Pessoal peço desculpas se coloquei no lugar errado. Fiquei em dúvida entre este fórum ou o de Persistência. É o seguinte eu tenho o mysql como RDBMS. Criei um banco de dados AddressBook. Tenho o mysql instalando com o WAMP. Fiz a aplicação para se conectar com esse banco de dados, usando localhost, assim:
"jdbc:mysql://localhost/AddressBook"
Importei a biblioteca MySQL Connector/J para a minha aplicação. E está tudo funcionando quando compilo e executo pelo NetBeans. Porém quando eu gero o jar…Ai vem a dúvida.
Se eu estou com o wamp ligado e executo o jar, o aplicativo funciona, se ele não está ligado, não funciona. E na pasta dlist, gerada quando se constrói um jar no NetBeans tem uma outra pasta lib com o jar do mysql connector/j. A minha dúvida é, e se eu quiser passar essa ferramenta para outro pc, como vou executar? O que é que tem que ser feito? Espero ter sido claro.
Sem o WAMP você não tem banco de dados, por isso ele não roda. Para comprovar implemente log ou tratamento de exceções.
Para rodar seu aplicativo em outras máquinas será necessário um DB MySQL e novas configurações de conexão ou uma réplica do banco utilizado no desenvolvimento.
Abraço,
A aplicação nunca funcionará sem o MySQL estar rodando.
A pasta lib criada é one as referências dos jars são colocados, ela deve acompanhar o jar do aplicativo gerado.
[quote=crmoreira]Sem o WAMP você não tem banco de dados, por isso ele não roda. Para comprovar implemente log ou tratamento de exceções.
Para rodar seu aplicativo em outras máquinas será necessário um DB MySQL e novas configurações de conexão ou uma réplica do banco utilizado no desenvolvimento.
Abraço,
[/quote]
E como eu faço para rodar em outra máquina? Se puderem me indicar algum artigo que vocês consideram bom, eu acc. Obrigado pela ajuda. Se puder me explicar um pouco melhor para clarear também agradeço que ficou um pouco confuso.
Todas as máquiinas onde você for rodar o aplicativo devem:
- Ter o MySQL instalado
- Ter o banco de dados e as tabelas criadas
E não esqueça de colocar a pasta lib, com o conector do MySQL junto ao jar.
[quote=drsmachado]Todas as máquiinas onde você for rodar o aplicativo devem:
- Ter o MySQL instalado
- Ter o banco de dados e as tabelas criadas
E não esqueça de colocar a pasta lib, com o conector do MySQL junto ao jar.[/quote]
Então para rodar em outras máquinas eu tenho que criar um instalador que além de instalar o meu jar, instale o MySQL e configure o DB com as tabelas, usuario e senha?
Não necessariamente.
Já pensou no tamanho da coisa toda?
Sugiro fazer algo que apenas verifique se o MySQL está rodando e execute um script para criar o banco de dados e as tabelas.
[quote=drsmachado]Não necessariamente.
Sugiro fazer algo que apenas verifique se o MySQL está rodando e execute um script para criar o banco de dados e as tabelas.[/quote]
Pois é o tamanho iria ficar muito grande. Mas e se não tiver o MySQL rodando? Ou então outra solução seria utilizar um banco de dados em um server e configurar o endereço dele ao invés de usar local né? Não esqueça de responder as duas perguntas por favor. Obrigado pela ajuda.
[quote=lucas_guj][quote=drsmachado]Não necessariamente.
Sugiro fazer algo que apenas verifique se o MySQL está rodando e execute um script para criar o banco de dados e as tabelas.[/quote]
Pois é o tamanho iria ficar muito grande. Mas e se não tiver o MySQL rodando? Ou então outra solução seria utilizar um banco de dados em um server e configurar o endereço dele ao invés de usar local né? Não esqueça de responder as duas perguntas por favor. Obrigado pela ajuda.[/quote]
Camarada, só tem como rodar a desgraça do programa que faz conexão com banco de dados se existir uma conexão com o banco de dados. Onde este banco está e de que forma o acesso será feito é algo que não interessa ao aplicativo. Outro detalhe é que, independente de onde, o banco possua as tabelas necessárias criadas, caso contrário, ocorrerão exceptions.
Como não interessa ao aplicativo onde o DB está e de que forma será feira a conexão se é nele que eu configuro o endereço do banco de dados? :? Desculpa a lerdeza, as vezes demoro a entender. :?