Exemplo de checkbox com ajax em iteração <c:forEach> ? JSF e richfaces

Pessoal, estou tendo dificuldades em dentro de uma iteração, colocar um checkbox para funcionar com ajax, não sei nem por onde eu começo, eu queria algo assim, quando eu clicasse no checkbox, seria chamado um metodo para que incluisse o cara da iteração daquele momento no banco ou alguma coisa do tipo, e o checkbox, claro, ficaria checado.

só consegui fazer algo do tipo quando estou numa tela de consulta de algum registro especifico pelo id, ai como tenho o objeto todo na tela eu mapeio para algum objeto do meu managed bean, tipo:

dentro de meu pessoaPesquisaMB, tenho meu DTO PessoaModel, e no meu JSP faço algo do tipo:

&lt;t:inputText id="malote" forceId="true" maxlength="6" value="#{pessoaPesquisaMB.pessoa.id}" required="true" rendered="true"&gt; &lt;a4j:support event="onblur" immediate="false" actionListener="#{pessoaPesquisaMB.obterPessoa}" reRender="nome, matricula, telefone, setor" /&gt; &lt;/t:inputText&gt;

pronto, e em meu managed Bean tenho este metodo:

[code]public void obterPessoa(ActionEvent event) {

try {

if (this.getPessoa().getId() != null) {
		this.setPessoa(new PessoaFacade().obter(this.getPessoa()));
	}

} catch (IndadosAplicacaoException e) {

// tratamento de erro

}

}[/code]

mas faço isso em uma tela de pesquisa e tenho um objeto no managed bean para mapear, e no caso de uma iteração e que dentro dessa iteração tem um checkbox, como procedo para que no click do checkbox eu passe o id do objeto iterado de alguma forma ???

no meu managed Bean tenho isso:

Não será muito diferente do teu primeiro código acima. Basta você executar uma chamada AJAX no evento onclick do teu checkbox.

certo, mas como meu método saberá que estou lidando om aquele objeto naquela iteração, no meu caso faria dentro da iteração, este código acima eu faço em um local que não tem iteração.é uma pesquisa em uma tela, mas na iteração é uma listagem. na verdade é dentro de um <c:forEach e nao dentro de um c:if como coloquei anteriormente no título do post.>

Evite o componente c:forEach para renderizar componentes visuais, esta não é a finalidade dele com Jsf. Procure sobre os componentes h:dataTable ou h:selectManyCheckbox.

Abraços e boa sorte.

neste caso não dá, preciso iterar a lista de objetos inteira, nao posso usar datatable porque não é uma tabela, e não posso utilizar selectManyCheckbox porque não vou exibir somente checkbox, tem muita coisa no meio.