Exceção em um método

7 respostas
K

Olá, estou começando a programar um jogo de Pokemon (heheheheh) em java, bem básico, e me surgiu a seguinte dúvida:

Tenho um método que seta os atributos dos pokemons:

public void setField(int val, String fld){
    	String str = new String();
    	str = fld.toUpperCase();

if(val<0){
        	val = 0;
        }

if(val>100){
        	val = 100;
        }

if( str.equals("ATTACK") ){
    		this.attack = val;
    	}
    	else if( str.equals("DEFENSE") ){
    		this.defense = val;
    	}
    	else if( str.equals("SPECIAL ATTACK") ){
    		this.sp_attack = val;
    	}
    	else if( str.equals("SPECIAL DEFENSE") ){
    		this.sp_defense = val;
    	}
    }

Onde val é o valor que quero setar no atributo fld. Lembrando que attack, defense, sp_attack e sp_defense são atributos da classe pokemon.
Se o programador chamar setField(10, “attack”); ele estará setando 10 para o atributo attack.

Minha dúvida é: existe alguma exceção ou algum outro jeito de tratar um possível erro se o programador chamar o método com um fld que não existe, por exemplo, setField(10,“hello”); ?

7 Respostas

P

Ola,

Pelo que eu entendi, se por exemplo passar um numero negativo lançar um erro,certo (int)

Olha, eu acho que existem maneiras melhores, mas eu estou com muito sono, rsrsrs. Normalmente o pessoal usa Assertions para checar este tipo de problema. O uso de assertions é disponivel desde o Java2 1.4 .

Voce tambem poderia lançar um IllegalArgumentException no bloco de teste.

Mas eu acho que existe uma função mais específica para isso, nao estou lembrado agora.

Grato!

Ricna

Seria melhor você criar constatantes nessa classe, tipo:

private static final int ATTACK = 0; private static final int DEFENSE = 1; ......

Então usa um switch no lugar daquele monte de if…

public void setField(int val, int constanteDaClasse){

switch(fld){ case ATTACK: this.attack = val; break; ..... default: throw new Exception ("Valor inválido...etc"); }

Ricna