Exemplo em jsp

Alguem tem um exemplo básico de aplicação feita em jsp pra eu poder ver se o meu tomcat esta instalado corretamente, e um tutorial bem básico de como fazer rodar essa aplicação?
Desde já muito obrigado!!! Estou no aguardo!

DEUS SEJA LOUVADO!

Eu fiz dois arquivos aqui para te ajudar.
O primeiro é um arquivo HTML que envia dados para uma pagina JSP atraves de um formulario HTML comum.

O outro arquivo é uma página JSP que recebe esses dados enviados pelo formulario e mostra na tela o que foi digitado. Bem simples, fácil de entender. Para usar é só você colocar no diretorio referente ao context path criado por você no tomcat.
segue abaixo os codigos. É só copiar, colar e salvar. :slight_smile:

---- ARQUIVO 1 ----

NOME DO ARQUIVO: FORMULARIO.HTML

<html>
<head><title>JSP Page</title></head>
<body>
<form action='Formulario.jsp' method='get'>
Nome:<input name='enome'><br>
Ramal:<input name='eramal'><br>
<input type=submit value='Enviar'>
</form>
</body>
</html>

---- FIM DO ARQUIVO 1 ----

---- ARQUIVO 2 ----

NOME DO ARQUIVO: FORMULARIO.JSP

<%@page contentType="text/html"%>
<html>
<head><title>JSP Page</title></head>
<body>
Nome:<br>
<%=request.getParameter("enome")%><br><br><br>
Ramal:<br>
<%=request.getParameter("eramal")%>
</body>
</html>

---- FIM DO ARQUIVO 2 ----

Espero ter ajudado.

Viu Adler eu não criei nenhum context path, eu simplesmente instalei o TOMCAT e só, não configurei nada, acho que não precisou, pelo menos com o exemplo da servlet do tutorial aqui do guj rodou legal, agora eu quero testar em jsp, obrigado pelo exemplo que vc fez, só tem um probleminha, eu não sei o que é esse context path que vc disse e nem como configura-lo e outra, em que diretórios ou diretório eu devo jogar os exemplos pra que eles rodem corretamente, desculpa pela ignorância, é que eu to começando agora com jsp e simplesmente não sei nada sobre.

DEUS SEJA LOUVADO!

Desculpe a demora Luiz, mas é que só agora que tive um tempinho para responder…

Para criar um context path vc deve editar um arquivo que se chama server.xml e se encontra dentro do diretorio conf dentro diretorio onde está instalado o tomcat e procurar por um bloco de texto parecido com esse:
[list]
<!-- Tomcat Manager Context -->
<Context path="/manager" docBase=“manager”
debug=“0” privileged=“true”/>
[/list]

E deverá copiar (Ctrl+C) e colar (Ctrl+V) e modificar os seguintes valores:

Context path: O nome da sua aplicação, por ex. TreinoJSP
docBase: o diretorio onde se encontra as paginas .JSP ex: C:MeusJSPs

e depois acessa essas páginas no seu navegador com o url: http://localhost:8080/TreinoJSP

É isso… aí voce coloca aqueles arquivos que eu te passei a uns dias atras dentro deste diretorio no docBase.

É isso… qualquer coisa manda aí
:slight_smile:

[quote=Adler Medrado]DEUS SEJA LOUVADO!

Desculpe a demora Luiz, mas é que só agora que tive um tempinho para responder…

Para criar um context path vc deve editar um arquivo que se chama server.xml e se encontra dentro do diretorio conf dentro diretorio onde está instalado o tomcat e procurar por um bloco de texto parecido com esse:
[list]
<!-- Tomcat Manager Context -->
<Context path="/manager" docBase=“manager”
debug=“0” privileged=“true”/>
[/list]

Context path: O nome da sua aplicação, por ex. TreinoJSP
docBase: o diretorio onde se encontra as paginas .JSP ex: C:MeusJSPs

e depois acessa essas páginas no seu navegador com o url: http://localhost:8080/TreinoJSP
:)[/quote]

Eu adicionei o código no server.xml como você citou, informando um nome e o diretório, mas
acho que nem precisou disso, pois eu mudei o diretório sem mexer no xml e continuou a funcionar
normalmente.

JSP

veja ai!

Obrigado pela dica.

Já estou dando uma olhada.

[]s

Este arquivo .jsp e .html foi criado no mesmo diretório?