Executavel

Como faço p/ criar um xecutavel com JAVA?
ou tipo algo que dando dois clicks rode minha aplicacao?

Criar um jar executável

vá neste link :

http://www.guj.com.br/busca

digite “criar executavel” na caixa de texto em baixo da palavra Fórum e clique em buscar

Eu tambem estou tendo essa dificuldade, na verdade, eu criei um arquivo .bat para rodar no windows e um .sh para rodar no linux, mas pra mim isso eh “podre”.

Não precisava ser um executavel, poderia ser um icone que chamasse direto a aplicação, sem ficar com uma janela preta de fundo (windows).

Algumas pessoas VAO POSTAR aki que isto (gerar exe) vai perder a portabilidade do programa, bom, não é isso que esta sendo discutido aki, isso já foi bem discutido em outros topicos.

Bom, eu não me iportaria de criar um arquivo binario para cada so que eu pretenda distribuir, afinal, devem ser uns 4 ou 5 no maximo, e outra, um simples arquivo .sh pode automatizar a geracao destes binarios, e ao mesmo tempo incluir a aplicacao PURA para rodar em outros SO.

Sei que programas como o NETBEANS por exemplo sao distribuidos assim, alias, basta descompactar e clicar no binario que ele roda.

EH ISSO QUE EU GOSTARIA DE SABER COMO SE FAZ. E NAO FICAR DISCUTINDO SE ISTO EH VIAVEL OU NAO.

[]'s a todos.

[quote=kemperacc]Eu tambem estou tendo essa dificuldade, na verdade, eu criei um arquivo .bat para rodar no windows e um .sh para rodar no linux, mas pra mim isso eh “podre”.

Não precisava ser um executavel, poderia ser um icone que chamasse direto a aplicação, sem ficar com uma janela preta de fundo (windows).

Algumas pessoas VAO POSTAR aki que isto (gerar exe) vai perder a portabilidade do programa, bom, não é isso que esta sendo discutido aki, isso já foi bem discutido em outros topicos.

Bom, eu não me iportaria de criar um arquivo binario para cada so que eu pretenda distribuir, afinal, devem ser uns 4 ou 5 no maximo, e outra, um simples arquivo .sh pode automatizar a geracao destes binarios, e ao mesmo tempo incluir a aplicacao PURA para rodar em outros SO.

Sei que programas como o NETBEANS por exemplo sao distribuidos assim, alias, basta descompactar e clicar no binario que ele roda.

EH ISSO QUE EU GOSTARIA DE SABER COMO SE FAZ. E NAO FICAR DISCUTINDO SE ISTO EH VIAVEL OU NAO.

[]'s a todos.[/quote]

Obrigado Cara…
eh bem por ai mesmo…gostaria naum de fazer a busca pois ja fiz porem nao ficou claro …
gostaria de saber como fazer o executavel e como fazer u jar…no caso sem fikar u prompt(windows) de fundo…vale resaltar que estamos atras do procedimento, correto?
Agradeço desde de ja…e tamu junto

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.42.1.guj
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=7

bravox

Olá

[quote=kemperacc]linux, mas pra mim isso eh “podre”.

Não precisava ser um executavel, poderia ser um icone que chamasse direto a aplicação, sem ficar com uma janela preta de fundo (windows).
[/quote]

  1. Use javaw se não gostar da janela preta

  2. Use Clipper, VB, Delphi se não gostar do modo de trabalhar do Java

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

[quote=kemperacc]linux, mas pra mim isso eh “podre”.

Não precisava ser um executavel, poderia ser um icone que chamasse direto a aplicação, sem ficar com uma janela preta de fundo (windows).
[/quote]

  1. Use javaw se não gostar da janela preta

  2. Use Clipper, VB, Delphi se não gostar do modo de trabalhar do Java

[]s
Luca[/quote]

E como faço p/ tranformar minha aplicação em EXE?
por favor se alguem puder me ajudar agradeço

Tipo assim.
Eu acho que o que você quer, é o seguinte:
Suponhamos q vc fez uma calculadora em java. Você quer criar um iconezinho, bonitinho, que o usuário clica duas vezes e funciona no Windows, certo? Sem ter q dar o comando para chamar o interpretador:

Java minhacalculadora.class.

Pra fazer isso é facil.

Abra o Notepad. Digite esse texto nele:

java NomeDoPrograma.class (Obvio que você troca o nome do programa pelo nome do seu arquivo.class).

Salva ele, escolhe a opção “todos os arquivos” e coloca como MeuPrograma.bat

Qdo vc clicar duas vezes nesse documento, ele abre o console do windows e roda o interpretador java e seu programa aparece na tela COMO SE FOSSE UM EXECUTÁVEL.

Ah, tem como fazer .exe não?

Tem. Mas dai vc tem q embutir a JRE (O interpretador) na sua aplicação. Fica pesado, perde a portabilidade (afinal virou .exe e vai funcionar na plataforma do .exe, ou seja, Windows).

Java é popular por ser portável. Se souber como trabalhar, ninguem liga se ta em Linux, MacOsX ou Windows; A graça é a frase: Compilar uma vez, rodar em TODO lugar. Mas pra ser portável é interpretado, e só roda com ajuda do Interpretador (no caso a aplicação Java, imbutida na JRE em si.)

Pra windows e por questão de fazer o usuário rodar a aplicação mais facilmente, temos esse “atalho”, que é o arquivo .bat, que apenas chama o interpretador sem o usuário ter q digitar.

Creio que resolve o seu problema… sem tirar nenhuma funcionalidade do seu programa.

Um abraço, Qualquer duvida fala ae ^^

[quote=DouglasVargaS]Tipo assim.
Eu acho que o que você quer, é o seguinte:
Suponhamos q vc fez uma calculadora em java. Você quer criar um iconezinho, bonitinho, que o usuário clica duas vezes e funciona no Windows, certo? Sem ter q dar o comando para chamar o interpretador:

Java minhacalculadora.class.

Pra fazer isso é facil.

Abra o Notepad. Digite esse texto nele:

java NomeDoPrograma.class (Obvio que você troca o nome do programa pelo nome do seu arquivo.class).

Salva ele, escolhe a opção “todos os arquivos” e coloca como MeuPrograma.bat

Qdo vc clicar duas vezes nesse documento, ele abre o console do windows e roda o interpretador java e seu programa aparece na tela COMO SE FOSSE UM EXECUTÁVEL.

Ah, tem como fazer .exe não?

Tem. Mas dai vc tem q embutir a JRE (O interpretador) na sua aplicação. Fica pesado, perde a portabilidade (afinal virou .exe e vai funcionar na plataforma do .exe, ou seja, Windows).

Java é popular por ser portável. Se souber como trabalhar, ninguem liga se ta em Linux, MacOsX ou Windows; A graça é a frase: Compilar uma vez, rodar em TODO lugar. Mas pra ser portável é interpretado, e só roda com ajuda do Interpretador (no caso a aplicação Java, imbutida na JRE em si.)

Pra windows e por questão de fazer o usuário rodar a aplicação mais facilmente, temos esse “atalho”, que é o arquivo .bat, que apenas chama o interpretador sem o usuário ter q digitar.

Creio que resolve o seu problema… sem tirar nenhuma funcionalidade do seu programa.

Um abraço, Qualquer duvida fala ae ^^[/quote]
Nossa Tirou todas as minha duvidas…muito obrigada viu?
vlw
abraços

Disponha :slight_smile:
Qualquer coisa é soh falar ^^

Desculpe mas como eu faço esse arquivo .bat? Esse arquivo deixa meu programa em java usar banco de dados?