Executável java não abre pois não encontra o caminho do arquivo

Olá pessoal estou com um problema (dã). Estou desenvolvendo uma aplicação para calcular alguns coeficientes físicos das madeiras baseado na ABNT NBR 7190. Como na norma existem dezenas de tipos diferentes de madeira catalogadas com seus respectivos coeficientes físicos, estou criando um banco de dados simples para eles em arquivos txt (como podem perceber eu sei apenas o básico de java - nada de SQL ou algo parecido). Criei um package para armazenar esses arquivos (arquivosAux) e criei uma classe para realizar a leitura dos mesmos. Quando executo o programa na IDE (estou usando o NetBeans 8.2) ele roda sem problemas (nenhum exception ou warning aparece) mas quando eu crio o .jar ele não abre. Não dá mensagem de erro ou travamento, nada. Simplesmente não executa. Procurei na internet uma solução para esse problema e encontrei um tópico que me deu uma luz. Fui no prompt de comandos do windows (a versão do sistema operacional do meu computador é o windows 10) e apareceu o seguinte na tela

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.nio.file.FileSystemNotFoundException
        at com.sun.nio.zipfs.ZipFileSystemProvider.getFileSystem(ZipFileSystemProvider.java:171)
        at com.sun.nio.zipfs.ZipFileSystemProvider.getPath(ZipFileSystemProvider.java:157)
        at java.nio.file.Paths.get(Unknown Source)
        at pilar.Listas.LerArquivosAux(Listas.java:26)
        at pilar.Listas.CarregarClasses(Listas.java:44)
        at pilar.PilarMadeira$22.run(PilarMadeira.java:1663)
        at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(Unknown Source)
        at java.awt.EventQueue.dispatchEventImpl(Unknown Source)
        at java.awt.EventQueue.access$500(Unknown Source)
        at java.awt.EventQueue$3.run(Unknown Source)
        at java.awt.EventQueue$3.run(Unknown Source)
        at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
        at java.security.ProtectionDomain$JavaSecurityAccessImpl.doIntersectionPrivilege(Unknown Source)
        at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.run(Unknown Source)

Pelo que eu entendi o aplicativo não encontra o caminho dos arquivos de que eu falei. Eis o código do método que criei para fazer a leitura desses arquivos

private void LerArquivosAux(String caminho, ArrayList<Madeira> tipoMadeira) {
        try {
            Path path = Paths.get(getClass().getResource(caminho).toURI());
            try (BufferedReader lerArquivoAux = Files.newBufferedReader(path, StandardCharsets.UTF_8)) {
                String linha = lerArquivoAux.readLine();
                while (!linha.equals("")) {
                    String[] DadosClasse = linha.split(";");
                    Madeira classe = new Madeira(DadosClasse[0],
                            Double.parseDouble(DadosClasse[1]),
                            Double.parseDouble(DadosClasse[2]));
                    tipoMadeira.add(classe);
                    linha = lerArquivoAux.readLine();
                }
            } catch (IOException | NullPointerException e) {}
        } catch (URISyntaxException e1) {}
    }

E aqui onde ele é executado

public void CarregarClasses(){
        LerArquivosAux("/arquivosAux/classesConifera.txt", classesConifera);
        LerArquivosAux("/arquivosAux/classesDicotiledonea.txt", classesDicotiledonea);
        LerArquivosAux("/arquivosAux/dicotiledonea.txt", Dicotiledonea);
        LerArquivosAux("/arquivosAux/conifera.txt", Conifera);
    }

Aqui é o que está escrito num desses arquivos txt

Angelim araroba;50.5;12876
Angelim ferro;79.5;20827
Angelim pedra;59.8;12912
Cupiúba;54.4;13627

Alguém saberia me explicar o motivo do .jar não encontrar o path desses arquivos mas no NetBeans funcionar perfeitamente? Se poderia dar uma solução ou se eu estou fazendo algo de errado? (como disse acima sei apenas o básico de java)

A pasta com os arquivos auxiliares devem estar na mesma pasta onde está o .jar.
O Netbeans cria a pasta dist com o arquivo .jar nela.
Coloque a pasta “arquivosAux” no mesmo local e execute novamente.
Poderia utilizar um SQLite ou HSQLDB ao invés de arquivos texto para guardar os dados.

Já tentei isso e não deu certo, o prompt informa o mesmo erro. Vou dar uma olhada nesse SQLite.

Estranho.
Para auxiliar no SQLite https://github.com/pawelsalawa/sqlitestudio

Olá. Eu dei uma pesquisada sobre o SQLite, assisti umas video-aulas e tal. Fiz alguns testes e resolveu parcialmente o problema. O .jar só executa se os arquivos do banco de dados estiver na mesma pasta do .jar e eu queria que fosse já embutido no programa, sem eu precisar copiar os arquivos do banco de dados toda vez que eu mudar o .jar de pasta.

Normalmente não trabalho com banco de dados dentro do .jar.
Se o banco de dados sofrer alteração pelo usuário da ferramenta, como inserção e remoção de registros a ideia de “embutir” o banco de dados no .jar não vai dar certo.
Se o banco de dados não sofrer alterações, há no fórum exemplos de como compilar o seu código com as bibliotecas, que talvez sirva para “embutir” o banco de dados também.