Olá galera sou novo aki no forum e em java tb… sou programador php e agora quero mexer com java p/ web… to começando com um simples hello world pra ter a noção da coisa mas na hora de rodar o arquivo .class da esse erro Exception in thread “main” java.langNoClassDefFoundError: HelloWorld na hora de compilar ta blz sem erro nenhum mas na hora de rodar nda… será q tem algo errado na instalação do JDK?? eu segui alguns tutoriais aqui do forum para instalar e setar as variaveis classpath, java_home e outra q naum lembro agora hehe… qualquer ajuda eu agradeço ^^ 
Exception in thread "main" java.langNoClassDefFoun
18 Respostas
Em primeiro lugar posta teu código, e os comandos que você chama para compilar e executar.
Se você quiser saber a versão do JDK é so chamar
public class Teste {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("teste");
}
}
pra compilar -> javac Teste.java
e pra rodar -> java Teste
e dar aquele erro que falei java.lang not found e a versao do meu jdk e a mais nova… alguem pode me ajudar…
Faça o seguinte:
set CLASSPATH=.
javac Teste.java
java Teste
Veja o que acontece se fizer assim, se funcionar, é porque falta colocar um . (ponto) na sua variavel de ambiente CLASSPATH, aí basta edita-la e colocar.
tipo… as minha variaveis estao assim:
CLASS_PATH = .;JAVA_HOME
JAVA_HOME = D:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_01
PATH = D:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_01\bin
o engracado na hora de compilar naum da erro nenhum o arquivo .class e gerado normalmente mas na hora de rodar da o erro de java.lang notfound... obrigado ja pela ajuda e desculpa os errose q o teclado aki ta sem suporte a acentos… =/
Tente trocar o nome da variável CLASS_PATH para CLASSPATH
troquei e da na mesma coisa -> java.langNotFound bla bla bla… :sad:
hmmmm Eu ja vi alguma coisa dessas de ter que adicionar um ‘.’ (ponto) no seu classpath…
Só por curiosidade roda esses 2 comandos e diz a saida
D:\Documents and Settings\denis>javac -version
javac 1.6.0_01
D:\Documents and Settings\denis>java -version
java version “1.6.0_01”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.6.0_01-b06)
Java HotSpot™ Client VM (build 1.6.0_01-b06, mixed mode)
foi q saiu
tenta java -cp . HelloWorld
mesma coisa… to ja levando tudo isso aqui pra uma sessao de descarrego na universal… :sad:
Nao precisa de descarregao nao… e so vc dar uma olhada no tutorial de classpath da sun q vc acerta isso tranquilo.
me diz uma coisa a classpath é usada na hora de compilar somente ou na hora de rodar o arquivo .class ??
pq aqui pra copilar vai blz mas na hora de exibir “java HelloWorld” é q da esse erro…
CLASSPATH é usada na chamada a java tambem…
Só por curiosidade… Qual o nome do seu arquivo, e qual o código que está dentro dele?
o nome do arquivo é teste.java
e tem algo assim:
public class teste {
public void main(String[] args) {
System.out.println("teste");
}
}
bem simples né… copila legal mas na hora de exibir o erro aparece…
Se o nome do arquivo é teste.java pq você ta tentando rodar o java HelloWorld…
Tem que rodar o java teste…
eu ja criei um HelloWorld e naum foi… fazendo outros teste criei o teste.java eu sei q o nome da classe tem q ser o mesmo nome do arquivo… como disse compila numa boa sem erros mas na hora do java teste da erro de java.lang not found… vlw pela ajuda d todos ate agora ^^
Mais uma pergunta…
Voce esta rodando os comando para compilar e para rodar pelo prompt do dos, certo???
Seu .java e seu .class estão salvos em uma pasta e vc esta rodando os comando dentro dessa pasta, certo???
Vamo resolver esse problema…
corretissimo… os arquivos ta salvo numa pasta no desktop… e creio q o java ta funfando blz pq o admin do tomcat ta funcionando legal… e neste simples e misero teste naum funciona :sad: