Bom…estou começando a estudar JSF e consequentemente aplicações MVC mas estou com dificuldades em implementar pois me falta alguns exemplos. A ideia principal eu entendi mas não estou conseguindo colocar pra funcionar.
Se alguem puder me dar alguma dica…um exemplo ou ajuda para que eu possa compreender melhor as aplicações utilizando JSF e sem framework de persistencia (com SQL msm) soh pra mim começar mais do básico. Bom é isso…espero que vocês possam me ajudar!
Obrigado pelo exemplo…foi bastante util!! Mas ainda tenho algumas perguntinhas…heheheh!!
Caso eu tenha um sistema que possua uma parte de cadastro, consultas e alterações por exemplo, essa classe “Controller” seria responsável pelas ações(actions) e ao mesmo tempo responsável pela Regra de Negócio(RN)?? Se sim como faço isso na mesma classe? se não como separo essas classes?
Na classe “Controller” eu sempre tenho q passar um objeto ao invés de seus atributos?
E ao utilizar banco de dados eu criaria um objeto para conexão dentro da classe de controle??
Hehhe…sei que são muitas perguntas mas é que ainda possuo essas dúvidas que estão me confundindo bastante!!
peerless
Oi.
Assim, ó: MVC não são nossos layers, e sim um padrão de como eles devem se comunicar!
Sabemos que no padrão MVC, a view chama o controller que modifica o model, este por sua vez atualiza a view. Temos um desacoplamento, o que é bom! A camada de negocios que você diz, depende e varia. Você poderá utilizar o conceito de ter seu negocio dentro dos seus beans. ou ter um quarto layer no jogo.
rafdutra
Beleza…
quer dizer que, independente da minha aplicação usar um framework para view ou persistencia ou o jeito que eu programar as minhas camadas, se eu tiver a camada view para apresentação que chama o controller que por sua vez alterar o model eu terei uma aplicação MVC? eh isso?