Ex-programador Delphi -> novo programador Java

Olá, sou programador [color=“darkblue”]Delphi[/color] e estou migrando para [color=“darkred”]Java[/color].
Gostaria de umas dicas…

Qual ambiente de desenvolvimento que eu posso usar para elaborar de uma maneira facil o layout de minhas aplicações? JBuilder? Eclipse? Outro?
Eu estava tentando usar o eclipse, mas parece que ele precisa de plugin(s) para o desenvolvimento visual, é verdade isso? Se sim, vocês me indicariam algum?
Valeu, espero dicas…

Recomendo aprender a linguagem a fundo antes de comecar a desenvolver interfaces graficas - isso vai te ajudar MUITO.

No mais, voce pode pegar o Eclipse e instalar o VEP (que eh o plugin com editor visual pra ele). Mais informacoes aqui no GUJ mesmo, é só pesquisar :wink:

O Eclipse é uma boa escolha. Normalmente programadores Delphi (eu inclusive) tendem a migram para o JBuilder. A Borland não é boba e fez o JBuilder o mais parecido com o Delphi possível. Ainda programo em Delphi, mas uma coisa que gosto em programar em java é que posso fazer de tudo utilizando somente ferramentas livres. Existe também o NetBeans que é de fácil utilização, mas aconselho o Eclipse mesmo, o leque de opçôes futuras é maior, sem dúvida.
Acho que no início você deve se ater mais a padrões e formas de programar que são bem diferentes de Delphi para Java como o acesso a banco de dados, por exemplo. A parte de Interface Gráfica sinceramente é um problema menor, já que arrastar e largar componentes é sempre igual.
A propósito, sobre interface gráfica no Eclipse você precisa de um plugin chamado VE e outros para dar suporte a ele. Veja neste post o que você precisa e o que deve fazer:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7363