Gostaria de saber como criar um executável *.exe, que eu possa enviar para qualquer pessoa, até mesmo uma que não tenha Java instalado na máquina, porque eu fiz um jogo e quis mandar para um amigo e ele não tinha java instalado e seria inapropriado guiá-lo para tal, devido à sua inexperiencia. Desde já agradeço.
Olá,
Existe ferramentas que incluem o JRE na aplicação, se eu não me engano o JBuilder faz… nunca usei… mas ouvi isso!
E esse é o único jeito!!!
Falow!
Há mais tempo, precisei de uma aplicação que o fizesse e não encontrei… O JBuilder realmente cria o executável pra windows (descobri depois), mas não seria multi-plataforma…
opa!
uma vez ouvi dizer q os .exe q o JBuilder faz precisa da JRE de qualquer jeito… pq na verdade é só um link pra aplicação .class q está incluido dentro do .exe
mas nao sei se é isso mesmo…
mas pra q o .exe se temos no java o .JAR! totalmente multiplataforma e funciona igual .exe! duplo-click e o programa abre!
flw!
abraços!
No meu caso, eu já precisei pra proteger o código… Usei ofuscadores, mas fica relativamente tranquilo fazer a “engenharia reversa” se você tem um conhecimento bom de java e tem algum tempo (hackers têm tempo até!).
O jar é um zip! É só você renomear ele pra zip que ele abre e exibe todos os .class q você tem!
[quote=“DanielBadawi”]opa!
uma vez ouvi dizer q os .exe q o JBuilder faz precisa da JRE de qualquer jeito… pq na verdade é só um link pra aplicação .class q está incluido dentro do .exe
mas nao sei se é isso mesmo…
mas pra q o .exe se temos no java o .JAR! totalmente multiplataforma e funciona igual .exe! duplo-click e o programa abre!
flw!
abraços![/quote]
Está certo ! Este .exe funciona como um .bat … codigo java sempre precisa pelo menos da JRE …
tb nao entendo pq criar um .exe …
É isso mesmo… mas eu criei um JAR, e quando fui abrí-lo no windows, nada de executar o jogo, ele abriu o Braszip! 8O Então é por isso que eu gostaria de criar um exe, para poder mandar para os meus amigos um jogo que eu criei, só que esses amigos não têm JAVA instalado e não adianta eu instruí-los a instalar porque eles não têm o conhecimento! Para quem quiser dar uma olhadinha no Jogo, ele está em
:arrow: www.lcc.ufrn.br/~karlisson
Obrigado a todos pela dica, vou baixar o JBuilder já, e se puderem, enviem algum link para download.
tipo, nesse caso basta vc configurar o braszip pra n abrir .jar… ou entaum vc pode executar pelo msdos (e criar um .bat pra facilitar isso)…
e qnto a criar .exe pra proteger o codigo, n se iluda pensando “exe eh impossivel de ver o codigo”, pode ateh ser mais dificil, mas existem descompiladores para os exe!!!
putz…ainda não entenderam a pergunta…eu fiz um jogo e eu quero que ele rode em qualquer máquina, independentemente se a máquina tenha “JAVA” instalado OU não! Isso é possível, porque os criadores de java não seriam idiotas ao ponto de não disponibilizarem a opção de criar um executável para rodar em máquinas que não tenham o pacote de java instalado! Será que vão poder me responder certo agora? Obrigado!
eae
bom cara como a linguagem JAVA é uma linguagem interpretada
vc precisa obrigatoriamente que a maquina quer for rodar
a sua aplicação tenha a maquina virtual java instalado se não
não tem conversa…
quanto a distribuição de sua aplicação com um JRE
eis o porem se o seu codigo de instalação é JAVA
e na maquina que for executar o mesmo
não vai acontecer nada, pois vc não tem uma JRE na maquina
na qual vc quer que o seu programa rode
obs.: existem implementação da JRE para cada SO conhecido e disponível
no mercado
e outra ipotese, caso vc fizesse em outra linguagem, que instalasse o JRE na maquina…
mesmo assim vc terá que codificar e compilar um instalador para cada Sistema Operacional…
espero ter ajudado em algo
[]'s
Erko Bridee
o ponto forte do JAVA é portabilidade , OU SEJA , programas que rodem em qualquer lugar !!! Quem propicia isso é o JRE , sem pelo menos ele NÂO TEM COMO VOCE MOSTRAR SEU JOGUINHO PARA SEUS AMIGOS.
Quanto ao pessoal do Java ser idiota , acho que vc esta meio equivocado ou não leu o suficiente sobre java.
Se o objetivo e ser portavel, criar uma coisa que so rode no windows é IDIOTISSE … não acha ?
Eu não entendi qual a dificuldade de instalar a JRE, é NNFR
Next, Next, Finish e Reboot.
Porque voce não da o link certinho ja da sun onde instala a JRE para seus amigos e faz o .jar para eles.
caro theflash,
pra dar uma breve solução pra seu problema podes fazer o seguinte:
Já vi um programa que convertia código java em C, só não me lembro onde tem, questão de pesquisar.
O problema é que vc nunca terá um executável portável como é o caso do jar, mas no máximo um código multi-plataforma, onde vc vai ter que compilar um executável para cada plataforma que vc quiser suportar.
Resumindo: O caminho que encontrei pra vc é esse: converter o código em de java em C com conversor e compilar um executável para cada plataforma.
Espero que eu tenha ajudado.
Quanto às vantagens de portabilidade do java com o jar por exemplo o pessoal já explicou assima…
Qualquer outra dúvida só postar.
Abraço,
Maicon
iai theflash!!
seguinte…
vc falo que quer rodar o jogo em qualquer maquina mesmo naum tendo a JVM instalada, certo? isso é impossivel, esquece!! rs
vc não citou no linux e pelo que vc disse duvido muito que seus amigos usem linux… rs
.exe só roda em ruwindows, .jar é muito melhor e mais leve… os executaveis .jar tem que ser criados certo senão a JVM não executa ele mesmo… ai vira um simples pacote.
uma solução seria criar um instalador que tenha o jogo e o jre junto, seus amiguinhos só precisam dá 2 clique, proximo, proximo…, terminar… rsrsrs :lol:
assim eles estariam instalando a JVM sem saber… rs
essa foi uma dica que um cara me deu aqui no forum, ele falo que existem programas que geram esse instalador.
ultimo caso: vai la na casa dos cara instala pra eles… rsrs
valeuzzzz!! t+
ps.: ai maicon_b, que breve solução hein… :lol: