Pessoal estou com o dinheiro já para fazer a certificação para Java, porém olhando cada umas das certificações já decidi em fazer a “Sun Certified Java Associate (SCJA)” que pelo que eu entendi é para quem é iniciante em Java, como é o meu caso em que não trabalho com a linguagem porém já fiz projetos nele para faculdade e também tive disciplinas sobre a linguagem.
Então gostaria de saber se com o conhecimento na qual eu tenho podem me dar a certeza de que irei ser aprovado no exame, ou será que é pouco? Já li livros sobre o assunto como o livro do DEITEL 6º Edição Como Programar ultimamente para me dar uma certeza maior dos meus conhecimentos e reforçar outros. Será que ainda assim vocês me recomendam a comprar outros livro? Já me falaram pra comprar o livro do Kathy, mas esse livro não é pra outra certificação?
Aguardo respostas, esse é meu primeiro post no fórum e espero que os amigos já certificados ou que irão se certificar possam dar dicas.
Bem, é o seguinte, você olhou o conteúdo da certificação SCJA?? Tem que saber o básico da linguagem, tem que saber pra que serve algumas tecnologias (JSE, JEE, JME, EJB, JSP, entre outras siglas), tem que saber o básico de Orientação a Objetos, UML…
Então é você que deve da uma olhada no conteúdo e decidir se você tem conhecimento suficiente pra prestar o exame.
O livro da Kathy Sierra é pra certificação SCJP, que por sinal é um bom livro pra se preparar. Mas com certeza vai levar bem + tempo que pra SCJA.
É isso ai, você tem que analisar o conteúdo das 2 certificações e decidir qual vai ser melhor pra vc.
A SCJA é bem introdutória mesmo. Já a SCJA é pré-requisito para as demais…
Opa meu amigo, seja bem vindo ao nosso espaço. Olha só, não desmerecendo a certificação SCJA, creio que seja melhor vc se preparar para a SCJP(programador), é uma das mas requeridas e inclusive é pré-requisito para qualquer outra que vc quizer fazer, com exceção da de Arquiteto. É interessante que vc compre o livro da Katie Sierra e estude uns 3 meses, lendo por dia umas 15 páginas. Seguindo essa dica vc termina de ler a primeira vez o livro em 1 mês, leva um outro pra reler e o outro só para responder aos mocks, ai vc estará pronto pra fazer a prova. Vale salientar que esses três meses é para quem não trabalha com a linguagem. Abraços, espero ter ajudado.
Acho que essa certificação SJCA não é muito difícil de tirar. Conheço gente que passou só dando uma lida na matéria. Mas pro pessoal de RH, que não conhece nada de TI, deve chamar a atenção.
A SCJP, que é mais difícil, também é pré-requisito para outras (SCWCD,SCBCD,etc), e a meu ver também agrega mais valor ao currículo.
É que realmente eu não queria me atirar com tudo na certificação para programador, tenho certeza que é bem mais complicada, ainda mais para pessoas que nem eu que só tive contato e ainda tenho com a linguagem na faculdade fazendo trabalhos e para por ai mesmo. Primeiramente eu queria conhecer como é a prova e ir se familiarizando e também já tirar um certificado para pegar mais confiança, por isso queria primeiro fazer essa mais básica.
Agradeço aos comentários e ajudas, vo dar umas reforçadas na matéria além de comprar o livro da Sierra para dar uma estudada geral e me sentir preparado. Se alguém mais puder ajudar já fica aqui meu agradecimento.