Saudações pessoas.
Sou iniciante em Java e não consigo achar solução para o seguite erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundeError: Welcome1
Alguém poderia me ajudar???
Desde já muito obrigado.
Saudações pessoas.
Sou iniciante em Java e não consigo achar solução para o seguite erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundeError: Welcome1
Alguém poderia me ajudar???
Desde já muito obrigado.
Em primeiro lugar, lembre-se que se vc definiu uma Classe pública chamada Welcome1 o arquivo deverá chamar Welcome1.java, inclusive respeitando-se maiúsculas e minúsculas.
Se isso estiver certo, envie o código para o forum para que eu possa ver onde pode estar o erro.
Bom dia.
Cara, já estou quase chutando o gabinete…
Este é o código:
public class Welcome1 {
public static void main( String args[] )
{
System.out.println( “Welcome to Java Programming!” );
}
}
Não consigo achar o problema.
Para compilar uso: javac Welcome1.java
e para executar uso: java Welcome1.
Valeu mesmo. 8)
Aqui no GUJ, na secao de Tutoriais e Artigos, ha textos que explicam esse e outros problemas que o pessoal que esta comecando encontra. Veja la o " Classpath, entendendo o que é e para que serve" e “Os erros e dúvidas de um iniciante”
Rafael
Fique calmo e não destrua nada em casa…
Você definiu sua variável de ambiente CLASSPATH?
Pode ser que seja isso…
[]s
Valeu Rafael.
Vou navegar por aí.
Apesar das dificuldades iniciais, estou começando a gostar de Java.
Parabéns ao GUJ pelo excelente site.
Um forte abraço a todos e até mais… 8)
Cara, eu não sei nem que dia é hoje e você vem com CLASSPATH :lol:
Muito obrigado pela dica. Se quiser dar uma olhada no código, ele está mais acima nesta página.
Tanks…
Nossa… foi mal mesmo.
Pode deixar vou tomar mais cuidado com as respostas.
Que isso véio.
Foi só brincadeira.
Muito obrigado pela força.
Um grande abraço e até mais. 8)
Caro Kadu,
o CLASSPATH é apenas uma variavel de ambiente, onde vc declara suas classes e aonde elas estao, para q na hora da compilação, o Java encontre as mesmas.
Ex:
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:JavaTeste este.class;c:JavaTeste2iblioteca.jar
Alem de vc ter q declarar no CLASSPATH as classes q irá utilizar, vc deve adicionar um ponto, para q o Java ache as classes no diretorio raiz em q vc se encontra.
Ex:
set CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:JavaTeste este.class;c:JavaTeste2iblioteca.jar;.
Acho q isso ira resolver seu problema.
Se eu estiver errado, por favor me corrijam!
Um abraço.
Muito obrigado pela informação.
Sou iniciante e estava justamente estudando essa tal de CLASSPATH.
Estou tendo problemas para rodar uma aplicação simples. Algo como um Hello World.
Vou continuar estudando. Apesar de estar quase socando o monitor, não desisto tão fácil.
Valeu pela dica.
Um forte abraço. 8)
Cara, negócio é o seguinte. Comecei a brincar com java hj e to com o mesmo pau que vc. Caso vc já tenha conseguido fazer rodar seu programa que por acaso é igual ao meu, poderia me dar uma mão??
Desde já agradeço!!!
Abraço
8)
E aí véio, como vai essa força?
Estou quebrando a cabeça com esse exemplo que peguei no livro Java Como Programar 3ª edição e até agora nada.
O pior é que o catzo do código está certo pois o copiei do cd que acompanha o livro.
Bom, fica combinado assim:
Quem achar a solução primeiro, avisa ao outro. Beleza? 8)
Um forte abraço e até mais.
Fala meu irmão…
O pior é que tentei em 2 máquinas diferentes e deu o mesmo erro.
Mas blz então. Quem conseguir avisa o outro.
Aquele abraço
8)
Fala meu irmão, boa notícia pra vc, bom pelo menos eu consegui.
Aqui eu trabalho em rede, então coloquei uma linha de comando num arquivo da minha rede. No caso, uma rede novell, adicionei uma linha de comando no net$log.dat. Aí vai depender da rede. É que esse arquivo carrega antes do autoexec.bat e tb para eu poder compilar em qualquer computador da rede. Se vc não trabalhar com rede, vc tem que colocar no autoexec.bat.
Aí vai a linha de comando:
SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%
Cara, aqui deu certo.
Espero que aí tb funcione.
Forte abraço
pelo que vocês estão falando, acho que pode ser uma das duas coisas:
a variável de ambiente CLASPATH, não contém o caminho de onde você está tentando executar; Para resolver isso, configure o CLASPATH com o diretório em que a classe se encontra e execute da seguinte forma:
javac nomeDaClasse.java
java nomeDaClasse
respeitando os caracteres maiúsculos e minúsculos, e tmbém não colocando o .class no caso da segunda linha de código…
ou então utilize o seguinte comando para não precisar configurar o claspath:java -cp . nomeDaClasse
sendo que a classe deverá estar no dieretório atual;
Viví algo parecido a pouco. Tô chegando agora. Mas vou tentar ajudar, dividindo o quase nada que conheço.
Supondo que você use desktop sem rede e seja apenas usuário de window com pouca experiência com o promt do DOS e você esteja usando a IDE da SUN a J2SDK, que você pode baixar de graça, assim como os tutoriais do GUJ, você deve fazer o seguinte:
No window você cria um diretório, por exemplo: dentro do Meus documentos, majava (ou seja, “meus arquivos java”), e desloque para lá o seu arquivo.java
Até aqui a coisa está assim no window:
C:(barra invertida)Meus documentos(barra invertida)majava
Para o DOS, vai estar assim:
C:(barra invertida)MEUSDO~1(barra invertida)majava (ele mesmo só usa oito dígitos para se referir a um diretório ou arquivo)
Testa assim, estando no prompt do MSDOS digite: cd C:(barra invertida)MEUSDO~1 (e clik enter) depois estando neste diretório digite: DIR |more
A lista da esquerda estará como o DOS usa e entende os nomes dos diretórios; e a lista da direita como o window usa.
Agora você entendeu como deve digitar o Classpath, (no window) vá até C: e veja o arquivo Autoexec.bat, clik o botão direito do mouse e selecione “abrir”. Acrescente as linhas como recomenda o tutorial do GUJ para a instalação do J2SDK, prestando a atenção para a versão do J2SDK, que já não é exatamente a do tutorial, a Sun já disponibilizou uma mais moderna 1.4.1 e a do tutorial é se não me engano1.4.0. Mas de resto o tutorial tá mais que certo. Inclua o trecho:
(barra invertida)MEUSDO~1(barra invertida)majava
no classpath, salve o autoexec.bat e saia do editor de texto, e novamente abra o pront do DOS e digite:
cd c:(barra invertida)MEUSDO~1(barra invertida)majava (clik enter)
Estando no diretório digite: javac Wellcome1 ou o nome do seu arquivo.java (clik enter e aguarde um pouco a ampulheta vai aparecer e, provavelmente, no canto esquerdo superior do monitor irá aparecer a sua tela com o texto.
Caso o seu arquivo contenha algum bug (erro de digitação ou sintaxe etc) na tela do DOS vai aparecer o código de excessão, se tiver mais de 5, só irão ficar legíveis os ultimos.
Espero que ajude, se não … então relacha, por que existe uma infinidade de caminhos alternativos e não faltará amigos para dicar, certamente.
Nota: JDK ou SDK é a mesma coisa.
Onde se lê window leia-se window mesmo, afinal é uma só de cada vez.
Abraços,
Alfredo
Caros amigos.
Atualmente estou curtindo umas férias merecidas e por isso só acesso a rede a noite. ($$$) 8)
Por falar em férias, eu fico aqui curtindo Sol, praias vazias, nada de trânsito, nada de filas e vocês aí trabalhando… que coisa chata hein???
Vou mandar um cartão postal para cada um de vocês… :lol:
Falando sério
Caras.
Realmente o problema era a falta do tal de CLASSPATH.
Grande Otávio, achou o problema antes de mim hein. Véio, muito obrigado mesmo.
rt00107(???) e Alfredão , obrigado pela aula.
Digamos que agora eu consigo tocar o barco sozinho.
É claro que novas dúvidas surgirão e espero sempre poder contar com caras legais como vocês.
Se tiverem alguma dúvida sobre Java não me procurem (ainda) mas no que eu puder ajudá-los, podem contar comigo.
Um forte abraço deste iniciante que a cada dia passa a gpstar mais desta linguagem.
Obrigado a todos que responderam minha pergunta, aprendi muito com vocês.
Té mais cambada…
eduardo@dpd.epm.br 8)
Fala Kadu
De férias? que folga hein…
Deixa quieto, carnaval é minha vez… 8)
Mas falando sério, se tiver mais algum pipoco, passa pra frente que veremos o que conseguimos fazer.
Vê se não se salga muito aí.
Abraço
E aí Otavio, como vai essa força?
A melhor coisa das férias é que agora eu posso curtir minha gatinha por tempo integral
Ela completará cinco meses no próximo dia 23.
Sabe como é pai fresco (no bom sentido). Rindo à toa.
Falando Javanesmente [putz],
se aparecer algum rolo por aí, pode contar comigo também.
É com os problemas que aprendemos, e como diria aquele “velho deitado”: “A união faz a força.” (momento filosófico)
Até a próxima véio…
…e bons estudos.