Pessoal, boa tarde!
Fiz um relatório no iReport que funciona direitinho, faz a conexão com o BD e me retorna os dados que desejo e funciona muito bem…
Minha duvida é a seguinte, como faço para executar esse relatório (.jasper) atraves de uma aplicação java???
Pesquisei no google mas os resultados que encontrei são todos com conexão, eu gostaria apenas de chamar o relatório que ja esta funcionando e pronto…
Tem jeito ou fora do iReport o .jasper não enxerga query que eu escrevi no Report Query???
Valeu…
Abraços…
-
Copiar bibliotecas jasper para java
Em C:\arquivos de programas\JasperSoft\iReport-1.3.1\lib
Copie todos os arquivos desta pasta com tipo Executable Jar File (exceto o xalan), para a seguinte pasta;
Na minha situação: C:\arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\jre\lib\ext\
-
Por padrao o relatorio.jasper é salvo na pasta em que se encontrada instalado o ireport , no meu caso:
( C:\arquivos de programas\JasperSoft\iReport-1.3.1)
você copia o relatorio.jasper para pasta onde tem a sua aplicação. Existe no Ireport uma opção para criar
por default a pasta que deseja que seja salvo o relatorio.jasper. (iReport /options / opção / Compiler / default
compilation directory -> informe o diretório).
-
No botão do programa exemplo (cadastro de clientes) faça a chamada pelo evento;
ex: new relatorio.relatCliente();
-
Pelo o que eu entendi o programa java que busca do banco e lista os dados você já tem, caso contrário
me envie um e-mail que anexo este programa.
Obs. finais - Fui coboleiro por mais de 15 anos, e estou indo para o java. Estou iniciando, e conforme estou
evoluindo surgem as dúvidas - acho que normal.
Na medida do possível se você puder me ajudar - A questão é a seguinte:
Eu tenho vários exemplos de programa que faz a manutenção de cadastro porém com um campo apenas na chave de acesso ao registro.
Preciso de um programa simples de cadastro que tenha mais de um campo na chave de acesso, para ver como fica a interação com
usuário na questão, alteração, exclusão e pesquisas. No cobol saberia como fazer, mas no java tudo é novidade, então necessito apenas
de um modelo de cadastro que tenha no mínimo 2 campos para acesso do registro (ex. 1-Data / 2-Fabrica) campos: pares, setor.
Se puderes me ajudar, meu e-mail: jurawelter@netwizard.com.br
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
Olá jason_voorhees, eu trabalho com Ireport e faço da seguinte forma eu gero o relatório pelo IReport, testo e depois para utiliza-lo atraves da aplicação, na propria eu realizo a conexao com o BD e na hora de chamar o .jasper eu passo como parametro a SQL, a outra forma que conheço de passar os dados para o relatório é atraves de um Map passado também como parametro na hora de chamar o .jasper, mas que eu saiba o .jasper não armazena a conexão nem a SQL, somente os campos que receberá valores como parametros.
rafael_ra e Juraci, obrigado pela ajuda…
Resolvi o problema fazendo um DAO para conexão com o BD e passando essa conexão para o relatorio.
rafael_ra o .jasper guarda a SQL sim, pois eu so passei a conexão e ele me retornou a consulta numa boa…
Abraços e obrigado novamente…
Hummm legal, achei q não guardava, mas o problema quando vc faz isso é o caso de ter que utilizar diferentes valores condicioniais neh! Mas blz.
Bom dia amigos, estou usando ireport 1.3.1 e estou usando ele pra fazer um formulário criado no netbeans, mais estou com uma dúvida, quero fazer o seguinte:
Um columnHeader
e embaixo
detail
isso umas três vezes
Coluna (nome dos campos)
Detalhe( nome puxado do banco)
Coluna (nome dos campos)
Coluna (nome dos campos)
mas no ireport não estou achando como colocar mais de um columnHeader e detail vocês saberiam me dizer como faço isso no ireport 1.3.1?
–
Douglas de Oliveira
site: www.interformacao.hbe.com.br
MSN: douglas.co@hotmail.com