Executar usando package

2 respostas
S

Gente,

Estou tendo problemas ao tentar executar algum código que esteja usando um package. O erro é o java.lang.NoClassDefFoundError: <nomedaclasse> . Se eu retiro o package, o código executa normalmente, porém ao colocar o package ele  este erro. O que posso fazer para executar o código com o package? Fiz um código simples para teste, que é o seguinte:

package teste;

import <a href="http://java.io">java.io</a>.*;
public class teste
               {
        public static void main (String args[]){
	System.out.println("Sema");
        }
               };

Grata,
                                    Semíramis Ribeiro

2 Respostas

cezbatistao

tenta assim kra…

java -classpath . teste

falow…

dukejeffrie

Fala, pessoal.

Esse assunto é bem chato no começo, até pegar a idéia principal. Você pode enxergar uma classe como tendo um “nome completo” assim:

java.util.ArrayList

Outras classes do mesmo pacote conhecem a classe pelo “primeiro nome” (no caso, ArrayList).

Quando vc vai executar sua classe, vc tem que passar na linha de comando o nome completo dela. No seu exemplo, sua classe chama-se “teste”, então ficaria assim:

java teste.teste

Não parece importante no começo, mas é sempre bom dar nomes com letra maiúscula para suas classes. Além de vc correr o risco de receber mensagens estranhas do compilador, pode ficar muito difícil para outra pessoa ler seu código.
Existem muitos padrões para nomes de métodos, de membros, de classes, de pacotes, até de onde coloca as chaves. É uma boa ir descobrindo os vários e usando os padrões que vc gosta mais.

Boa sorte!!

Criado 7 de janeiro de 2003
Ultima resposta 7 de jan. de 2003
Respostas 2
Participantes 3