Exemplo JTAPI

11 respostas
Pedrosa

Galera blz, alguém já utilizou a biblioteca de telefonia JTAPI?, preciso de um exemplo para fazer uma ligação, transferir e desligar, já procurei no site da sun, mas os exemplos não funcionam, o que preciso ter em meu ambiente para testar esse tipo de aplicação?

11 Respostas

fcmartins

Você precisa ter algum equipamento compatível e que forneça um driver JTAPI.

A JTAPI é direcionada ao uso de equipamentos profissionais de telecomunicações/telefonia, não de fax-modem comuns. Se você quer interagir com um fax-modem, você terá de usar JavaComm, JNI + TAPI ou JNI + comandos AT do modem.

Pedrosa

Então é esse meu caso, o vou interagir com um cti Avaya e outros, aqui temos vários, eu tenho simuladores dos mesmos, será que é possivel testar?, vc já desenvolveu algo com JTAPI?

fcmartins

Não, no meu caso eu queria interagir com o modem e acabei aprendendo que a JTAPI não é p/ isso.

Dá uma pesquisada nos grupos do Google, tem umas discussões boas sobre JTAPI.

Pedrosa

Terei que desenvolver um softfone, será que JTAPI é a única solução?

fcmartins

Não é a única, mas é a mais cômoda. Uma alternativa é usar TAPI que é mais difundida, mas é chata de usar e integrar com Java.

Dê uma olhada na lista de JTAPI também: Discussion list for Java Telephony API

Pedrosa

Estive conversando com um amigo meu que trabalha em Call Center, e me disse que eu consegueria montar esse discador com Sockets, galera alguém já desenvolveu algum discador em java e poderia me aconselhar?

Pedrosa

thingol, o que vc sugere?, uma vez vi aqui no forum que vc participou de um projeto desse tipo.

fcmartins

Você disse que quer fazer um softfone, imagino que você está querendo fazer um sistema de VOIP integrado ao sistema telefônico, com PBX.

Se for esse o caso, você terá que usar os drivers e a documentação do seu PBX p/ saber como interagir com ele. Basicamente você vai precisar:

[list]capturar a ligação e o som[/list]
[list]compactar o som[/list]
[list]transmitir ele pela rede (aqui entram os sockets, que são uma opção)[/list]
[list]descompactar e transmitir o som[/list]

Se for isso mesmo, você vai usar várias tecnologias: Java Sound, Sockets ou RMI, JMF, JTAPI/TAPI, etc.

Pedrosa

Alguém tem uma opinião ou sugestão?

fidelis_felipe

E ae, to na busca pela melhor solução pra isso tbm, telefone+java… alguem conseguiu algum resultado eficiente?

N

Como vocês conseguiram fazer? Utilizando o que?

Estou com este requisito na minha mesa e não sei como implementar.

Valeu

Criado 28 de março de 2006
Ultima resposta 7 de abr. de 2011
Respostas 11
Participantes 4