Oi pessoal, eu sei que é uma pergunta boba, mas estive pensando e me ocorreu uma dúvida XD.
existem excessões que podemos reconhecer utilizando um simples IF , como por exemplo o caso da ArithimeticException. O que é melhor? Programar um IF para saber se não esta dividindo por zero e enviar uma mensagem, ou uma exceção IllegalArgumentException OU fazer um try catch verificando a ArithimeticExcetpion?
Eu acho que cada caso e um caso.
Existem casos onde caso voce trate dessa forma vai acabar realizando muitos aninhamentos de IFs o que torna o código menos legível.
rmendes08
De maneira geral, você deve escrever o seu código de maneira a evitar a ocorrência de runtime exceptions. Os outros tipos de exceções devem ser tratadas com try-catch ou então relançadas para serem tratadas em outro escopo
Emerson_Macedo
javando:
Oi pessoal, eu sei que é uma pergunta boba, mas estive pensando e me ocorreu uma dúvida XD.
existem excessões que podemos reconhecer utilizando um simples IF , como por exemplo o caso da ArithimeticException. O que é melhor? Programar um IF para saber se não esta dividindo por zero e enviar uma mensagem, ou uma exceção IllegalArgumentException OU fazer um try catch verificando a ArithimeticExcetpion?
valewww
( o guj tah bunito agora hein rsrsss)
Os objetos do seu sistema devem ter pré e pós condições em cada operação disponível. Se zero é um valor que está fora da faixa de valores que sua operação aceita, recuse e lance uma exception. Ex:
/* Definição da classe, etc .... */publicvoidfazAlgumaCoisa(intparam){if(!param>0||!param<10){thrownewIllegalArgumentException("param deve ser um valor entre 0 e 10");}/* Faz algumas coisas */intdivisaoMaluca=(100/param);/* Faz mais algumas coisas */}
Seguindo o exemplo, esse problema não aconteceria, pois a operação rejeitaria o valor 0 (zero).