Exceção com numero, como resolver?

5 respostas
B

Ola Galera, como dar para voces perceberem sou novato em java, e estou com um problemão. Preciso Pegar um valor no banco, transformo em double e depois faço uma divisao de um valor que pego do campo texto, multiplico com o valor que peguei do banco, apos isso grava o valor calculado no banco. Até ai tudo bem, o problema é que se alguem clicar no meu botao incluir sem que o campo que recebe valor, tenha sido preenchido com o valor, eu vou ter uma Exception de divisao. Tive uma ideias e tentei fazer, que seria colocar dentro de um if(campovalor.equals(""){ faz o calculo}{else{ Mensagem(“Campo tem que ser preenchido”);} O problema é que todo calculo que faço dentro de um IF, so nao pode ser passado para gravar no banco, talvez exista alguma outra forma que nao conheço, caso alguem saiba, por favor me ajude…

obrigado desde ja.

5 Respostas

M

Batista, eu não entendi depois do “O problema é que todo calculo…” :roll:

B

é o seguinte, pego um valor da tabela de clites, esse valor eu multiplico com o valor que o usuario digitou dividido por 100 que sera igual ao percentual do valor que o usuario digitou. ate ai tudo bem. O problema é que se o usuario clicar no campo adicionar item no banco antes de digitar esse valor para calcular, ele dar um exceçäo. e nao sei como evitar isso.
se tudo for digitado perfeitamente, nunca terei esse problema.
ver se entendeu agora…

M

bem, mas a solução é simples, no evento de clicar o botão, tu tens q fazer um if pra ver se o cara digitou tudo certinho e se é realmente um número aquilo q ele digitou

B

Comcordo com voce, mas se coloco dentro do IF, O JBUILDER diz que o variavel que esta com valor para gravar no banco tem que ser inicializada primeiro,… se inicializo ela com algum valor, e gravado no banco o valor que coloquei na inicializaçäo dela, e nao o valor que ela recebeu dentro do if. Percebi que o que esta acontecendo é que tudo que está dentro do if morre lá.

K
vc tb pode usar um bloco try , que se algum erro ocorrer  uma mensagem de erro e os dados ñ são gravados

ex.:

try{

i=0/1;

i+=10;

}catch(Exception e) {

System.out.println(não é possível dividir um número por zero);

}

nesse caso ñ seja possível fazer o cálculo da divisão ele nem executa a segunda linha que soma i+=10;
Criado 26 de janeiro de 2005
Ultima resposta 26 de jan. de 2005
Respostas 5
Participantes 3