Executar

12 respostas
L

Galera,

Sou iniciante na liguagem java, portanto eu gostaria de saber qual o arquivo será o tipo executável? E como faço para gerar esse arquivo?

Obrigado!

12 Respostas

R

se vc entende executavel por arquivo q se vc der dois cliques executa, .jar…

ja verdade, “não tem” como fazer executavel em java
vc pode encapsular suas classes em um .jar, e esse .jar estara associado ao programa javaw, que ira executar o código dos .class no seu ;jar

L

Eu estou usando o NetBeans e quando eu clico em Build Project ele gera o .jar só que quando eu tento executar o .jar ele me dá a seguinte mensagem: “could not find the main class. Program will exit.” o que tenho que fazer para que ele funcione corretamente?

Obrigado!

F

É super comum a gente encontrar por aqui pessoas que tentan começar a aprender java através de um IDE como NetBeans, Eclipse, JBuilder, etc…

Bem o que tenho a dizer é que o melhor IDE para começar a desenvolver é o NotePad (ou até melhor o KWrite no linux).

Poxa, primeiro vc tem que começar entendendo o que é uma classe…
Objetos, métodos, método main, ou seja, o fundamentos…

Não adianta pegar o bonde andando, tem que começar do começo…

Por isso a dica que eu dou pra você é que vc feche o netBeans, procure um bom tutorial iniciante (aqui mesmo no PJ tem vários) e comece a estudar os fundamentos de java. Quando vc estiver bem familiarizado, vc abre o netBeans de novo…

Pq não faz isso?

té +++

B

provavelmente vc nao esta setando o main da sua classe no manifest.
Po feliprod não acho que aprender pelo notepad seja uma boa forma de aprender nao , concordo que a pessoa tem que antes saber o que são classes , interfaces , objetos etc. Tb acho que começar pelo netbeans tb nao seja uma boa escolha, pelo de ser uma ide grande e com muitas funcionalidades… agora se a pessoa ja deu uma estudada, ja leu uns tutoriais , nao faz mal nenhum começar com uma ide que tenha auto-complete …pelo contrario ela pode ate mesmo agilizar o aprendizado!

L

Bom, eu não sei isso ajuda, mas eu tenho conceitos e práticas de programação orientada a objetos, como também já trabalhei com c/c++, php, que são linguagens um pouco parecidadas com java. Aliás java é nativo de c. Acho que trabalhar com a ide não está me atrapalhando não, acho q pelo contrário, está acelerando o aprendizado, que é uma das coisas que preciso, aprender rápido.

F

Bom pessoal, me desculpem se pareci rude, não foi minha intenção.

O que quiz dizer foi que se vc começa com uma IDE tipo o NetBeans, ele faz muita coisa de forma automática, e isso é bom pelo lado da produtividade, mas dificulta para um iniciante na linguagem entender o que ele fez…

Por exemplo, crie um janela simples com swing através do netBeans e depois tente ler… Se vc for experiente, será fáci, mas se vc não souber o que são classes abstratas, fica mais difícil…

Concordo com o Brossi quando ele diz que uma IDE que tenha um auto-complete seja boa… mas para isso tem IDE’s mais simples que o NetBeans e melhores que o notePad… por exemplo o Jext, o JCreator, etc…

Que são simples editores de texto que colorem o código para facilitar e que autocompletam alguma coisa…

Agora, eu só dei uma dica, se quiser continuar usando o NetBeans, boa sorte… E pode contar com a gente que a gente ajuda no que puder…

té +

L

Onde posso encontrar para fazer download o Jext e o JCreator?

W

Jext - http://www.tucows.com/preview/194614.html

Jcreator - http://www.jcreator.com/download.php?productid=215952

B

eu comecei com o jcreator, gosto muito dele e indico , e a versão paga dele é muito boa tb !

V

Cara, isso me fez lembrar quando eu comecei a programar em Java, Java 1.1 usando notepad.exe e fazendo interfaces gráficas com Swing. Só não me perguntem como se fazia? eheehehe

Como as coisas evoluem, hoje já eh Java 1.5, to usando Eclipse como IDE e interface gráfica SWT ou JSP…

F

HEHEHE que chato hein…

Mas fala a verdade isso te deu mais segurança no que vc faz hoje, é ou não é?

Eu mesmo não me vejo aprendendo JAVA sem antes ter passado por um editor de texto sismples. No meu caso foi o Kate do Linux que não é tão simples assim. Pelo menos ele destaca (pinta) o código.

té +

M

esse de notepad cansa,
tipo o ideal seria um editor, simplesmente que deixe aparecer com outras cores o escopo java

eu ateh tenho um aqui do core java, mas nem usei e nao lembro direito o nome, acho que era pago tbm, mas vale a ideia :slight_smile:

Criado 17 de dezembro de 2004
Ultima resposta 19 de dez. de 2004
Respostas 12
Participantes 7