Exemplos de Mensagens

12 respostas
RiQuInHo_

Galera sabem me informar onde posso encontrar mensagens de confirmação para meu projeto…

ex: Salvo com sucesso,cadastro exluido entre outras…

estou usando JSF

eu vi alguns exemplos do PRIMEFACES mas não gostei muito, por isso queria saber se tem outras forma de mensagens

12 Respostas

Hebert_Coelho

Vc pode exibir mensagem pelo h:messages. Coloca a mensagem assim dentro do MB: FacesContext context = getContext(); context.addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_INFO, message, message));

RiQuInHo_

agradeço , te tiverem mais dicas

A

Depende de como você está querendo mostrar essa mensagem, você quer mostrar ela de que forma?
Se você estiver utilizando o primefaces, com o código que o jakefrog te passou você pode lançar em 2 componentes:

Growl ou Messages

Se você quiser trabalhar com outro tipo de mensagem, tu terá que utilizar algum retorno do teu backingbean e então lançar na tua view, por exemplo, com o jQuery tu consegue obter bons resultados de acordo com o retorno da tua classe, porque, claro, tu vai fazer tudo no dedo do jeito que gostaria :smiley:

RiQuInHo_

então no projeto estou usando o PrimeFaces queria mudar um pouco a caracteristica das mensagens,algo diferente.

esse Growl como seria , pois n to com acesso a net no serviços se mandar um exemplo para usar agradeço cara.

A

O Growl é que nem o messages do primefaces. Vou postar mandar uma foto pra tu ver tb e o código do primefaces:

/*** Código ertirado do exemplo do primefaces ***/

<h:form>  

<p:growl id="growl" showDetail="true" sticky="true" />  

<p:panel header="Growl">  
        <h:panelGrid columns="2">  
            <h:outputText value="Your Name: *" />   
            <p:inputText value="#{growlBean.text}" required="true" label="Name"/>  
        </h:panelGrid>  

<p:commandButton value="Save" actionListener="#{growlBean.save}" update="growl"/>  
    </p:panel>  

</h:form>

GrowlBean

package org.primefaces.examples.view;  

import javax.faces.application.FacesMessage;  
import javax.faces.context.FacesContext;  
import javax.faces.event.ActionEvent;  

public class GrowlBean {  

private String text;  

public String getText() {  
        return text;  
    }  
    public void setText(String text) {  
        this.text = text;  
    }  

public void save(ActionEvent actionEvent) {  
        FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();  

context.addMessage(null, new FacesMessage("Successful", "Hello " + text));  
        context.addMessage(null, new FacesMessage("Second Message", "Additional Info Here..."));  
    }  
}

RiQuInHo_

Então usei esse growl tem como controlar seu local onde ira aparecer as mensagens ou não dá para fazer isto é padrão do growl?

A

Aqui ta a documentação dele pra ficar mais claro.

RiQuInHo_

percebi é só usar o

.ui-growl { left:20px; }

RiQuInHo_

Cara , agora vem uma pergunta meus textos estão vindo com encoding dos textos zuados,
tem algum comando que eu possa colocar para sempre ficar UTF-8 , do que ficar toda hora em Propriedades e mudando sempre para o UTF-8 pois o padrão que vem é cp-152

A

como está tua página? posta ela aí (O cabeçalho)

RiQuInHo_

opa consegui resolver aquele problema usei dessa forma encoding="UTF-8"?>

seguinte, quando eu valido umas mensagens de erros queria que ficasse em vermelho e quando salvo com sucesso em azul....
antes fazia dessa forma usando o message agora n entendi como fazer usando o growl.

<h:panelGroup>
							<h:outputLabel value="Assunto:" styleClass="label-cadastro" />
							<h:outputLabel value="*" styleClass="mensagem_alerta" />
						</h:panelGroup>

<p:selectOneMenu value="#{cadastroSugestaoBean.sugestao.assunto}"
							styleClass="campo-pesquisa-grande" required="true"
							requiredMessage="Campo assunto é obrigatório" id="assunto">
							<f:selectItem itemLabel="" itemValue="" />
							<f:selectItems value="#{listaBean.listaAssunto}" />
						</p:selectOneMenu>

Mensagem:

<h:panelGroup>