Exemplos práticos de Herança Múltipla

3 respostas
P

Olá a todos.

Estava estudando OO, e o autor do livro que lia citou como exemplo de Herança Múltipla uma classe Animal, da qual eram derivadas duas sub-classes (Ave e Mamífero) e dessas duas, uma outra classe (Ornitorrinco) era derivada.

Gostaria de pedir a cada um que me desse outros exemplos práticos de Herança Múltipla, para enriquecer meus estudos.

Aquele abraço,

Paulo Cassiano.

3 Respostas

J
Olá amigo, o Java não trabalha exatamente com herança múltipla. O que ele faz, com efeito similar, é fazer uso(implemetar) de interfaces, pois uma classe só pode herdar de uma única superclasse, contudo uma classe pode implementar várias interfaces. Dê uma pesquisada nos artigos e no fórum sobre esse assunto. Segue abaixo um exemplo simples do uso de interfaces.
interface Mamifero
{
	public void mover();

}
interface Ave
{
	public void voar();
}
class Animal
{
	public Animal(String nome)
	{
		System.out.println(nome);
	}
}
public class Ornitorrinco extends Animal implements Mamifero,Ave
{
	public Ornitorrinco(String nome)
	{
		super(nome);
	}
	public void voar()
	{
		System.out.println("Estou voando!");
	}
	public void mover()
	{
		System.out.println("Estou me movendo");
	}
	public static void main(String args[])
	{
		Ornitorrinco o=new Ornitorrinco("Ornitorrinco");
		o.voar();
		o.mover();

}
}
:wink: [size="11"][color="red"]* Editado: Lembre-se de utilizar BBCode em seus códigos - Cassolato[/color][/size] :joia:
A

Olá.
Nossa, esses exemplos me lembra do livro “Use a Cabeça Java” !!! Muito bom estudar por ele heim.

Bom, outro exemplo simples seria uma classe que herda de um JFrame e implementa interfaces Listener (ActionListener, MouseListener, etc)

public class MinhaJanela extends JFrame implements ActionListener, MouseListener{

public MinhaJanela(){

//trata dos dados da JFrame

}

public void actionPerformed(){

//trata dos eventos como o clique em um botão

}

}

acho q é isso !

F

Na minha opnião, as interfaces são úteis para a aplicação de polimorfismo, mas falar que ela faz com que java implemente herança multipla eu não consigo concordar. Só se for herança de tipos (auxiliando assim o polimorfismo) e herança de variáveis static final, para as subclasses da(s) interface(s).

Criado 2 de outubro de 2006
Ultima resposta 27 de jan. de 2007
Respostas 3
Participantes 4