Tem jeito de executar um comando do Linux pelo java? qual seria o comando??
porque estou com um problema assim.
irei colocar um servidor Linux para a pessoa, onde irá compartilhar a adsl(speedy) e ser servidor de banco de dados, o problema que a ADSL é aquelas discadas ou seja, terei que ensinar o cliente a ir no linux e digitar adsl-start pra conectar, mas ele mal sabe mexer no windows, alias, sabe entrar no seu terminal windows, clicar duas vezes no icone do sistema e ja era…
Eu pensei fazer algo em Java que executasse no Linux, compartilhasse um diretorio no Linux pelo Samba onde teria esse programinha em Java, criasse um Atalho no Desktop do windows para o cara quando quiser conectar da duplo click no icone.
será que isso funciona? ou terei que ensinar o cara digitar adsl-start no linux?
nao queria isso pois o linux esta dedicado e nao gostaria que ninguem mexesse além do pessoal da empresa.
Deixa eu ver se entendi…
Voce possui uma ADSL DISCADA???
Bom Acredido que se for ADSL não é discada e nem sempre é necessário desconectar da internet. Mas para reconectar você não precisa ensina-lo a ir ao linux e digitar todo o comando. Basta vc criar no linux alguns bat pequenos que apontam para o mesmo caminho longo por ex.: 1 ou 2 … e assim por diante…
Quanto ao Java executar irro remotamente eu ja não saberia dizer.
Kra eu não manjo nada de linux e samba e naum entendi muito bem o que vc precisa… mas no java existe uma classe que você pode usar para realizar a execução de comandos … através dela por exemplo, você poderia abrir/executar o programa notepad.exe (Bloco de notas) …
Acho que voce ta complicando. Se voce vai ter uma maquina onde o speedy esta espetado, e as outras maquinas terao que usar esta conexao, o correto eh configurar a maquina onde esta o speedy como gateway ( vc vai isso com 1 ou 2 regras do iptables ) e configurar as outras maquinas para usarem como gateway a maquina onde esta o speedy.
Mesmo que voce fosse colocar um speedy por computador, eh soh vc colocar o adsl-start em um arquivo de inicializacao, geralmente dentro do /etc/init.d … por exemplo, coloque o comando no /etc/init.d/network, no final do arquivo.
Cara simplismente faça isso coloque o comando adsl-start no seu rc.local assim “nohup adsl-start&”, rc.local esta em /etc/rc.d, mais se vc quer que o linux fique monitorando a adsl para quando a mesma cair ele chamar ads-start novamente faça um script e coloque ele no cron do linux.
Não é discado, seu modem está trabalhando no modo BRIDGE veja se ele suporta ROUTER caso suporte vc pode colocálo como router assim é só configurar a placa de rede em qualquer sistema operacional e colocar o IP do modem como gateway que ja acessa a rede.