Executar o .Jar passando parametro

3 respostas
rafael_lippert

Olá pessoal,
tenho pesquisado e não encontrado algo do tipo…

é o seguinte… sou desenvolvedor já em outra linguagem e estou migrando para o Java, tenho algumas coisas já em Java, como por exemplo a emissão de boletos JBoleto. E quero chama-lo pelo meu programa passando parametros, tipo:
emissao.jar [parametro1],[parametro2],[parametro3],…
e daí lá neste emissao ele fazer a leitura destes parametros passados na sua execução.

Alguem saberia me dizer como rodar o Jar passando parametros e como fazer pra reconhecer no Java estes parametros?

Obrigado,
Rafael

3 Respostas

jayro

Cara... vc pode fazer assim... no código fonte da classe principal vc tem o seguinte método main...

public static void main(String[] args)
{
     if (args.legth > 0 ) {

// faça algo aqui com o dado que se tem em cada campo do vetor

}

}

Basicamente é isso irmãozinho... na net pode ter alguma coisa mais completa...

:lol:

T

Usualmente eu faço o seguinte:

a) Crio um arquivo .bat ou .cmd contendo o comando desejado. Por exemplo, digamos que a classe principal de seu Jar “PontoDeVenda.jar” seja br.com.teste.PontoDeVenda e os parâmetros a serem passados são o nome do cliente e o número do caixa:

java -classpath PontoDeVenda.jar;MeuBancoDeDados.jar br.com.teste.PontoDeVenda "Padaria do Manuel Ltda. ME" 2345

onde “Padaria do Manuel Ltda. ME” é o primeiro parâmetro (que no main é o args[0]) e “2345” é o segundo parâmetro (que no main é o args[1]).

b) Ponho um atalho (shortcut) para esse arquivo .bat ou .cmd, lembrando que o diretório inicial deve ser ajustado corretamente no atalho, para que seja fácil achar o arquivo .jar.

c) Não se esqueça que no Windows, se o parâmetro tiver espaços, deve ter aspas duplas (como é o caso do nome da empresa do seu Manuel).

d) No Linux, escreva um arquivo-texto, modifique a permissão de execução com chmod ugo+x, e faça um atalho para esse arquivo.