Exemplos de programa

Pessoal, sou iniciante do vindo de 8 anos programando em delphi e vou mudar de liguagem e estou querendo fazer uma aplicação com menus e várias telas, mas não sei nem por onde comecar estou usando o netbans 4.1 Vocês por acaso conhecem algum programa como exemplo e que eu possa ter acesso ao código fonte, que tenham Menus, várias telas, acesso a banco e relatórios.

não quero ser pessimista, mas depois de 8 anos programando em delphi querer trocar para Java usando Swing não vai ser fácil…

Sugiro que antes de olhar qq código em Java, leia algum material sobre o funcionamento e a estrutura do Swing, senão vc não vai entender porcaria nenhuma e vai achar tudo uma confusão.
Depois disto estude aprofundadamente os Layout Managers e alguns padrões de desenvolvimento Swing.
Se depois disso tudo vc não ficar maluco e com vontade de acabar com o cara q inventou o GridBagLayout :lol: vc pode começar a programar ‘profissionalmente’ com Swing.

Pra ti não achar q eu só piorei a situação aki vai dois links pra começar:

Swing Features and Concepts (muito importante ler isso antes)
Getting Started with Swing

obrigado pelo apoio rsss

o que vc me aconselha?

vc sabe onde acho esta documentação?

o java tbm não server pra este tipo de Programação e so Web?

aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii são tantas duvidas.

Forte Abraço

:grin: vc não tem nada em portugues não. o meu curso de ingles esta so no começo

O Java serve para esse tipo de programação (Desktop), sim. E pra celulares também.

Eu não conheço muito de artigos/tutoriais, mas se quiser livro em português, tem o Java - Como Programar 6ª edição. Acho que é o mais indicado para iniciantes. :slight_smile:

1ª dica: se você não tem conhecimento em Orientação a objetos, esquece o Java

2ª dica: se você não tem nenhum conhecimento de Java, esquece o Netbeans

3ª dica: se você não tem conhecimento dos fundamentos da linguagem Java esquece o Swing

É meio pessimista isso aí em cima, mas é verdade, aprenda OO bem primeiro, em Delphi isso fica meio obscuro, depois aprenda os fundamentos da linguagem, como tudo funciona, etc… e depois passe para o swing, etc… quanto ao netbeans, ele faz muita coisa pra você e vai te atrapalhar muito no aprendizado, prefira algo como o bloco de notas, ou se não quiser sofrer tanto use o jEdit

Download JEdit

procure um bom livro tambem que te ajuda bastante…

http://www.mhavila.com/link/prog/java/java-book.html

depois que já tiver os conhecimentos basicos pegue um bom IDE e mão na massa…

Se vc procurar por Java GUI Builder (existem vários) pode encontrar ferramentas que podem facilitar a montagem de telas simples.

Se vc não quer perder tempo com telas é interessante, entretanto para vc sair das limitações do código gerado será um parto.

infelizmente no Java qm não sabe inglês pasta muito… muito mesmo… todas as documentações são em inglês e a maioria das traduções de livros/documentação feitas pra portugues deixam mto a desejar

a sugestão do livro dos irmãos Deitel é uma boa pra qm tah começando mesmo… (só 1200 paginas)