Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFou
9 respostas
R
rochawilliamPJ
Boa Noite Turma, o problema é quando eu vou executar meu programa
java MeuPrograma
dar o seguinte erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: MeuPrograma
Quantas classes tem seu programa? Você criou packages para elas?
Digo isso porque se você tem apenas 1 classe com um método main então remova a instrução de seu código:
packageseuPacote;
Caso possua Mais classes tente armazenar o .java e o .class do seu programa dentro da mesma pasta e, nesta, apenas os .java das outras classes. Para estas, caso estejam dentro de pacotes(com instrução: package seuPacote), compile desta forma:
c:\Users\sech777>javac-d.suaClasse.java
depois rode suaclasseMain
c:\Users\sech777>javasuaClasseMain
P
phillPJ
Olá, parece que java não esta encontrando o .class da tua aplicação.
Você está excutando através do prompt??
caso sim veja se são estes comandos que vc está usando
javacMinhaApp.javajavaMinhaApp
onde javac é o comando para compilar e java é o comando para executar a aplicação já compilada, note que não precisa a extenção do arquivo certo? o java interpretará o .class automaticamente.
veja se é isso mesmo, caso contrario posta ae novamente, blz??
Até mais, Filipe.
J
jaireltonPJ
Verifique tambem o conteudo da variavel de ambiente CLASSPATH, se for windows, vá em:
painel de controle --> sistema --> avançado --> variaveis de ambiente, em variaveis do sistema, veja se tem uma variavel chamada CLASSPATH, se tiver veja o valor dela, deve ter um . (ponto), lá, ex.:
publicstaticvoidmain(String[]args){Stringurl="http://www.globo.com";System.out.println("Conheçam a Globo.com");System.out.println(url);}
}[color=“red”][/color]
P
phillPJ
Olá rochawilliam, vc está utilizando alguma IDE (Eclipse, NetBeans) ou está executando direto do prompt??
Qual o SO vc utiliza??
Caso for o windows faça o seguinte teste para verificar se a variavel de ambiente do java esta configurada corretamente:
no prompt digite cd %java_home% e presione o enter. Se a varivel estiver correta este comando irá direcionar para o diretorio onde o java esta instalado, faz o teste e verifica, certo?
se não foi isso posta ae novamente, ok?? Esse exemplo que vc postou deveria funcionar sem problema algum.
Att, Filipe.
R
rochawilliamPJ
Uso o Windows XP!
Digitei no Prompt
cd %java_home%
e falou que:
O sistema não pode encontrar o caminho especificado!
P
phillPJ
Pois bem, esse erro está acontecendo porque provavelmente as variaveis de ambiente do java nao estao funcionando, para saber como configura-las da uma olhada nos links abaixo: