Executar Swing.jar c/ mouse no Linux

3 respostas
emanoel.almeida

Bem pessoal ja falei tudo no titulo, mas o que preciso é criar algum tipo de pacote, pode ser .jar que execute meu programa swing com cliques do mouse no linux kde ou gnome. Sem ter que digitar no console java -jar meuprograma.jar.

Se alguem puder me ajudar serei grato.

Abraço a todos.

3 Respostas

emanoel.almeida

Bem pessoal, depois de tanto fuçar achei a seguinte solução:

1 - coloquei minha aplicação(swingtabs.jar) na pasta /usr/local/

2 - criei um arquivo chamado swingtabs.sh e coloquei ele na pasta /usr/bin

OBS: Essa pasta(/usr/bin/) é a pasta onde o sistema procura pelos aplicaticos quando você executa um comando.

O arquivo swingtabs.sh conteve o segueinte:

#!/bin/sh
java -jar /usr/local/swingtabs.jar

em seguida dei premição de execução do arquivo com o comando

chmod +x swingtabs.sh

3 - Pronto agora se você digitar swingtabs.sh em um rum command ou console ele ira executar o arquivo swingtabs.jar pois o primeiro comando será equivalente a "java -jar /usr/local/swingtabs.jar

4 - agora você clica com o botão direito do mouse na área de trabalho do kde e escolhe a opção novo/link para aplicação e digite no campo comando, o comando que você quer executar, que no caso é swingtabs.sh

5 - agora você ja pode executar seu aplicativo apenas com um clique do mouse no link que você acabou de criou na área de trabalho.

Bom pessoal, agradeço a todos que postaram e se puderem acrescentar informações ao tópico serei grato.
Abraço e espero ter ajudado.

emanoel.almeida

Descobri maneira mais fácil pra aplicar no pc de clientes(testado em kde)

1 - Clique com o botão direito no mouse na sua aplicação.jar
2 - Escolha abrir com(open with) / outros(Other)
3 - Na caixa que abrirá para a escolha do programa, não escolha nenhum, apenas digite “java -jar” ou o caminho completo do aplicativo java que se encontra na instalação da sua jre, que no meu caso foi “/usr/local/java/jre/bin/java” então coloquei o comando como segue abaixo:

/usr/local/java/jre/bin/java -jar

ou

java -jar

4 - Marque a opção para ele sempre abrir aquivos desse tipo com esse comando.

Pronto, todos os aquivos jar no seu sistema linux já abrirá com o clique do mouse.

Um Abraço a todos. E boa sorte!

E

eu nunca tentei no linux, mas tenta o seguinte

seu .jar tem um arquivo MANIFEST.MF dentro dele? se não tiver crie com a seguinte estrutura
/META-INF/MANIFEST.MF, dentro dele deve conter as seuintes informações:

Manifest-Version: 1.0
Class-Path: lib/time1.0.0.jar --libs de dependencias
Main-Class: br.com… – mainclass

O Class-Path serve para voce apontar as dependencias da sua lib, caso não sejam padrão do java e é necessario importar para o projeto.
O Main-Class é a sua classe que contem o metodo main que deve ser chamado

tente colocar sempre o caminho relativo, dessa forma poderá ser executada tanto no Linux, como no Windows ou outro SO

Criado 17 de maio de 2008
Ultima resposta 20 de mai. de 2008
Respostas 3
Participantes 2