda seria se juntassem tudo que o eclipse tem de bom somando com tudo que o netbens tem bom formando algo como:
ECLIPSE + NETBENS = ECLIPSEBENS OU NETECLIPSE
Estou brincando! mas seria uma otima idéia. Será que tem algum projeto para essa idéia? Derrepente alguém se inspira na idéia e desenvolve algo!

sds.

hvivox

O netbens oferece muitos recursos ótimos que aceleram muito o desenvolvimento, mas diversos desenvolvedores e empresas acabam se desestimulando na hora da manutenção do sistema. Um ponto fraco do netbens é esse acelera o desenvolvimento mas… acaba dificultando o entendimento do código.

Agora se o projeto Netbens voltasse os olhos para esse ponto seria fantatisco, acredito que mudaria o pensamento de muitos desenvolvedores.

sds.

josenaldo

hvivox:
O netbens oferece muitos recursos ótimos que aceleram muito o desenvolvimento, mas diversos desenvolvedores e empresas acabam se desestimulando na hora da manutenção do sistema. Um ponto fraco do netbens é esse acelera o desenvolvimento mas… acaba dificultando o entendimento do código.

Agora se o projeto Netbens voltasse os olhos para esse ponto seria fantatisco, acredito que mudaria o pensamento de muitos desenvolvedores.

sds.

Mas eles voltaram. O código que ele gera já nao eh bem organizado, rem relação ao que era antes. E k pra nós. Prefiro dez vezes o swing que ele gera a um códigogerado a mão… rs

J

A vantagem do netbeans na minha opinião está no fato da grande maioria dos plugins serem free. O Eclipse já acho muito comercial, sem desmerecer a qualidade. Mas o netbeans tem ótimos plugins gratuitos.

Felagund

Sempre achei horrivel a forma de manutenção de plugins do eclipse, é muito simples instalar agora pra remover ahuhuauhauha, senta que vai ser dificil.

O motivo pode ser pelo Eclipse ser mais estavel que o Netbeans, ou seja qto mais estavel menos atualizações.

Não ando mechendo muito no eclipse, fazem 2 releases que não uso ele, então não sei mto bem o que ele melhorou.

Mas eu acredito que ambas as ides são excelentes.

fredferrao

hvivox:

Particularmente utilizo o eclipse para desenvolvimento, mas vejo que o netBens evolui mais rápido que o eclipse. Netbens já está na versão 6.8.1 quase todo mês o netbens muda de versão.

OBS: Acima afirmo que o eclipse PARECE um ambiente fechado e sozinho. Não estou afirmando nada apenas fazendo uma comparação.

sds

Se era pra ser um tópico neutro e não mais um Eclipse x Netbeans, então voce ja começou errando com esta frase: Acredito que os grandes desenvolvedores utilizam o eclipse

Com relação ao tópico, acho que é o que o josenaldo ja falou, antigamente, bem antigamente mesmo, o netbeans realmente era muito ruim e o eclipse reinava, então a SUN decidiu invertir forte em cima dele, hoje ele esta ai forte. Hoje as duas IDEs fazem a mesma coisa, as duas funcionam na forma de plugins(sabiam que o novo iReport é um netbeans com plugin??), com a diferença que o netbeans ja vem com uma coleção de plugins pronto pra desenvolver.

hvivox:

sds.

Não entendi??? Se o código que voce esta falando é o código gerado pelo matisse, então voce tem que entender que aquele código NÃO é pra ser mexido na mão, tanto é que o Netbeans bloqueia aquele código e não te deixa alterar, ou seja, fez pelo matisse, altere e de manutenção pelo matisse, de resto outros códigos gerados, como entity beans e etc são normais, como qualquer IDE.

Scoobydoo

o kara… NetBens <— ???
Nunca usei esse…
Mas tanto o NetBEANS como o Eclipse são bons, eu uso os 2… ¬¬ :shock:

Criado 29 de janeiro de 2010
Ultima resposta 1 de fev. de 2010
Respostas 16
Participantes 12