Executar código no cliente

Bom dia pessoas,

Estou com a intenção de migrar uma aplicação desktop para web.
Trata-se de uma aplicação GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), e por exigir muito espaço em disco (e outros requisitos), torna-se inviável o armazenamento dos documentos em um servidor remoto.
Me veio a cabeça uma solução, a qual estou começando a pesquisar hoje: tornar a aplicação web, e deixar os documentos no PC do cliente, e acessá-los remotamente usando applet ou outra tecnologia Java.
Com applet sei que se torna tarefa árdua, gostaria de saber de vocês, o que eu poderia usar nesse caso?
Nem precisam me explicar nada, apenas me passem algo para pesquisar, que me viro.

Se alguém puder me dar uma luz.
Agradeço desde já a todos da comunidade.

Abraços.

PS: postei sobre o mesmo assunto no fórum errado (Java Avançado). Se algum administrador ler este tópico, peço que remova o que está no outro.

PS 2: se não fui muito claro em algo, basta dizer que tento explicar melhor.

Nao vejo motivos para nao programar web no cliente tambem…
O gerenciamento das permissoes, estrutura, empresa, etc, no servidor central… mas com estrutura de arquivos em servidor local no cliente… acredito que um sistema central e webservices no cliente sejam suficientes…

Agora, quando você diz… “PC do cliente”… seria realmente no pc do usuario e não um servidor?
Respondi pensando em um ambiente corporativo…

Att,
Jonas

Boa tarde Jonas,

Desculpa a demora pra responder.

Então, quando digo “PC do cliente”, não me refiro a ambiente corporativo, pois não é uma aplicação para uso de uma rede local, e sim na web mesmo.
Terei o meu sistema em um servidor (plano de hospedagem na locaweb), e meus clientes acessarão via navegador (é claro, rs).

Mas preciso acessar diretamente documentos (arquivos pdf), nos computadores dos meus clientes (isso é um requisito essencial do sistema, não posso armazenar os arquivos no servidor, nem ao mesmo temporariamente).

Estou pensando em applet, e comecei a pesquisar hoje, estou a fazer um pequeno exemplo.

O que não sei ainda é se o applet é executado diretamente no pc do cliente (no navegador de quem acessou a aplicação), ou no servidor.
Estou a sanar essa dúvida, mas caso saiba a resposta, ficaria grato.

Muito obrigado pela atenção, um abraço!

$ERVER, basta criar um link para o arquivo,

eu tenho uma aplicação identica ao que você quer fazer,
está aplicação, está hospedada em em servidor remoto, sendo acessada por diversos clientes do Brasil e fora do Brasil, não apresentando problema algum.

Boa tarde aszarael!

Muito obrigado por estar me ajudando!

Então, mas a aplicação funciona fora do site? Se a resposta for sim, seria um problema pra mim, pois meus clientes são meio enjoados, hehe.

Eu tô pensando em colocar um applet (mesmo tendo todo esse trabalho de assiná-lo para poder ler arquivos nos PCs dos usuários).

O que você acha?

Um abraço, e muito obrigado novamente!

$erver, não entendi o que quis dizer com funcionar fora do site.

A minha aplicação é uma aplicação web, sendo possivel somente acessa-la pelo navegador, é não por outra maneira.

aszarael,

Mas um applet não executa localmente no pc de quem acessa o site?

Em vez de fazer uma applet, faça um web application.

aszarael,

Acho que não expliquei, ou não entendi direito: eu estou fazendo uma aplicação web.
Vou dar um exemplo de como ela funciona:
O cliente acessa o navegador, loga no meu sistema web.
A parte difícil é que o cliente/usuário (o usuário que acessou via navegador meu site/sistema), necessita fazer consultas em documentos (PDFs), em seu próprio computador.
Usando uma aplicação web + applet posso fazer isso, já estou inclusive testando.

Fui mais claro agora? Ou eu entendi algo errado?

Abraços.

$erver, talvez eu tb tenha entendido errado.

você quer fazer pequisa de documentos, por sua aplicação no micro do cliente ?

aszarael,

Exatamente isso.

Desculpe por ter complicado o que era simples.
Você já tem experiência com isso?

Abraços!

não tem logica nenhuma acessar um site web se o documento que precisa ser pesquisado está no meu computador local.

Impossível
não precisar se preocupar com cliente espertinho tentando ter a App sem pagar tá bom? Da pra barrar algumas tentativas com uma App local, mas além de não ser 100% garantido, eu perderia tempo com isso.

Mas obrigado pela opinião abraços.

Tô no celular acho que errei ali em cima: barrar tentativas de clientes mal intencionados querendo usar o programa sem pagar a manutenção

Cara,

para isso que você quer fazer, não seria interessante utilizar JQuery ?