Exemplo de Jpa no Netbeans

Srs. estou aprendendo a usar o Hibernate no Netbeans e no jeitao (antigo) SQL, na unha dah tando tudo certo, mas quando uso o JPA no Netbeans a coisa tah complicando, principalmente em como gerar as consultas para recuperação de dados do banco de dados (postgres) em um formulario, se essa API (JPA) facilita as coisas, porque eu toh tao perdido???

gerar as consultas ?

ja pensou em usar criteria ? do hiberante… fica bem melhor de fazer consultas complexa…

mais especifique, qual exatamente esta sendo sua dificuldade em gerar as consultas no Hibernate + Netbeans ?

e qualquer coisa, da uma olhada aqui nesse post => http://www.guj.com.br/posts/list/121687.java#658423

[quote=Lavieri]gerar as consultas ?

ja pensou em usar criteria ? do hiberante… fica bem melhor de fazer consultas complexa…

mais especifique, qual exatamente esta sendo sua dificuldade em gerar as consultas no Hibernate + Netbeans ?

e qualquer coisa, da uma olhada aqui nesse post => http://www.guj.com.br/posts/list/121687.java#658423[/quote]

Obrigado, mas eu toh perdidao com a seguinte situação ateh que consigo gerar a lista pelo Criteria, mas na unha eu consigo mover pelos registros onde movo pra frente e pras tras, jah na lista com o Jpa/Hibernate tah dando erro, não consigo mover entre os registros, e pior não tenho a menor ideia de como fazer isso.

O que vc chama de mover entre os registros ?? o que vc ker fazer exatamente ??

Lavieri, me desculpe eh que estou acostumado com ferramentas RAD, o que quero dizer eh o seguinte, em uma tabela por exemplo de estados, quero no formulario navegar pelos registros da tabela pra frente e pra tras, como ja disse com resultset eu consigo fazer isso, criando uma lista por exemplo no criteria não consigo mover nessa danada dessa lista. Obrigado.

Quando vc faz uma consulta no hibernate, ele vai te retornar uma lista de objetos… uma lista é um objeto java… e a lista tem varios métodos que te dão liberdade de navegar entre os dados por exemplo

pronto agora em pessoas vc tem a lista com todas as pessoas, para navegar basta fazer

for(Pessoa pessoa : pessoas) { System.out.println(pessoa.getNome()); //ele vai passar aqui para cada pessoa do meu banco de dados }

se eu quiser saber quantas pessoas tem

para pegar a 15 pessoa do registro

como vc esta fazendo ? mostra seu código e sua dificuldade