Exception

Boas,

Por favor alguem ajude com este codigo :

try{ JasperReport relatorio = JasperCompileManager.compileReport("C:/iReport-1.2.1/Extracto.jasper"); Map parametros = new HashMap(); JasperPrint impressao = JasperFillManager.fillReport(relatorio, parametros); // no lugar do null poderia ser um datasource JasperViewer view = new JasperViewer(impressao); view.show(); }catch( Exception e ){ e.printStackTrace(); }

O que é que pode estar mal ? quando corro ele da me o seguinte erro no netbeans :

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/digester/Digester at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.compileReport(JasperCompileManager.java:142)

e ele aponta o erro para esta linha :
JasperReport relatorio = JasperCompileManager.compileReport(“C:/iReport-1.2.1/Extracto.jasper”);

Alguem pode me ajudar ?
Estou apenas querendo abrir um reporte atraves de uma class, sem ligação a base de dados.

Obrigado!
[size=“11”][color=“red”]* Editado: Lembre-se de utilizar BBCode em seus códigos - AnjoSupremo[/color][/size] :joia:

tente assim:

JasperReport relatorio = JasperCompileManager.compileReport("C:\\iReport-1.2.1\\Extracto.jasper"); 

e tb verifique se vc tem todas as libs necessárias ai, blz ?

tentei como vc recomendou e nao deu
Me devolve o mesmo erro ! :frowning:

quais libs vc tem na sua pasta lib da aplicacao ?

importei para o meu projecto as libraries do meu banco de dados e as do ireport: Report.jar e jasperreport-1.2.1.jar

Será que falta mais alguma library?

ta sim kra, importa os jars do jasper report kra, um q vem no project dele q vc vai ver q da certo, :smiley:

OK, abriu beleza , muito obrigado !

Mas ha um pequeno problema, quando abriu ele deu me uma mensagem que o documento nao tem paginas.
Será porque nao tenho nenhuma fonte de dados no meu report ?
queria passar os dados que estao na minha tabela para este reporte ! vc me ajuda nisso ?

Obrigado mais uma vez

E sim, vc pd trabalhar d e2 jeitos pra formar seus relatórios, usando consultas no relatorio mesmio, ou pasando collections pra o seu relatorio( q eu particularmente gosto mais ). Da uma olhada como fazer isso, qualquer coisa posta ai :smiley:

eu vou optar por escolher a 2 opção ( collections ) porque o meu relactorio é alimentado com dados que os utilizadores introduzem na aplicação. ou seja, o user preenche um determinado numero de campos e no final imprime o reporte. vc pode me adiantar ja algumas dicas sobre como defenir no ireport para que funcione desta meneira ?

acho que depois de eu perceber isso vai tar tudo mais facil !

tp… da uma procurada por tutos que fazem isso, ai c surgirem dúvidas poste aqui q agente te ajuda certo ?