Executar ShellScript em aplicação web com Tomcat

Pessoal, implementei um sistema (JSF) que executa um ShellScript para se comunicar com dispositivos scanners e digitalizar documentos.

Quando executo a aplicação à partir do Tomcat embutido no Netbeans, tudo funciona; o ShellScript é chamado e executa tudo o que tem que fazer conforme os parâmetros passados pela minha classe java. Mas quando adiciono o “.war” dentro da pasta “webapps” do tomcat instalado no Ubuntu (fora do Netbeans), o ShellScript não é mais executado.
Pensei que poderia ser restrição do usuário “tomcat6”, criado na instalação do tomcat por apt-get, já que ele não possui um shell; então alterei o arquivo “/etc/passwd” informando o “bash” como shel do usuário (não sei se basta isso para o usuário “tomcat6” ter o bash como shell). No entanto, isso não funcionou. O ShellScript continua não sendo executado.
Verifiquei todas as permissões, observando o usuário “tomcat6”, mas nada funciona.

O que devo fazer para resolver isso?

Valeu!

o mais provável é que sua aplicação não tenha permissões de executar o arquivo como root, já que isso em alguns casos requer permissões de super usuário.

[quote=otaviojava]o mais provável é que sua aplicação não tenha permissões de executar o arquivo como root, já que isso em alguns casos requer permissões de super usuário.
[/quote]Amigo, nenhum dos comandos nesse ShellScript requer permissão de root. Quando executo com meu usuário normal do sistema passando os parâmetros manualmente através do console, por exemplo, tudo executa perfeitamente, ou ainda se fizer à partir da execução direta no Netbeans, utilizando o tomcat embutido na IDE.
O problema é que o usuário tomcat6 criado na instalação sequer consegue aceder ao script, mas não sei como resolver isso. Já excluí esse usuário e criei novamente, definindo shell, mas assim o tomcat nem inicia; dá falha. Já alterei o arquivo “/etc/sudoers” para das os privilégios de root ao usuário do tomcat, mas também não funcionou.

O que mais posso fazer?