Estava estudando OO, e o autor do livro que lia citou como exemplo de Herança Múltipla uma classe Animal, da qual eram derivadas duas sub-classes (Ave e Mamífero) e dessas duas, uma outra classe (Ornitorrinco) era derivada.
Gostaria de pedir a cada um que me desse outros exemplos práticos de Herança Múltipla, para enriquecer meus estudos.
Olá amigo,
o Java não trabalha exatamente com herança múltipla. O que ele faz, com efeito similar, é fazer uso(implemetar) de interfaces, pois uma classe só pode herdar de uma única superclasse, contudo uma classe pode implementar várias interfaces. Dê uma pesquisada nos artigos e no fórum sobre esse assunto. Segue abaixo um exemplo simples do uso de interfaces.
publicclassOrnitorrincoextendsAnimalimplementsMamifero,Ave{publicOrnitorrinco(Stringnome){super(nome);}publicvoidvoar(){System.out.println("Estou voando!");}publicvoidmover(){System.out.println("Estou me movendo");}publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Ornitorrincoo=newOrnitorrinco("Ornitorrinco");o.voar();o.mover();}}
:wink:
[size="11"][color="red"]* Editado: Lembre-se de utilizar BBCode em seus códigos - Cassolato[/color][/size] :joia:
A
apossebomPJ
Olá.
Nossa, esses exemplos me lembra do livro “Use a Cabeça Java” !!! Muito bom estudar por ele heim.
Bom, outro exemplo simples seria uma classe que herda de um JFrame e implementa interfaces Listener (ActionListener, MouseListener, etc)
Na minha opnião, as interfaces são úteis para a aplicação de polimorfismo, mas falar que ela faz com que java implemente herança multipla eu não consigo concordar. Só se for herança de tipos (auxiliando assim o polimorfismo) e herança de variáveis static final, para as subclasses da(s) interface(s).