Executar comandos do Linux via Java

Tem jeito de executar um comando do Linux pelo java? qual seria o comando??

porque estou com um problema assim.

irei colocar um servidor Linux para a pessoa, onde irá compartilhar a adsl(speedy) e ser servidor de banco de dados, o problema que a ADSL é aquelas discadas ou seja, terei que ensinar o cliente a ir no linux e digitar adsl-start pra conectar, mas ele mal sabe mexer no windows, alias, sabe entrar no seu terminal windows, clicar duas vezes no icone do sistema e ja era…

Eu pensei fazer algo em Java que executasse no Linux, compartilhasse um diretorio no Linux pelo Samba onde teria esse programinha em Java, criasse um Atalho no Desktop do windows para o cara quando quiser conectar da duplo click no icone.

será que isso funciona? ou terei que ensinar o cara digitar adsl-start no linux?
nao queria isso pois o linux esta dedicado e nao gostaria que ninguem mexesse além do pessoal da empresa.

Quem puder favor me ajudar.
Obrigado

Deixa eu ver se entendi…
Voce possui uma ADSL DISCADA???

Bom Acredido que se for ADSL não é discada e nem sempre é necessário desconectar da internet. Mas para reconectar você não precisa ensina-lo a ir ao linux e digitar todo o comando. Basta vc criar no linux alguns bat pequenos que apontam para o mesmo caminho longo por ex.: 1 ou 2 … e assim por diante…

Quanto ao Java executar irro remotamente eu ja não saberia dizer.

Sem mais

Kra eu não manjo nada de linux e samba e naum entendi muito bem o que vc precisa… mas no java existe uma classe que você pode usar para realizar a execução de comandos … através dela por exemplo, você poderia abrir/executar o programa notepad.exe (Bloco de notas) …

Dá uma olhada no método exec da Classe Runtime:

try {
            Runtime.getRuntime().exec("c:\winnt\notepad.exe");
        }
 catch (Exception e){System.out.println(e.getMessage());}

falow …

Acho que voce ta complicando. Se voce vai ter uma maquina onde o speedy esta espetado, e as outras maquinas terao que usar esta conexao, o correto eh configurar a maquina onde esta o speedy como gateway ( vc vai isso com 1 ou 2 regras do iptables ) e configurar as outras maquinas para usarem como gateway a maquina onde esta o speedy.

Mesmo que voce fosse colocar um speedy por computador, eh soh vc colocar o adsl-start em um arquivo de inicializacao, geralmente dentro do /etc/init.d … por exemplo, coloque o comando no /etc/init.d/network, no final do arquivo.

Rafael

Cara simplismente faça isso coloque o comando adsl-start no seu rc.local assim “nohup adsl-start&”, rc.local esta em /etc/rc.d, mais se vc quer que o linux fique monitorando a adsl para quando a mesma cair ele chamar ads-start novamente faça um script e coloque ele no cron do linux.

Não é discado, seu modem está trabalhando no modo BRIDGE veja se ele suporta ROUTER caso suporte vc pode colocálo como router assim é só configurar a placa de rede em qualquer sistema operacional e colocar o IP do modem como gateway que ja acessa a rede.