alguem poderia me dizer se o codigo abaixo da o resultado correto ?
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassEx4{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){StringstrOriginal=JOptionPane.showInputDialog("Digite o número:");Stringnum=strOriginal;inttamanho=num.length();intsoma=0;if(tamanho==1)soma=Integer.parseInt(num);while(tamanho>1){soma=0;for(inti=0;i<tamanho;i++){soma+=Integer.parseInt(num.substring(i,i+1));}num=Integer.toString(soma);tamanho=num.length();}Stringresultado=strOriginal+"-"+soma;JOptionPane.showMessageDialog(null,"O número com seu dígito "+"verificador é: "+resultado);}}
dando uma rápida olhada no seu código ele vai dar o resultado certo sim, mas você deu uma complicada em algumas partes do seu código que poderia se simplificado.
Lavieri
depende de qual é o resultado que vc espera ^^
rodrigo.bossini
Cara, se entendi direito, vc ta querendo fazer a soma de 1 até n. Assim: 1 + 2 + 3 + 4 + ....+ n. Correto?
Se for isso, vc nem precisa de laço.
Se n for par, a soma de 1 até n é igual a: (n(n+1))/2.
Se n for impar a soma de 1 até n é igual a: ((n(n-1))/2) + n.
Em java:
importjavax.swing.JOptionPane;classTeste{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){try{//coloquei o try catch só pro caso de vc querer tratar o caso de o usuário digitar algo que não seja um número.intsoma=0;intn=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"digite numero"));if(n%2==0){//checa pra ver se o número é par.soma=(n*(n+1))/2;}else{//cai aqui se o número for ímparsoma=((n*(n-1))/2)+n;}JOptionPane.showMessageDialog(null,"Resultado: "+soma,"Resultado",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);}catch(Exceptione){}}}
wizardkronuz
rod.Attack
o exercicios é
n! significa n * (n - 1)! = n * … * 3 * 2 * 1
Encontre a soma dos dígitos do número 100!
pesquisei um pouco e encontrei o resultado de 648
só não sei se o código está correto
rodrigo.bossini
wizardkronuz:
rod.Attack
o exercicios é
n! significa n * (n - 1)! = n * … * 3 * 2 * 1
Encontre a soma dos dígitos do número 100!
pesquisei um pouco e encontrei o resultado de 648
só não sei se o código está correto
Fatorial é a multiplicação de n números, começando em n e terminando em 1.
A soma dos digitos não é a mesma coisa que fatorial. Não entendi.
T
thingol
Estou vendo que um monte de gente quer a solução para este problema:
“Ache a soma dos dígitos da representação decimal do fatorial de 100”.
Obviamente, o fatorial de 100 é, em representação decimal, 93326215443944152681699238856266700490715968264381621468592963895217599993229915608941463976156518286253697920827223758251185210916864000000000000000000000000 , como se pode constatar fazendo um programa qualquer. Esse pessoal quer achar a soma desses dígitos, que é 648.
J
JaVa_MaChInE
Não é que eu também tinha dúvida nesse exercício
wizardkronuz
thingol:
Estou vendo que um monte de gente quer a solução para este problema:
"Ache a soma dos dígitos da representação decimal do fatorial de 100".
Obviamente, o fatorial de 100 é, em representação decimal, 93326215443944152681699238856266700490715968264381621468592963895217599993229915608941463976156518286253697920827223758251185210916864000000000000000000000000 , como se pode constatar fazendo um programa qualquer. Esse pessoal quer achar a soma desses dígitos, que é 648.
hummmmm
seria algo assim então ?
o problema que depois do fatorial de 65 ele vira 0
publicclassEx5{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){longnumero=1;longresposta=1;longcont;while(numero<=100){for(cont=numero;cont>1;cont--){resposta=resposta*(cont);}System.out.println("Fatorial de "+numero+" é "+resposta);numero++;resposta=1;}System.out.println(resposta+" resultado"+(resposta*(resposta-1)));}}
T
thingol
A idéia do tal exercício é que você não use long ou int, mas um outro tipo de dado (java.math.BigInteger), ou então você bole uma maneira de achar a soma dos dígitos do fatorial de outra forma que não calculando o fatorial.
rodrigo.bossini
thingol:
A idéia do tal exercício é que você não use long ou int, mas um outro tipo de dado (java.math.BigInteger), ou então você bole uma maneira de achar a soma dos dígitos do fatorial de outra forma que não calculando o fatorial.
Não é necessário fazer esse teste, basta usar sempre a primeira fórmula.
Verdade cara, logo depois que postei a mensagem também fiz esse teste.
Interessante isso, se vc parar pra imaginar, dá impressão que se n for ímpar, o n sempre vai sobrar, não vai ser incluído na soma, usando a primeira fórmula.
Lavieri
rod.attack:
Lavieri:
Não sei fazer sem calcular o fatorial, se alguem conseguiu, por favor me ajude ^^
publicstaticvoidmain(Stringargs[]){intsoma=0;for(charc:fatorial(100).toString().toCharArray())soma+=Integer.valueOf(String.valueOf(c));System.out.println(soma);}publicstaticBigIntegerfatorial(longn){returnfatorial(BigInteger.valueOf(n));}/** * N! = N * [(N-1)!] * 1! = 1 * @param n * @return */publicstaticBigIntegerfatorial(BigIntegern){BigIntegernMinus1=n.subtract(BigInteger.ONE);return(n.equals(BigInteger.ONE))?n:n.multiply(fatorial(nMinus1));}
calcule o fatorial de forma recursiva:
int fatorial (int n){
if ( n == 0 || n ==1) // retorna 1 direto se n for igual a 0 ou 1
return 1;
return (n * (fatorial (n-1)); // retorna n *(n-1)!
}
esta recursivo... fui ate olhar no google, que tinha esquicido que 0! = 0 .... ^^
prefiro no lugar de estar n ==0 e n ==1 ... melhor testar apenas n ==0 ... sei que isso vai fazer passar mais 1 vez dentro da recursividade, porem eu vou evitar N testes a menos pois não terei mais o ||
por isso troquei a ultima linha q era....
"return (n.equals(BigInteger.ONE)) ? n : n.multiply(fatorial(nMinus1));"
por
"return (n.equals(BigInteger.ZERO)) ? n : n.multiply(fatorial(nMinus1));"
rodrigo.bossini
Lavieri:
rod.attack:
Lavieri:
Não sei fazer sem calcular o fatorial, se alguem conseguiu, por favor me ajude ^^
publicstaticvoidmain(Stringargs[]){intsoma=0;for(charc:fatorial(100).toString().toCharArray())soma+=Integer.valueOf(String.valueOf(c));System.out.println(soma);}publicstaticBigIntegerfatorial(longn){returnfatorial(BigInteger.valueOf(n));}/** * N! = N * [(N-1)!] * 1! = 1 * @param n * @return */publicstaticBigIntegerfatorial(BigIntegern){BigIntegernMinus1=n.subtract(BigInteger.ONE);return(n.equals(BigInteger.ONE))?n:n.multiply(fatorial(nMinus1));}
calcule o fatorial de forma recursiva:
int fatorial (int n){
if ( n == 0 || n ==1) // retorna 1 direto se n for igual a 0 ou 1
return 1;
return (n * (fatorial (n-1)); // retorna n *(n-1)!
}
esta recursivo... fui ate olhar no google, que tinha esquicido que 0! = 0 .... ^^
prefiro no lugar de estar n ==0 e n ==1 ... melhor testar apenas n ==0 ... sei que isso vai fazer passar mais 1 vez dentro da recursividade, porem eu vou evitar N testes a menos pois não terei mais o ||
Relaxa cara, eu que li sua pergunta errada. Você escreveu "não sei sem fazer o fatorial". Eu li "não sei calcular o fatorial"...hahahahaha
Mas 0! = 0 tá errado. 0! = 1 .
Veja:
n! = n * (n-1)!
com n = 1 temos:
1! = 1 * (0!) o que implica em 0! =1 :)
Lavieri
rod.attack:
Relaxa cara, eu que li sua pergunta errada. Você escreveu "não sei sem fazer o fatorial". Eu li "não sei calcular o fatorial"...hahahahaha
Mas 0! = 0 tá errado. 0! = 1 por definição.
sim sim... eu escrevi ali no post... 0! = 0 .... mais na solução ta la... 0! = 1 =x.... e no javaDoc tb
/***N!=N*[(N-1)!]*0!=1*@paramn*@return*/
T
thingol
Vou fazer uma pergunta.
Quantos zeros tem o fatorial de 1000, representado em notação decimal?
Atenção: a sua resposta não pode usar BigInteger.
rodrigo.bossini
thingol:
Vou fazer uma pergunta.
Quantidades de zeros = multiplicação de cada fator 5 e 2 do número 1000!.
Lavieri
thingol:
Vou fazer uma pergunta.
Pode BigDecimal ??? =x uhuhhuhu
victorwss
A soma dos digitos é fácil:private static BigInteger somaDigitos(BigInteger valor) {
BigInteger soma = BigInteger.ZERO;
while (valor.compareTo(BigInteger.ZERO) > 0) {
BigInteger valores[] = valor.divideAndRemainder(BigInteger.TEN);
soma = soma.add(valores[1]);
valor = valores[0];
}
return soma;
}Ou então:private static int somaDigitos(BigInteger valor) {
int soma = 0;
while (valor.compareTo(BigInteger.ZERO) > 0) {
BigInteger valores[] = valor.divideAndRemainder(BigInteger.TEN);
soma += valores[1].intValue();
valor = valores[0];
}
return soma;
}
EDIT: Erro apontado pelo ozix corrigido.
B
Bruno_Laturner
thingol:
Vou fazer uma pergunta.
public static int quantidadeDeZerosADireitaNoFatorialDeNRepresentadoEmNotacaoDecimal (int n) {
return n / 5;
}
T
thingol
Bruno Laturner:
thingol:
Vou fazer uma pergunta.
public static int quantidadeDeZerosADireitaNoFatorialDeNRepresentadoEmNotacaoDecimal (int n) {
return n / 5;
}
25! = 15511210043330985984000000 que tem 6 zeros, contraexemplo para sua fórmula.
victorwss
thingol:
Bruno Laturner:
thingol:
Vou fazer uma pergunta.
A do Victor parece estar certa. Como sabemos, o número dos zeros à direita de N! é o número de vezes que 10 consegue dividir N; ou seja, é o número de vezes que 5 consegue dividir N.
Traduzindo o programa do Victor, o número de vezes que 5 consegue dividir N! é o número dos números divisíveis por 5 que vão de 1 até N, mais o número dos números divisíveis por 25 (5^2) que vão de 1 até N, mais o número dos números divisíveis por 125 (5^3) que vão de 1 até N, e assim por diante.
Parabéns!
T
thingol
Para mais problemas desse tipo, dirijam-se a projecteuler.net. Foi daí que o professor do Java_Machine deve ter tirado o problema. (Eu gostaria de saber qual é o ranking do professor )
Eu to morrendo de vergonha aqui. Passei um tempão pra chegar nessa alquimia, rsrs:
public static int somaDosDigitos(long n) {
long d = 1;
int soma = 0;
while (d < n) {
d *= 10;
soma += (n % d * 10) / d;
}
return soma;
}
Ou seja, viajei. Só uma coisa, acho que você não testou seu código. Troque a linha 3 por
while(valor.compareTo(BigInteger.ZERO)==1){
Mas pelo visto a melhor idéia veio do thingol mesmo. Veja o teste abaixo para os dois métodos. Usei o fatorial de 10000 pra ter valor significativo:
importjava.math.BigInteger;publicclassFactorialDigitSum{publicstaticBigIntegerfatorial(intn){BigIntegerfat=BigInteger.ONE;for(inti=1;i<=n;i++){fat=fat.multiply(BigInteger.valueOf(i));}returnfat;}publicstaticintsomaDosDigitosComString(BigIntegern){intsoma=0;char[]digitos=n.toString().toCharArray();for(intc:digitos){soma+=c-48;// 48 é o 0 (zero) na tabela ASCII}// A subtração também pode ser feita como abaixo. Testei mas não houve queda no tempo.// soma -= 48 * digitos.length;returnsoma;}publicstaticintsomaDigitos(BigIntegervalor){intsoma=0;while(valor.compareTo(BigInteger.ZERO)==1){BigIntegervalores[]=valor.divideAndRemainder(BigInteger.TEN);soma+=valores[1].intValue();valor=valores[0];}returnsoma;}publicstaticvoidmain(String[]args){BigIntegerfat=fatorial(10000);longini=System.currentTimeMillis();System.out.println(somaDigitos(fat));longfim1=System.currentTimeMillis();System.out.println(somaDosDigitosComString(fat));longfim2=System.currentTimeMillis();System.out.println("Tempo somaDigitos: "+(fim1-ini));System.out.println("Tempo somaDosDigitosComString: "+(fim2-fim1));}}
victorwss
Não, não testei mesmo, escrevi direto aqui no GUJ. Valeu por apontar a falha, vou editar aquilo para arrumar (assim se alguém chegar aqui através google, pega aquilo certo).