Executar programa do lado do cliente via applet

Pessoal, é o seguinte, meu grande problema é:
Tenho uma aplicação intranet, onde utilizo o j2ee(servlets,jsp,etc…) e quando o caixa manda imprimir alguma coisa, precisaria de mais dinamismo, então pensei em fazer algo utilizando RXTX sem utilizar a interface do sistema operacional. Ateh ai blz, porque consegui fazer o programa acessar a LPT1 diretamente sem problemas…
O real problema é que precisaria executar esse programa que acessa a LPT1, mas como a aplicação roda server side ele não se comunica com o cliente diretamente e eu pensei nas Applets, que poderiam fazer o serviço localmente. Mas aí entra a politica de segurança da SUN, onde naum se pode executar, gravar ou acessar nada no HD através de Applets.
Gostaria de saber se existe uma maneira de deixar essa minha applet com acesso livre somente às máquinas que eu sei que vão usar impressão (instalando algo em cada uma, naum sei bem).
E como a idéia é de dinamismo a possibilidade de perguntar pro cliente no momento da impressão se ele deseja realmente executar a aplicação, está fora de questão.
Li algo sobre a java.police aqui no guj mas naum encontrei nenhuma explicação sobre, se alguém manjar do assunto, por favor responda.
Muito obrigado…