Exception in thread "main"java.lang.NoClassDeFoundError

Galera estou com um problemão.

Sou novo em java e estou tentando rodar algums programinhas, soh que quando tento rodar dah o seguinte erro.

[color=red]Exception in thread "main"java.lang.NoClassDeFoundError:. [/color]

eu já andei lendo aqui no forum a solução para esse problema, eu jah fiz configurei as variaveis de ambiente e mesmo assim não roda

o engraçado é que o “c:\JAVAC teste.java” está compilando direitinho gera o class e tudo

soh que o “c:\Java teste” não funciona dah o erro.

Gostaria de saber se quando eu configuro o classpath server tanto para o javac.exe quanto para o java.exe

desde já agradeço

esta acontecendo um erro de execução algo no seu programa naum funciona!!! mais passou pela compilação!! poe o codigo da sua classe aki pra gente analisar!!

class MeuPrograma {

public static void main(String[] args) {

int Idade = 18;
	
if (Idade < 18) {
	
	System.out.println("Não pode usar Javaa!!!");
	
}			

}

}

tem certeza que a $JAVA_HOME esta ok?!

certeza certeza eu não sei, pq em cada topico eu vi uma configuração diferente

mais eu fiz o seguinte coloque no java home o endereço do jsdk

e no path coloquei JAVA_HOME\bin

alguma ciosa assim

Aqui ele compilou e rodou normal!! confira de novo as variaveis de ambiente que o problema esta ai!

%JAVA_HOME%\bin

o certo eh assim!

e a variavel CLASS_PATH voce criou?!

criei não me lembro o que coloquei mais criei.

Cara tem como vc colocar a configuração ai pra min

configuração de tudo!!!

simsim o eskema eh assim… entra nas variaveis de ambiente ai vaum ser 3 variaveis:

JAVA_HOME --> C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_06 (caminho do jdk)

Path --> %JAVA_HOME%\bin;

CLASS_PATH --> .;%JAVA_HOME%;

Cara, existe uma grande possibilidade de isso estar acontecendo porque você esta executando o seu programa da seguinte forma:

java Classe.class

Quando deveria ser:

java Classe

Abraços,
Guilherme Chapiewski