Executar código no cliente

Bom dia pessoas,

Estou com a intenção de migrar uma aplicação desktop para web.
Trata-se de uma aplicação GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), e por exigir muito espaço em disco (e outros requisitos), torna-se inviável o armazenamento dos documentos em um servidor remoto.
Me veio a cabeça uma solução, a qual estou começando a pesquisar hoje: tornar a aplicação web, e deixar os documentos no PC do cliente, e acessá-los remotamente usando applet ou outra tecnologia Java.
Com applet sei que se torna tarefa árdua, gostaria de saber de vocês, o que eu poderia usar nesse caso?
Nem precisam me explicar nada, apenas me passem algo para pesquisar, que me viro.

Se alguém puder me dar uma luz.
Agradeço desde já a todos da comunidade.

Abraços.

PS: postei sobre o mesmo assunto no fórum errado (Java Avançado). Se algum administrador ler este tópico, peço que remova o que está no outro.

PS 2: se não fui muito claro em algo, basta dizer que tento explicar melhor.

Nao vejo motivos para nao programar web no cliente tambem…
O gerenciamento das permissoes, estrutura, empresa, etc, no servidor central… mas com estrutura de arquivos em servidor local no cliente… acredito que um sistema central e webservices no cliente sejam suficientes…

Agora, quando você diz… “PC do cliente”… seria realmente no pc do usuario e não um servidor?
Respondi pensando em um ambiente corporativo…

Att,
Jonas

Boa tarde Jonas,

Desculpa a demora pra responder.

Então, quando digo “PC do cliente”, não me refiro a ambiente corporativo, pois não é uma aplicação para uso de uma rede local, e sim na web mesmo.
Terei o meu sistema em um servidor (plano de hospedagem na locaweb), e meus clientes acessarão via navegador (é claro, rs).

Mas preciso acessar diretamente documentos (arquivos pdf), nos computadores dos meus clientes (isso é um requisito essencial do sistema, não posso armazenar os arquivos no servidor, nem ao mesmo temporariamente).